O funcionamento do mercado de TI brasileiro

Por Leonardo Silva

Comentário ao post “Faltam profissionais para trabalhar com tecnologia?

Eu vou dizer como funciona o mercado de TI no Brasil. Quem demanda software são apenas órgãos públicos e instituições financeiras. Existem outros setores, mas é pouco. Grandes empresas têm a tendência de comprar softwares prontos como ERPs e CRMs vindos de fora. Sites de internet ficam a cargo de agências, e é difícil considerá-los “software”.

Pois bem, órgãos públicos são monopólios e instituições financeiras tem muita pouca ameaça com concorrência, logo o incentivo pra produzir software com qualidade não existe, o que existe é a necessidade de colocar o custo sempre pra baixo.

O meio de baixar o custo são as consultorias de software que, salvo exceções, são pequenas empresas que existem aos milhares. É baixo seu poder de persuação. Pra ganhar contratos, precisam vender projetos pelo menor preço que o concorrente. A princípio parece que a empresa mais eficiente vence, mas é na realizade a que mais consegue sonegar impostos e contratar pessoas fora da CLT. Por isso, não é uma concorrência entre consultorias, é uma concorrência entre a consultoria e o Estado.

Além disso, essa consultoria precisa contratar pessoas pelo menor preço possível. E para isso, precisa que haja um grande contingente de postulantes à vaga, para que eles se engalfinhem entre si e aceitem o baixo salário. Então não é que exista um “apagão” de profissionais, é que a perversa lógica do sistema demanda e existência de capacidade ociosa.

Nem existem tantas vagas sem preenchimeto como dizem, a própria lógica do sistema “alavanca” a quantidade. Imagine que uma grande organização resolva vender um projeto que precise de 5 profissionais, fazendo uma oferta a 4 consultorias. Estas, cada uma, divulgarão a necessiade de 5 profissionais (não existe, por motivo de custos, gente disponível na consultoria a espera de projetos). Logo, 5 vagas viram 20. Um aspirante a programador fica encantado com o tanto de ofertas, estuda para a profissão, e cai na lógica do sistema.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vc demorou tudo isso para

    Vc demorou tudo isso para descobrir isso? alias ja sabia disso faz tempo, ate comentei com profissionais que isso é inflacionar o mercado! Vai ficar assim até existir o verdadeiro apagao de mao de obra!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador