Grupos pedem a Microsoft dados sobre privacidade de usuários

Comentário ao post “Richard Stallman estava certo o tempo todo

Do IDGnow!

Grupos de defesa levantam questões sobre privacidade no Skype

Grupos criticaram o software e a Microsoft por revelarem detalhes de acesso a terceiros, como governos e outras organizações

A Microsoft deve liberar informações sobre a quantidade de dados do usuário que a empresa revela a terceiros – incluindo agências governamentais, disseram à empresa diversas organizações e indivíduos, em uma carta aberta aos funcionários.

Os grupos, incluindo a Electronic Frontier Foundation, Repórteres Sem Fronteiras e GreatFire.org, solicitaram à Microsoft e à Skype que também divulgassem informações sobre se as chamadas podem ser interceptadas por terceiros e explicar sua posição em cumprimento com as leis de escuta dos EUA. Quarenta e cinco grupos e mais de 60 pessoas assinaram a carta aos funcionários da Microsoft.

O documento pedia também que a Microsoft e a Skype divulgassem a relação do software com o provedor móvel chinês TOM Online e outros terceiros licenciados à tecnologia Skype.

Com cerca de 600 milhões de usuários, o Skype é efetivamente um dos maiores provedores de telecomunicações em todo o mundo, observou a carta.

“Muitos de seus usuários confiam no serviço para comunicações seguras – sendo eles ativistas que operam em países governados por regimes autoritários, jornalistas de comunicação com fontes sigilosas, ou mesmo usuários que desejam conversar em particular com parceiros de negócios, família ou amigos”, diz a carta.

Usuários do serviço de telefonia online “trabalham em face de declarações persistentemente pouco claras e confusas sobre o sigilo das conversas do Skype”, incluindo o acesso de órgãos do governo, diz a carta.

Outras empresas online, como Google e Twitter, divulgam relatórios regulares detalhando pedidos de dados do usuário por terceiros, observou a carta.

Segundo um porta-voz da Skype, eles estão analisando o documento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome