O projeto MagLev do COPPE-RJ

Por Hermes Renato

Nassif, não encontrei outro espaço no portal para sugerir um tema bastente urgentepara discusão, então vai aqui mesmo.

Você conhece o projeto MAGLEV Cobra do COPPE-RJ? www.maglevcobra.com.br/

Esse projeto ilustra bem a dificuldade de Governo de sair do discurso de inovação para a prática.

Temos projetos e pesquisas inovadores, mas os mesmos não saem do papel, no máximo tem suas idéias (quando muito patentes) compradas e abosrvidas por multinacionais.  

Na questão levantada por Delfim Neto: como iremos gerar empregos de qualidade para 150 milhões de Brasileiros:?, esse tema é fundamental, pois há inépcia do governo em  equacionar a conexáo entre pesquisa x criação de produtos e empresas nacionais.

No caso do MagLev, se fosse na China, já teriamos uma empresa constituída com subsídio do governo com um projeto já em andamento para construção de uma linha de transporte pioneira em alguma grande cidade. 

As questões são: Por que ainda não temos um projeto semelhante? O modelo atual é para servir as Multinacionais com conhecimento a baixo custo? Não sabemos nem copiar modelos bem sucedidos de inovação?

No caso no governo atual, entra ministro e sai ministro  prometendo revolucão no MCTI e nada, não se vê resultados em coisas que saltam aos olhos. Precisamos provocar a discusão para que o Brasil sai do status de colônia na área de tecnlogia e inovação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome