A perda do charme da Microsoft

Folha de S.Paulo – Microsoft abre com tom morno superfeira nos EUA – 07/01/2011

Microsoft abre com tom morno superfeira nos EUA

Presidente da empresa mal fala no desenvolvimento de rivais para o iPad

Tablets são destaques de empresas como Asus e Motorola no primeiro dia da maior feira de tecnologia do mundo

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

Sem anúncios de grande impacto, teve tom morno a palestra do presidente da Microsoft anteontem, na véspera da abertura da maior feira de tecnologia do mundo.
A CES (Consumer Electronic Show) começou ontem em Las Vegas com a promessa de ser palco para o lançamento dos primeiros efetivos rivais para o iPad, mas a fala de Steve Ballmer apenas bordejou o tema, dando mais ênfase, por exemplo, a novidades que a empresa traz no segmento de diversões.
O Kinect, acessório para o console Xbox que transforma o próprio usuário em controle remoto, comandando os jogos com os movimentos do corpo, ganha recursos mais sofisticados.
Um deles é o Avatar Kinect, que permite ao usuário criar representações virtuais de si mesmo e com elas participar de salas de bate-papo tridimensionais -o sistema mimetiza expressões faciais, como movimentos dos lábios e das sobrancelhas.
O objetivo da empresa é estender as possibilidades do Kinect além dos videogames. Sistemas disponíveis nos Estados Unidos vão permitir que o usuário, apenas com movimentos das mãos, selecione e comande a exibição de filmes e músicas, dispensando controle remoto ou cliques com o mouse.

PRESENÇA DO WINDOWS
Ballmer adiantou rumos que a empresa está tomando para diversificar e ampliar o uso do sistema operacional Windows.
O principal é o trabalho em uma tecnologia chamada system-on-a-chip, em que o Windows já vem casado com o processador do computador, permitindo o desenvolvimento de placas muito menores, mais baratas e com menor consumo de energia.
Resta saber se o mercado vai aceitar o sistema para o formato tablet, do iPad.
Durante a palestra de Bal- lmer, foi feita uma rápida apresentação de computadores “diferentes” que usam o Windows 7.
O que causou mais sensação foi um laptop da Acer com duas telas, uma no lugar tradicional e outra onde costumeiramente fica o teclado; mas havia também um tablet, apresentado no início do dia pela Asus.

CONCORRÊNCIA
A mostra da Microsoft não foi muito ante a concorrência. A própria Asus anunciou que terá um tablet baseado no Android, sistema operacional do Google. Ele virá com o Honeycomb, versão especialmente desenhada para o formato.
O Honeycomb, por sinal, também deverá ser o coração do Xoom (pronuncia-se “zum”), tablet com que a Motorola pretende enfrentar a Apple. O mesmo sistema será usado pela Toshiba.
HP e Research in Motion, mais conhecida pela fabricação do BlackBerry, também se somam ao festival de tablets apresentado nos corredores da CES. Não é para menos, pois a Apple demonstrou que esse tipo de aparelho tem forte apelo entre consumidores mais sofisticados.
O iPad desbravou o território, que há anos vinha sendo sondado por várias empresas, inclusive a Microsoft: até outubro, a Apple havia comercializado quase 7,5 milhões de unidades do produto em todo o mundo. Seu principal competidor chegou ao mercado mundial em novembro, pelas mãos da Samsung. A empresa informa ter vendido 1,5 milhão de unidades do Galaxy Tab.
No total, a Forrester Research calcula que 10,3 milhões de tablets tenham sido vendidos nos EUA em 2010 e prevê que, neste ano, as vendas cheguem a 24 milhões de unidades no mercado norte-americano. A previsão para o mercado mundial é de vendas de 42 milhões de tablets, segundo a IDC, outra empresa de pesquisas.


O jornalista RODOLFO LUCENA viajou a Las Vegas a convite da Motorola

 

Luis Nassif

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