O Replicant, um Android sem software proprietário misturado

Sugerido por alessandroduarte

Do Hardware.com.br

FSF pede colaborações para o Replicant, um Android sem software proprietário misturado

Marcos Elias Picão 

A Free Software Foundation lançou uma campanha de angariação de fundos para o Replicant, uma “distribuição” open source do Android.

O Replicant é um sistema baseado no código-fonte do Android liberado pelo Google, porém sem os elementos proprietários, como os aplicativos do Google, a loja de apps (Google Play) e diversos acessórios que oferecem camadas de interação com o hardware.

O Replicant suporta poucos dispositivos. Há muito a ser feito ainda. Os entusiastas de software livre totalmente aberto, sem elementos proprietários, podem colaborar pelo site do projeto.

Há poucos desenvolvedores ativos na iniciativa. Os dispositivos suportados podem ser conferidos nesta página. Entre alguns estão o Nexus One, Nexus S, Galaxy S, S2 e S3, Galaxy Nexus e alguns modelos do Galaxy Tab. Partes das doações servem para comprar novos aparelhos para realização dos testes dos ports.

Com apoio amplo da FSF os desenvolvedores esperam conseguir melhorar o código e suportar ainda mais aparelhos. A proposta essencial do Replicant é trocar todo código proprietário existente no Android por um código livre que faça a mesma coisa.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador