Samsung faz testes com nova tecnologia de conexão móvel

Do Extra

Samsung testa tecnologia 5G, com velocidade de 1 Gbps

O GLOBO

RIO — A maior fabricante mundial de smartphones está desenvolvendo nova tecnologia que promete ser “centenas de vezes mais veloz que o 4G”. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Samsung afirma que testou, com sucesso, nova técnica que pode estar no centro da próxima geração de conexão móvel, o 5G. Nos testes em laboratório, dados foram transmitidos com velocidade de 1 Gbps, o suficiente para baixar filmes inteiros em poucos segundos.

De acordo com a empresa sul-coreana, os investimentos na pesquisa e desenvolvimento da tecnologia serão ampliados e a expectativa é que a solução esteja disponível para uso comercial em 2020.

“Assinantes poderão desfrutar de uma vasta gama de serviços, como filmes em 3D e jogos, streaming em tempo real de conteúdo em ultra HD e serviços médicos remotos”, diz a companhia.

Até então, pensava-se no desenvolvimento do 5G com a ampliação da banda, como colocar um tubo de maior diâmetro para aumentar o volume de água transportada. A tecnologia desenvolvida pela Samsung utiliza a chamada banda de onda milimétrica, que não precisa de tanto espectro, mas possui limitação na propagação do sinal.

Com o desenvolvimento de novos transceptores, a empresa provou ser possível transportar dados com velocidade de até 1 Gbps a um distância de 2 quilômetros. Segundo a Samsung, a tecnologia “pode ser uma solução viável para a perda de propagação de rádio em faixas de ondas milimétricas”.

De acordo com a 4G Americas, apenas 67 países começaram a operar redes 4G, mas a corrida para a próxima geração de redes de dados móveis já começou. Em fevereiro de 2012, o governo chinês criou um grupo de desenvolvimento para o 5G e a União Europeia planeja investir € 50 milhões em pesquisas este ano.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador