O Brasil já enriquece urânio

Por Manoel Teixeira

Nassif,

É marcante para o Brasil o início da produção industrial de Urânio pelo Brasil
Segue matéria do Agencia Estado :

Brasil já enriquece urânio para abastecer usina de Angra

AE – Agencia Estado

RIO – O Brasil já enriquece urânio em território nacional, uma tecnologia que poucos países dominam. A planta das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Resende, no sul fluminense, passou ontem pelas últimas inspeções de observadores brasileiros e também da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para iniciar a operação em regime industrial. Segundo o diretor de enriquecimento da INB, Mario Botelho, a consolidação da produção poderá resultar em economia de cerca de US$ 100 milhões anuais para o Brasil, que importa os serviços de enriquecimento para abastecer Angra 1 e 2.

O gasto, porém, não será eliminado antes de 2014, quando a INB deve alcançar a capacidade de atender à demanda de todo o parque nuclear, incluindo a futura usina Angra 3 e as outras seis em planejamento até 2030. A planta da INB começou a operar após a autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no final do ano passado, formalizada no último dia 5. Tem duas cascatas de ultracentrífugas, produzidas pela Marinha, que serão responsáveis por uma parcela muito pequena da demanda atual das duas usinas brasileiras em operação no litoral fluminense.

Luis Nassif

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunta pertinente.

    Aquele
    Pergunta pertinente.

    Aquele política da ONU de investigar e tentar fechar todo programa nuclear de qualquer país que não os EUA (sob a desculpa de que os programas são para fins bélicos), será que continua com Obama como presidente?

  2. Veja que coisa interessante:
    Veja que coisa interessante: o Brasil é um dos poucos países a dominar o ciclo nuclear completo, é um dos cinco únicos a ter um porta-aviões, seu presidente é um dos três homens mais influentes do mundo na atualidade, é um dos três grandes fabricantes de aeronaves comerciais, um dos poucos produtores de turbinas de grande potência, um dos raros, se não o único, que saiu da dependência da importação de petróleo e, em menos de seis anos torna-se auto-suficiente e até exportador em futuro recente de um volume tal que lhe deu a primazia de recusar convite a participar da Opep, e por aí vai. Tudo isso acelerado e consolidado de 2002 para cá, e uma legião de desinformados ainda fala que o Brasil é mero exportador de commodities, país atrasado, pobre, de terceiro mundo (que nem existe mais tal conceito).
    Outra coisa: eu soube ontem que a FAB tem um avião supersônico para transporte de passageiros. Novo, recente. Se alguém sério se desse ao trabalho de fazer uma ampla e profunda matéria no CTA de São José dos Campos, sairia de lá maravilhado. Agora, isso importa? Não, claro. O que importa na imprensa são os boatos, as bobagens, as mentiras. Por isso poucos jornalistas hoje são levados a sério. E não apenas pelos mais instruídos, mas por grande parte da sociedade menos instruída também.

    Daí que tornou-se muito pertinente dizer que ler porcaria dá azia.

  3. O processo pode ser novo, mas
    O processo pode ser novo, mas enriquecimento de urânio é feito desde 1944 ou 1945. Portanto, é domínio de tecnologias de 64 anos atrás. O importante é a dimensão política, pois quem enriquece urânio, pode ser ou vir a ser militarmente importante.

  4. Nassif,

    Pra passar do nivel
    Nassif,

    Pra passar do nivel de enriquecimento (do uranio) necessario para ser usado numa usina nuclear pro nivel necessario pra ser empregado num submarino nuclear, vao mais ou menos quantos anos mais?

    É o mesmo combustível. O desafio é desenvolver o mini-reator para os submarinos e, principalmente, a casca do submarino.

  5. Prezado Luis Nassif
    Mas o
    Prezado Luis Nassif
    Mas o Brasil ,desde o governo Sarney (1984?) , já não dominava a tecnologia de enriquecimento do Uranio, através das ultra -centrifugadoras alemãs?-um projeto semi-autonômo da Marinha(ARAMAR)
    Todo este tempo para realizar o pròximo passo do processo?

    Tinha o piloto. Agora tem a produção industrial absolutamente competitiva. E foi tecnologia própria, não aquele mico do jet nozzle alemão, que o Geisel adquiriu.

  6. Com licença, Luna,

    mas
    Com licença, Luna,

    mas preciso dizer ao PAULO FRANÇA que concordo com quase tudo o que escreveu aí em cima.

    Porém a grande maioria dos tópicos citados vem de muito antes de 2.002.

    E essa do supersônico para passageiros carece de maiores esclarecimentos.

    Nem oito, nem oitenta.

    BFS a todos

  7. Caro Luna,

    Foi só o Bush e
    Caro Luna,

    Foi só o Bush e sua turma ir embora… até as formigas voltaram a sorrir…

    Por que disse ser o desafio do casco do submarino maior do que o do reator? Minha visão, até agora, era o inverso.

    Abraço.

  8. Sabia que já iam vir com essa
    Sabia que já iam vir com essa história de que a ONU, “a mando dos EUA”, iria inventar uma inspeção só para tolhir o pobre Brasil. Sinceramente, vocês exageram bastante a influência que os EUA têm dentro da ONU. Se os EUA mandassem tanto na ONU, ela não teria sido o mais eficaz porta-voz do Hamas no recente conflito com Israel.

    Enfim, muito boa notícia. Embora não seja muito “politicamente correto” dizer isso, a energia nuclear é uma alternativa bastante viável e – pasmem – limpa.

  9. A ONU já está aqui
    A ONU já está aqui fiscalizando, pois a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é parte da ONU. E isso é normal, pois o Brasil é signatário do Tratado de Não proliferação Nuclear.

    A tecnologia é importantíssima.

    Agora, Vocês lembram quando a AIEA quis fazer uma inspeção completa aqui no Brasil há dois anos e o gov. Lula não permitiu acesso a partes dessa tecnologia, com toda a razão? A mídia PIG “caiu de pau” no gov. Lula.

    Como sempre, á a mídia colonizada que atravanca o progresso do Brasil! E podem ter certeza que a “não veja nada” e a “folia” irão desdenhar.

  10. Maria Dirce,

    A ONU já está
    Maria Dirce,

    A ONU já está aqui fiscalizando, pois a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é parte da ONU. E isso é normal, pois o Brasil é signatário do Tratado de Não proliferação Nuclear.

    A tecnologia é importantíssima.

    Agora, Vocês lembram quando a AIEA quis fazer uma inspeção completa aqui no Brasil há dois anos e o gov. Lula não permitiu acesso a partes dessa tecnologia, com toda a razão? A mídia PIG “caiu de pau” no gov. Lula.

    Como sempre, é a mídia colonizada que atravanca o progresso do Brasil! E podem ter certeza que a “não veja nada” e a “folia” irão desdenhar esse feito do Brasil.

  11. Há alguns dias atrás,
    Há alguns dias atrás, comentei aqui no blog, se não me engano no fora de pauta que tem jornalistas brasileiros que desconheciam totalmente o estágio do desenvolvimento nuclear brasileiro, e falam muita bobagem sobre o tema…e um deles é o nosso velho conhecido Diogo mainardi que soltou a pérola de que o brasil jamais teria a competência para enriquecer urânio…e ele disse isso sem ser contestado pelos seus amigos de mesa lá no Manhathan.

    Ele é um completo desinformado. Náo se pode levá-lo a sério.

  12. Eu adoro contestar:
    alô
    Eu adoro contestar:
    alô França,que raios de porta-aviões está falando?
    Se está pensando em porta-aviões com maquinas NUCLEARES,estamos em um horizonte invisível ainda.
    A observação vale para os submarinos,para o qual possuímos um “provável”reator,faltando a parte fácil que é fabricar o submarino(cinco a dez anos),testá-lo(mais uns 15 anos),para depois pensar em ARMÁ-LO,que levaria mais uns anos.
    Afinal submarino sem arma é estilingue sem pedra.
    kkkk
    O enriquecimento já dominamos faz um bom tempo,inclusive com uma certa “eficiência”‘que NÃO FOI mostrada para a agência Internacional.
    Para os menos informados o enriquecimento é caro,demorado e muito pouco eficiente ainda,apesar das melhoras.assim que se utiliza milhares de ultra centrífugas para obter a quantidade desejada.
    Se o amigo Collor não interrompesse nossa pesquisa,provavelmente estaríamos testando artefatos nucleares na Serra do Cachimbo.
    Avião supersônico para transporte de passageiros?.
    Estamos e vamos ficar por aqui mesmo nos aviões de 50-150 passageiros NORMAIS e não supersônicos.
    Não existe o tal de MERCADO para esta estrovenga que citou.
    Uma visita ao site da Embraer e sua joint-venture com os chineses mostra bem a situação atual(não esqueça dos prazos)da aeronáutica civil.
    Os investimentos em aeronáutica são feitos visando mercados para os seguintes dez,vinte anos.Verificará também a rasteira que os chineses deram na Embraer ao negociarem com “cópias”de nossos aviões com o fabricante de turbinas que é um dos maiores negociantes de LEASING de aeronaves civis.
    Para o amigo MELONI.
    A escaramuça foi durante o governo do FHC,que pode até ter ricocheteado no Lula,mas foi com FHC.

    saludos

  13. Caro Nassif,

    O buraco é bem
    Caro Nassif,

    O buraco é bem mais embaixo, sugiro voce pesquisar sobre uma área de extração de “minérios radioativos” chamada “Caetité Lagoa Real”, parece que as normas ambientais não estão dentro da linha.

  14. Já ia me esquecendo, o gajo
    Já ia me esquecendo, o gajo que falou sobre a AIEA se esqueceu de um detalhe: ela se compõe de vários tecnicos de diversos paises, inclusive vários brasileiros. Existem normas de inspeção e os paises que compoe o sistema tem que seguir os cronogramas de inspeção. Não acredite em tudo que se escreve na imprensa….nem aqui…

  15. Outro recado ao França,

    Meu
    Outro recado ao França,

    Meu caro amigo, a FAB não tem areonave supersonica para transporte de passageiros, só se voce está considerando o co-piloto de um caça, um mero passageiro. Então isto é uma sandice!!!!!!ALém do mais a FAB não fabrica aviões nem nunca fabricou, quem projeta, fabrica e vende é a EMBRAER…ok?

  16. paulo frança
    Espero que não
    paulo frança
    Espero que não se zangue pois coloquei seu comentário no blog do PML. Apesar da grande circulação do blog do Luis Nassif [adoro esse nome com seus ss] precisamos divulgar, o mais possível essas boas notícias para espantar o mau olhado da oposição fajuta, no pig.
    Se Vc não se importar vou colocar no blog osamigodopresidentelula.
    O LN está sempre comigo, onde vou. Divulgo sempre, suas informações para instruir uns ignorantes que existem por aí; coloco sempre a fonte, tá?
    Um ab.

  17. NASSIF

    Embora seja contrário
    NASSIF

    Embora seja contrário à produção da energia nuclear, o Brasil deixará de pagar, futuramente, milhões de dólares para enriquecer o urânio no exterior.

    E temos agora, feliz ou infelizmente, possibilidade de construir a bomba atômica e com a base de lançamentos de mísseis no Maranhão ( que um dia certamente voltará ) poderemos, talvez, proteger nosso país da cobiça internacional pela Amazônia.

  18. Boa noite Gutierritos.
    A base
    Boa noite Gutierritos.
    A base do Maranhão(alcantara)destina-se á lançamento de foguetes com SATÉLITES.
    Misseis se pode lançar até da av. Paulista.

    abraços

  19. Manchete da Veja na proxima
    Manchete da Veja na proxima semana: “Lula quer a bomba atomica até 2010” ou “Gilmar Dantas quer controle sobre programa nuclear brasileiro” e na FSP “Serra diz que gasto é inútil e vai privatizar Angra I e II e a ábrica de uranio enriquecido” e no subtitulo “Alckmin prepara plano de privatização” . São as aves de rapinagem de patrimonio publico afiando garras e bicos prá destruir patrimonio publico. “Aos amigos tudo. Ao povo sifu…” E a paulistada com viseira de burro aplaude seus “lideres”.

  20. Li no hermenauta “Um cristal
    Li no hermenauta “Um cristal de lítio para chamar de seu” e achei muito interessante: http://ohermenauta.wordpress.com/2009/01/23/3353/

    “Clusterstock põe uma pedra no sapato de Obama:

    “Bolivia: The Saudi Arabia Of Lithium

    Maybe we can cure our “addiction” to oil with electric cars, but replacing it with an addiction to lithium-ion batteries presents a similar problem.

    More than half the world’s supply of lithium–73 million tons–is in Bolivia, a nation run by populist Evo Morales. In anticipation of a growing need of lithium, many automakers reached out to the Morales government, hoping to invest in the country early, in order to secure cheap access to lithium for batterries. The Morales government turned them away.

    Bolivia wants to be the nation that turns the raw lithium into batteries. It doesn’t want to simply sell off its natural resource and miss out on a profitable opportunity. So how will this imperil the electric car industry?

    Time: The core question is whether Bolivia’s lithi-leverage will eventually drive up the price of those batteries, which can already add about $10,000 to the cost of a car. Experts say that as production of the lithium-ion packs increases, they’re actually getting closer in price to cheaper but less effective nickel-based batteries. Still, a big factor will be whether the demand for them rises as much as anticipated. “It is difficult to predict just how many electric vehicles we will see in the market,” says Jennifer Moore, a spokeswoman for Ford, which hopes to have its family of BEVs (battery electric vehicles) on the North American market by 2012. “Much depends on the speed at which battery technology progresses, but equally important, cost considerations related to lithium-ion batteries.”

    Acquiring lithium from Bolivia further illustrates that energy independence is a hackneyed political idea. We’ll need to engage in trade, even with nations that might not like us, in order to create viable alternative energy technologies. And there’s nothing really wrong with that.“

    ***

    Quem imaginaria que a sede da Frota Estelar era em La Paz…”

    O Brasil também tem Lítio; alguém sabe me dizer?

  21. Caramba!….isso aí não vai
    Caramba!….isso aí não vai nos colocar entre os considerados EIXO DO MAL?
    Não vai liberar o IMPÉRIO para nos atacar sem aviso?
    Por muito menos (foguetes feitos de canos velhos) que isso, aconteceu ha pouco mais um GENOCÍDIO.

  22. Antes de sairmos por aí
    Antes de sairmos por aí comemorando, é melhor um pouco de prudência, pois isso aqui é Brasil. Vamos esperar para ver, na prática, se esse nosso combustível nuclear 100% nacional realmente presta. Tomara que sim, mas não custa estar prevenido.

  23. Nassif
    1) o reator nuclear do
    Nassif
    1) o reator nuclear do submarino já existe
    2) o projeto do casco ídem
    3) as centrífugas brasileiras são de longe as mais modernas e “econômicas” do planeta, daí o “interesse” internacional na inspeção, ou seja: expionagem industrial.
    O problema é que as autoridades brasileiras não podem dizer onde compraram alguns aparatos…
    4) O problema do casco não está ligado diretamente ao reator, mas sim à sua proporção. Um submarino nuclear não só por ser nuclear é inúmeras vezes mais complexo que um submarino a diesel por causa entre outras coisas, do acondicionamento do reator e do tamanho do sistema de
    turbinas de propulsão direta e indireta. Existe um eixo que faz girar O HÉLICE(marinha) diretamente pela propulsão da turbina de vapor e tb um outro que é movido por motor elétrico,carregado por um gerador movido por uma turbina a vapor. Quem esquenta a água? O reator nuclear. Tudo isso ocupa muito espaço e requer muito estudo de posicionamento no casco para um perfeito equilíbro hidrostático e, consequentemente, hidrodinâmico.
    5) Alexandre Meloni> As razões são simples e eu já citei. Eles podem olhar as centrífugas, mas não devem saber como funcionam, isso é segredo industrial, segurança e soberania nacional.
    6) Sandro, o problema do Nióbio de RR é muito mais sério que o das centrífugas para nos adicionar ao eixo do mal. Em breve teremos outro estado fundado ao norte de RR sob tutela americana com justificativa que temos um novo Saddam. Isso tb vai acontecer na Bolívia se o Evo não “abrir as pernas para o americano com Lítio boliviano”.
    7) Karlos: nem tanto, seus números sobre subs estão 50% errados (para pior). Qto ao supersônico civil, bem Tupolevs e Concordes já estão aposentados… A FAB não fabrica aviões nem de aeromodelismo…
    8) Gilson, construir uma bomba atômica nós dois fazemos num quintal. Para isso basta um matemático para calcular as massas críticas, meia dúzia de peças baratas, um pouco de explosivo plástico eeee.
    o mais difícil: urânio enriquecido em quantidade(e forma) suficiente para duas massas críticas. Junte-as |(com o explosivo) e BUM! Não se faz isso assim “impunemente”. Tb é fato que “estes matemáticos” são bem vigiados.
    9) Karlos Batista : BOA !
    10)M.LACK : NÃO, mas temos muito Nióbio, mais de 90% do Nióbio do Planeta. O Nióbio é de estratégia militar, o Litío não.
    Ainda há braços

  24. Só para esclarecer: existem 3
    Só para esclarecer: existem 3 tipos de submarinos
    1) Elétricos
    2) híbridos > elétricos/diesel
    3) nucleares híbridos > elétricos/vapor
    Todos tem centenas de baterias do tamanho de pequenas geladeiras (eu conheço as alemãs da marca VARTA) que são carregadas ou por geradoes a diesel ou por geradores a vapor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador