Primeiro website completa 20 anos

A primeira página de web aberta ao público – com explicações sobre os recursos básicos, como acessar documentos de outras pessoas e configurar seu próprio servidor -, foi ao ar há exatos 20 anos, no dia 30 de abril de 1993.

Colocado no ar por Tim Berners Lee, o criador da web, o site ficava hospedado em seu próprio computador. No mesmo dia, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) publicou um manifesto que tornou a web livre para qualquer pessoa.

Para comemorar a data, o centro colocou a primeira página de web novamente no ar, apesar de estar em um endereço diferente do original, para que as pessoas possam consultar.

Criada por Berners Lee em 1989, a World Wide Web (ou teia de alcance mundial, em tradução livre) tinha como objetivo permitir que pesquisadores na área de física de universidades e institutos de todo o mundo pudessem compartilhar informações sobre projetos.

Na página que comemora os 20 anos da web livre a equipe do Cern afirma que, ao disponibilizar um software livre para rodar em um servidor web, além de um navegador básico e uma biblioteca de código, a web pode florescer.

O Cern também anunciou um projeto chamado Restaurando o Primeiro Website , pelo qual os pesquisadores querem colocar no ar a primeira página de web e seus documentos relacionados, além de outras páginas históricas armazenadas no Cern.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador