Na Finlândia, banda larga é direito básico

Notícias » Tecnologia »

Tecnologia Finlandeses passam a ter acesso a banda larga garantido por lei

01 de julho de 2010 • 10h35 • atualizado às 12h57 NAVIGATION //–>

A Finlândia tornou-se o primeiro país do mundo a decretar que o acesso a banda larga é um direito básico de seus cidadãos. A partir desta quinta-feira, 1º de julho, todo finlandês terá, por lei, assegurado o direito de acessar a internet a uma velocidade mínima de 1 megabyte por segundo.

O país se comprometeu a conectar toda a população a uma velocidade de 100 megabytes por segundo até 2015. Na Grã-Bretanha, o governo prometeu à população uma conexão de até 2 MB por segundo até 2012, mas o acesso não é garantido por lei.

A lei finlandesa obriga todas as empresas de telecomunicação do país a oferecer o serviço aos residentes. Em entrevista à BBC, a ministra das Comunicações da Finlândia, Suvi Linden, explicou a lógica por trás da legislação:

“Nós consideramos o papel da internet na vida dos finlandeses. Serviços de internet não têm mais a função de apenas entreter”.

“A Finlândia trabalhou duro para desenvolver uma sociedade informatizada e dois anos atrás percebemos que nem todos tinham acesso”, ela disse.

As autoridades do país estimam que 96% da população já tenha acesso à internet.

Na Grã-Bretanha, o índice seria de 73%. Uma pesquisa feita pela BBC no início do ano revelou que uma em cada cinco pessoas no mundo consideram o acesso à internet um direito fundamental.

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4536671-EI12884,00-Finlandeses+passam+a+ter+acesso+a+banda+larga+garantido+por+lei.html

Nokia Home Control Center: Os Finlandeses se somam à domóticaPublicado em 30/11/2008 às 2:00 pm por Snidel

A domótica não é algo novo, mas até agora não consegue irromper com força em nossos lares, talvez em boa parte pela escassa oferta de fabricantes de renome e pelo mal que têm funcionado os canais de distribuição nessa área, mas isso poderia mudar, porque uma das empresas de telefonia móvel mais importantes do mercado se animou e anunciou o desenvolvimento de Nokia Home Control Center, uma plataforma que nos permitiria tomar o controle dos eletrodomésticos através de nosso celular, ora para não ter que nos levantar ora para utilizá-los a distância.

Entre os usos desse sistema encontramos controlar o consumo elétrico do lar, desligar e acender artefatos, revisar parâmetros como a temperatura, acender a calefação ou o ar condicionado, controlar e ver o que captam as câmeras de vigilância, etc.

 

Para isso, a Nokia fez parceria com a RWE, uma das maiores fornecedoras de eletricidade doméstica da Europa, o que lhe permitiria ter canais de distribuição muito melhores que outras empresas, sem por isso ficar longe dos padrões da domótica que estão refletidos nos protocolos Z-Wave, ZigBee e KNX, além de ter baseado a plataforma no Kernel 2.6 do Linux.

Embora se espere que essa plataforma seja comercial para fim de 2009, vamos poder uma demonstração dela no Nokia World que será desenvolvido os dias 2 e 3 de dezembro em Barcelona.

Link: Nokia intros Home Control Center platform (Electronista)

http://www.fayerwayer.com.br/2008/11/nokia-home-control-center-os-finlandeses-se-somam-a-domotica/

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador