Nova versão do motor de busca livre e distribuído YaCy 1.2

Os desenvolvedores do YaCy disponibilizaram uma nova versão do seu motor de busca descentralizado e de código fonte aberto. O YaCy 1.2 traz integração com a plataforma de busca Solr 4.0.0, melhorias no agregador de conteúdo e aprimoramento na interface do sistema de administração da ferramenta.

O motor de busca peer-to-peer (P2P) YaCy, licenciado sobre a GPL, foi pensado como uma alternativa para serviços de busca, como os fornecidos pelo Google, que são centralizados em uma única empresa.

Assim como as ferramentas de compartilhamento de arquivos P2P, todos os participantes que fazem parte da rede Yacy contribuem com os resultados das buscas e utilizam os resultados de outros participantes da rede. Uma vantagem importante, dizem os desenvolvedores, é que o conteúdo do YaCy não pode ser censurado. Karsten Gerloff, presidente da “Free Software Foundation Europe” descreve o projeto como “um bloco de construção vital” para o “futuro dos sistemas P2P distribuídos”.

Mais de 800 participantes (peer) já contribuem para as buscas baseadas no YaCy. O motor de busca atualmente possui mais de 1.4 bilhão de documentos no seu índice e lida com mais de 130,000 requisições por dia. Outros sistemas de busca também são baseados na tecnologia da YaCy, por exemplo, o Instituto de Tecnologia Karlsruhe oferece busca sobre conteúdo cientifico usando o YaCy.

O YaCy pode ser instalado no modo “stand-alone” – por exemplo para buscas locais dentro de uma rede – ou como parte da rede P2P. Os desenvolvedores enfatizam a simplicidade de instalação do mesmo e disponibilizam versões para o Linux, Mac OS X e Windows.

Conheça mais sobre o Yacy
http://yacy.net/en/

Peer Brasileiros do Yacy
http://yacy.juntadados.org/

Fonte: https://marcelo.juntadados.org/texts/yacy-1-2

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador