Joomla – uma ferramenta para internet colaborativa

JOOMLA é uma ferramenta poderosa para criação de páginas de internet complexas, como portais, com diversas ferramentas anexas, como organizadores de conteúdo, tradutores, bancos de dados, agendas, calendários, fóruns de discussão, dentre muitas outras, e tudo com controle de conteúdo, de acesso e possibilidade de fazer tudo isso de modo COLABORATIVO, um conceito que ganha cada vez mais espaço na internet. Se enquadra dentro do conceito de CMS (Content Manager System, Sistema de Gestão de Conteúdo), ou seja, é como um software online que permite a produção de conteúdos por diversos usuários e sua gestão por outros. É como uma redação de jornal “pendurada” na internet, com acesso de qualquer lugar através de senhas com poderes e funções diferentes para distintos usuários. Cada um faz sua parte.

O futuro parece seguir o caminho da internet colaborativa. Cada vez mais as melhores ferramentas são open source e em volta de boas idéias se agrupam outros tantos colaboradores. O Joomla funciona assim. Os criadores elaboram o kernel do sistema e publicam em seu website, www.joomla.com, para que os colaboradores baixem e testem, ou tentem criar novas soluções. Qualquer um pode colaborar no projeto e em qualquer etapa da produção. Cada nova versão é testada PUBLICAMENTE, beta1, beta2, beta3, e qualquer um pode baixar e testar. Uma vez que a comunidade Joomla dê os trâmites por findos, a versão “estável”, como se chama, é disponibilizada gratuitamente no mesmo site e pode ser baixada e instalada em algum servidor. É aí que entra a segunda etapa da colaboração: diversas ferramentas (plugins e módulos) são desenvolvimentas para o sistema Joomla, como agendas, ferramentas de gestão de imagens, de comentários, de enquetes, e todas estão são igualmente publicadas por seus criadores, a maioria gratuitamente, e o próprio website do Joomla se encarrega de divulgar estes recursos.

Diversas instituições do mundo vêm adotando o Joomla como software de gestão de conteúdo online. Deixo aqui o exemplo da UnB, como apenas um no Brasil.

Para saber mais: http://joomla.com.br/   e   http://www.joomla.org/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador