Nanossatélite brasileiro completa 56 dias em órbita

Enviado por alfeu

Da Agência Espacial Brasileira

Nanossatélite nacional completa 56 dias em órbita

Brasília, 15 de agosto de 2014 – O primeiro CubeSat brasileiro, o NanosatC-Br1, completa hoje (15) 56 dias em órbita. Segundo técnicos envolvidos no projeto, na semana passada o nanossatélite apresentou falhas em uma das duas formas de transmissão de dados, problema que foi identificado e reestabelecido.

A partir desta semana os dados coletados pelas estações de Santa Maria (RS) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (ITA), em São José dos Campos (SP), serão exportados para um banco de dados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aos quais os responsáveis pelos experimentos terão acesso via área restrita do site do projeto, por meio de senha, para fazer transferência dos arquivos de seus interesses.
A primeira falha apresentada foi detectada no último dia 2. Verificou-se que a memória flash de bordo aparentemente não realizava sua lógica de esvaziamento por software ficando saturada. De acordo com os técnicos, este comportamento já havia sido notado, mas como não afetava os dados das cargas úteis enviados não havia sodo tratado na operação.

No dia 9, após alguns procedimentos a falha foi sanada e a memória flash voltar a operação como programada, sendo que dois dias depois todo o problema estava resolvido. Até hoje, o NanosatC-Br1 já deu mais de 1600 voltas ao redor do planeta, continuando a ser monitorado por vários rádio amadores em diversos países.

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: Divulgação/AEB – O Cubesat nacional quanto esteve em testes na Holanda.

*****

Imagens:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vi isso na Globo e não li

    Não vi isso na Globo e não li na Veja, Folha, Estadão. Por que será que não sou bem informado por uma concessão pública de TV, a revista mais vendida do país e os jornais com mais leitores?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador