MIT cria chip que simula fluxo neural

Do G1

Cientistas criam chip que simula fluxo de dados entre neurônios

Chip de computador, criado por pesquisadores do MIT, usa 400 transistores.
Criação pode criar computadores mais rápidos.

Do G1, em São Paulo

Os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) construíram um chip de computador que simula a maneira com a qual os neurônios se adaptam ao receber novas informações. Com mais de 400 transistores, o chip simula a atividade de uma sinapse –a conexão entre dois neurônios que permite o transporte da informação.

Segundo o site do MIT, os canais que permitem o fluxo de informação entre neurônios dependem de canais de íons, que controlam o transporte de átomos com cargas. É a diferença de cargas que gera uma descarga elétrica e a sinapse.

Os pesquisadores da instituição construíram o chip de modo que os transistores simulassem os diferentes canais de íons. “Se você quer realmente simular o cérebro, você precisa capturar os processos que acontecem dentro das células e são baseados nos canais de íons”, afirma Chi-Sang Poon, um dos responsáveis pelo estudo.

De acordo com o site do MIT, o fenômeno simulado está por trás de funções cerebrais como o aprendizado e a memória. Além de Poon, a pesquisa foi descrita em um artigo pelos pesquisadores Mark Bear e Harel Shouval.

A ideia é que o chip ajude neurocientistas a aprender mais sobre o funcionamento do cérebro. Entre os benefícios que podem ser obtidos com a pesquisa está a criação de computadores mais rápidos e mais capacidade para os sistemas de computadores.

Site do MIT mostra o chip (ao centro) que simula a sinapse (Foto: Reprodução)Site do MIT mostra o chip (ao centro) que simula a sinapse (Foto: Reprodução)
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador