Google tira do ar três serviços

Do O Globo

Google encerra mais três serviços e reduz a quantidade de blogs

Na sequência do encerramento de mais de 50 produtos, um dos alvos agora é o Listen

RIO – A Google anunciou que vai tirar do ar três serviços: Google Listen, Google Apps for Teams e Google Video for Business (ambos voltados para grupos e empresas). Em comunicado, a gigante da internet informou que, também em breve, blogs oficiais que não são atualizados com frequência ou são redundantes também serão fechados.

A estratégia de “limpeza” começou no ano passado, quando a empresa anunciou que estava encerrando as atividades do Google Labs (site para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estavam sendo desenvolvidos pela empresa) para focar “no que há de mais importante”. Em 2011, mais de 50 produtos com pouca audiência saíram de cena.

O Google Listen, aplicativo para Android lançado pelo Labs em agosto de 2009, é o mais popular entre eles. Segundo a companhia, o suporte ao Listen — que busca e administra podcasts (arquivos de áudio) — será interrompido a partir de 1º de novembro.

“Com a Google Play, as pessoas agora têm acesso a uma ampla variedade de aplicativos para podcasts”, justificou Max Ibel, diretor de Engenharia da Google, em comunicado.

Só os canais mais populares

Quem já tem o aplicativo instalado ainda pode usá-lo, mas depois de 1º de novembro a busca por novos podcasts não funcionará mais. Os usuários poderão optar por exportar seus podcats para o Google Reader, que organiza as assinaturas de canais em pastas.

Outros dois serviços, Google Apps for Teams e o Google Video for Business, são focados no setor corporativo: ambos serão migrados para contas pessoais do Google Apps e os arquivos para o Drive (nuvem da Google) gratuitamente, sem limite de armazenamento.

Sobre os blogs oficiais, a Google informou que mantém mais de 150 blogs e outros canais de comunicação atualmente. Para a companhia, o fechamento de alguns deles não é visto de forma negativa.

“Isso não significa que estaremos compartilhando menos informações, apenas vamos usar nossos canais mais populares”, disse Ibel.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador