O Twitter

Em um dos Roda Viva me cadastrei no twitter, mantenho uma conta lá mas não tive tempo de entender seu funcionamento. Alguém poderia explicar para mim e para os leitores que ainda não conhecem a ferramenta?

PS – Quem tem comentarista bom, não morre pagão. Não consegui cadastrar o user luisnassif no Twitter. Agora, acabo de ser informado pela Ruiva que um de vocês reservou o nome para mim no tal Roda Viva.

Agradeço o comentarista e tentarei montar um feed do Twitter aqui.

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, nada a ver com o
    Nassif, nada a ver com o assunto: recomendo a leitura da matéria “O direito à sexualidade”, na CartaCapital desta semana. Traz um panorama das cirurgias de mudança de sexo pagas pelo SUS, uma velha bandeira do movimento GLBT que se tornou realidade graças ao ministro Temporão. O texto revela que, dos quatro Centros de Referência públicos autorizados a fazer o procedimento, o de São Paulo encontra-se no pior estado. A médica responsável chega a dizer que se trata de um problema “político e governamental”, porque simplesmente faltam anestesistas no Hospital das Clínicas, onde o Centro funciona! Uma prévia da reportagem está no site da revista: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=3369

  2. Olá Nassif. O Twitter é uma
    Olá Nassif. O Twitter é uma ferramenta que usa o conceito de Microblogging (http://pt.wikipedia.org/wiki/Microblogging). É usado para enviar postagens pequenas a um determinado grupo de usuários (os seguidores).

    As pessoas interessadas em lhe seguir “assinam” seu Twitter e passam a receber os “microposts”.

    Por exemplo, imagine que você tenha visto algo interessante e que não valha um post grande no blog. Neste caso, você lança o micropost do tipo “Matéria interessante: link para a matéria” e todos os seus “seguidores” recebem a micropostagem. Alguns usam para descrever o que estão fazendo, no seu caso algo como “Indo para a palestra tal, ou o compromisso tal”.

    Para resumir, é um sistema de “broadcasting” de mesagens pequenas.

    Confuso?

    Abraços.

    Pelo contrário, bem claro. Entendi o suficiente para não aderir à moda. Obrigado.

  3. Nassif

    Creio que talvez lhe
    Nassif

    Creio que talvez lhe seja um instrumento interessante.

    (um trecho sobre a funcionalidades do twitter)

    Usando o Firefox:

    Você pode acompanhar o twitter sem precisar dar Refresh (F5) no http://www.twitter.com/, também não precisa ficar de olho grudado no Gtalk (que as vezes falha e você acaba perdendo mensagens). Usando o plugin TwitterFox você acompanha o que seus amigos estão dizendo, vê as respostas e mensagens diretas pra você e pode responder de volta através de uma pequena janela no rodapé do seu browser.

    Se você tem um blog:

    Você pode usar seu twitter como um microblog, muitas vezes você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazê-lo no seu twitter! Basta usar qualquer um dos métodos acima.

    Se você ainda não assistiu, vale a pena ver o vídeo da Common Craft sobre o twitter: Twitter in Plain English.

    Você também pode colocar um badge (widget) no seu blog mostrando as últimas atualizações do seu twitter, fundindo o blog com o microblog.

    Para avisar automaticamente no twitter que você publicou um post novo use o twitterfeed. Se você usa wordpress pode instalar um plugin que envia uma mensagem a cada modificação de post no seu blog. Muita gente utiliza a tag #nbp (new blog post) para identificar que aquela mensagem refere-se a divulgação de um post do próprio blog.

    E se você quiser facilitar a vida do seu visitante que tem twitter você pode utilizar o twitthis para adicionar um link no final do seu post através do qual seu leitor pode enviar um link do seu post para o twitter dele, avisando que está ‘Reading’ ( lendo), ‘Looking’ (olhando), Listening (ouvindo), Laughing (rindo), etc.

    Se você costuma participar de eventos: … continua
    http://www.interney.net/?p=9761875

  4. O Twitter tem se mostrado uma
    O Twitter tem se mostrado uma ótima ferramenta para acompanhar acontecimentos em tempo real. Em diversas ocasiões, como no acidente do avião da TAM, por exemplo, muitos seguidores do Twitter já sabiam o que estava acontecendo enquanto a Globo publicava asneiras. Muitos jornalistas também utilizam a versão mobile do aplicativo para enviar informações às redações. Outros exemplos, são as aplicações que a Cruz Vermelha e o Corpo de Bombeiros de Los Angeles fazem da ferramenta, notificando a população e emitindo alertas sobre terremotos ou incêndios. A primeira vista, pode parecer uma aplicação bizarra, mas vale a pena testar, Nassif.

  5. eu tenho e uso…
    o meu é
    eu tenho e uso…
    o meu é fechado, isto é só pode ler quem eu deixo ser um “seguidor” (por falat de melhor termo)

    mas acho um instrumento útil pra vcs divulgarem novos posts par os leitores

    uso muito o twitter para selecionar o que vou ler.

    é só não seguir quem manda mensagens desinteressantes. ou que só interessam a um grupo e amigos.
    abraços

  6. Vou tentar explicar o Twitter
    Vou tentar explicar o Twitter de maneira mais didatica possivel, mas para isso as pessoas tem primeiro de parar de pensar de maneira linear, exclusiva e estatica.

    1 – O twitter permite que vc informe o que vc esta fazendo, lendo, acontecendo em miseros 140 caracteres (incluso ai a URL se vc quiser linkar alguma coisa, por isso usamos o tinyurl)

    2 – Na verdade o ato de blogar (exceto para pessoas como o Noblat) não deveria ser uma simples repetiçao das noticias. Deve ser um ato ANALITICO. Achou uma noticia interessante, passe o link, só isso. Por isso cresce a ideia de “easy blogging” que é fazer comentarios longos algumas vezes por semana. O importante deveria ser a QUALIDADE e nao a QUANTIDADE.

    3 – Quando ouvi o termo microblogging a primeira vez, reagi como vc. “-Isso não é pra mim!”. Só que não é microbloging, e sim: “sintetizar o que é mais ou menos importante”. O que realmente ocorre hj é que existe uma fusão entre o twitter e os blogs, principalmente nos blogs especializados.

    4 – Temos que considerar a QUANTIDADE absurda de informações que surge a cada dia. Não dá pra vc tentar pegar tudo. Entao sintetize o maximo possivel. Faça um post analitico do que É REALMENTE importante.

    5 – Agora, pra pessoas “fisicas” que não tem um blog profissional como vc, pra que twitter. Eu particularmente, gosto da visão de uma pagininha de recados na web. As vezes estou em um boteco tomando cerveja, uso um serviço que posta no twitter via SMS (SMS2BLOG) e aviso a amigos que estou em tal lugar, tomando uma. O cara tah de boa lendo as noticias e surge no TwitterFox dele, o meu post, lembre-se INSTANTANEAMENTE). Ele aparece no boteco e o resto é historia. Não preciso ficar ligando pra A ou B. Mandando Msgs.

    6 – Isso é só UM dos exemplos de funcionalidade do twitter. Outra comparação que faço com amigos é que ele é uma mistura de BLOG+IM (MSN, GTALK, etc). O que vcs tem que entender, é a UBIQUIDADE da vida digital e a VELOCIDADE que isso impoe. O twitter é só consequencia dessa nova dinamica.

    Quer uma ideia pra vc começar a usar o Twitter? Converse com as suas filhas por ele, vc vai ficar viciado rapidamente, principalmente qdo ela da Escola começar a fazer posts sobre a vida dela que vc a kms de distancia nao teria como acompanhar, pq trabalha mais do que deve.

  7. Só mais um exemplo, pois
    Só mais um exemplo, pois esqueço que vcs são JORNALISTAS (Arghhhh..).

    Imagine que vc trabalhe num predio, e da sua janela vc vê um avião comercial fazendo um pouso forçado no rio tiete (qualquer semelhança e uma simples coincidencia…rs).

    Vc posta no twitter, seus “followers” repassam a informação, e por ai vai. Em segundos (eu disse segundos) já deu a volta ao mundo.

    Enquanto isso, as agencias de noticias na internet demoram poucos minutos pra dar a noticia. As rede de tv algumas horas. Os Jornais alguns dias. Etc.

    É disso que estamos falando. E isso JÁ aconteceu com praticamente TODAS noticias importantes do Mundo recentemente.

    Já existem analises interessantes a esse respeito.

    Viva a internet !!!

  8. Convidada por Inagaki, que é
    Convidada por Inagaki, que é um dos pioneiros na net e no Twitter, eu entrei. Mas me sinto abandonada lá.
    Houve um concurso de micros contos mto interessante, não peguei nem resfriado. Se quiserem ler meus micros, tenho vários aqui:
    http://twitter.com/lauravive
    Para vcs, jornalistas, é uma boa ferramenta, os fatos são narrados na hora, vc fica sabendo o que se passa em segundos. Para mim foi frustrante e não tenho paciência para ficar a dizer tudo o que faço- a idéia é esta tb… um mini blog.

  9. Nassif,
    o funcionamento da
    Nassif,
    o funcionamento da ferramenta é obvio: Microblogging.
    Agora a Usabilidade é que deve ser entendida e isto varia de acordo com nossas vontades e desejos. Não creio que ninguém conseguirá definir em um simples conceito a Usabilidade de um sistema como Twitter ou até mesmo o Facebook.
    Porém posso lhe pontuar alguns motivos que me levaram a utilizar o twiter:
    1) Manter um arquivo das minhas atividades profissionais e pessoais diárias.
    2) Comunicar minhas atividades profissionais do dia a dia para meu grupo de contato de forma a buscar novas conexões, idéias, etc…
    3) Buscar conexões nas atividades profissionais de meu grupo de contato.
    4) Estar sempre bem informado, se algo importante acontece alguem irá postar um comentário por mais breve que seja. 2 exemplos:
    4.1) Queda do avião em Manhatam – Contatos meus me enviaram fotos do acidente no momento que aconteceu, antes dos meios veicularem a notícia.
    4.2) O Sarney comentou em seu twiter sobre a reportagem do Jarbas V. antes da Veja chegar na minha casa.
    5) Busca por notícias e fontes de dados. Se estou em busca de alguma informação na internet e não consigo achar, consulto sempre meus seguidores no twiter… normalmente tenho boas respostas, mas é claroq que depende de quem te segue.
    6) Fico “up to date” de organizações de meu interesse, como algum projeto específico da NASA, ou o dia a dia da casa branca americana.
    7) Acima de tudo o Twiter cria pra mim uma cultura de troca de informações de forma simples e objetiva (140 caracteres) tornando assim os relacionamentos e discussões mais fluidas, sem contar o quanto ajuda a nossa própria articulação de idéias.

    That’s all… Se quiser me seguir, por favor: @cabergamo

  10. Vou falar bem
    Vou falar bem de-va-gar.

    Tentei comentar aqui mas recebi uma mensagem que dizia:

    “você está publicando comentários rápido demais, vai mais devagar”

    ???????!!!!!!!!!!!!

    Eu deixei um comentário curtinho naquele post da baixaria do Josias de Souza e mais nada…

  11. Eu entendo a diferença e já
    Eu entendo a diferença e já vinha fazendo meu próprio Twitter, de forma manual, ou seja, eu tenho uma lista onde coloco as pessoas amigas e os blogueiros cujo blog eu admiro. A cada post interessante na web eu envio, só repasso, sem comentários. Às vezes, uma vez por semana eu expresso minhas opiniões próprias no email que envio. Na verdade eu gostaria de ter meu blog, mas tenho receio de um processo por dizer a verdade sobre aqueles que critico, em geral o tucanato, a privataria, os sionistas, etc, etc… Não tenho estrutura para enfrentar este tipo de pedra no caminho. Na verdade o Twitter não fica ali como o blog dando a cara a tapa.

  12. Por falar em Roda Viva, a
    Por falar em Roda Viva, a Lilian Witte Fibe está saindo da Cultura por conta de desentendimentos com o Paulo Markun.
    Localizem notícia na web e apimentem o caldo …rsrsrs

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador