Samsung lança relógio que funciona junto com smartphone

Sugerido por implacavel

Do O Globo

Samsung lança o smartwatch Galaxy Gear e o novo Note 3

Sergio Maggi 

BERLIM – As grandes inovações apresentadas pela Samsung, em um grande evento em Berlim, durante a IFA, feira de eletrônicos que acontece todos os anos na capital alemã, foram uma caneta e um relógio. A caneta acompanha o Galaxy Note 3, a nova versão do phablet (um smartphone grande ou um tablet pequeno) da empresa, e o tablet Galaxy Note 10.1. O relógio, como já tinha sido adiantado por várias publicações, é o Galaxy Gear, que trabalha em conjunto com os outros dois produtos, e também com o Galaxy S3, o Galaxy S4 e o Galaxy Note 2. Os produtos vão ser lançados em 149 países no dia 25 de setembro, e em outubro no resto do mundo. Ainda não há informações sobre preço ou lançamento no Brasil. O Gear vai custar US$ 299 nos EUA.

O evento Samsung Unpacked Capítulo 2 começou com uma transmissão ao vivo de Times Square, em Nova York, com uma apresentação do grupo sueco Icona Pop, que apresentou uma canção inédita, feita para o novo produto da Samsung. De volta a Berlin, foi revelado o Galaxy Note 3, com a nova caneta, chamada S Pen 3. Com uma tela de 5,7 polegadas, a caneta é a chave para acessar todas as funcionalidades do aparelho.

Com um simples toque na tela, se abre um menu, chamado Air Command, com diferentes funcionalidades, que permitem ao usuário pesquisar qualquer coisa no aparelho, arquivar trechos de uma web page, simplesmente riscando em volta do que se quer guardar, ou escrever recados à mão. A letra depois é reconhecida pelo aparelho, que pode guardar o recado como um novo contato, por exemplo. Outra novidade apresentada é a multitarefa. Aproveitando a tela grande é possível ficar com dois aplicativos abertos ao mesmo tempo. Durante uma conversa em chat, basta desenhar um retângulo na tela e dentro dele abrir uma calculadora, por exemplo. A Samasung também apostou no design. A parte traseira do aparelho é de couro e vem em 10 cores.

O Galay Gear, o aguardado smartwatch, funciona em conjunto com o smartphone. Medindo 36,8 x 56,6 x 11,1 mm e pesando 74 gramas, ele recebe notificações e atende chamadas, sem ser necessário tirar o celular do bolso. Basta levantar a mão até a orelha e falar. Para fazer uma ligação, também basta falar ao aparelho o número desejado. O sistema Voice Control também permite mandar mensagens ou pedir a previsão do tempo, por exemplo.

O relógio é equipado com uma câmera no lado externo da pulseira, de 1,9 megapixel, que também grava vídeos. Para tirar uma foto, basta um clique na tela de 1,63 polegadas, que tem resolução de 320 x 320 com 278 ppi. Segundo a Samsung, a bateria dura 25 horas. Outra funcionalidade do Gear é o pedômetro, que permite ao usuário controlar seus exercícios físicos. O Gear estará disponível com seis cores de pulseiras e vai trazer uma série de aplicativos feitos especialmente para ele.

A Samsung também apresentou o Galaxy Note 10.1, a nova versão do seu tablet. O aparelho, que tem apenas 7,9 mm de espessura e pesa 535g, também vem com a S Pen e todas as funcionalidades do Air Command que tem no Note 3. Os dois aparelhos, que usam o sistema Android JellyBean 4,3, vão vir com uma série de aplicativos redesenhados para eles, como Twitter, Bloomberg BusinessWeek e SketchBook.

* O repórter viajou a convite da Samsung.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador