Os 20 anos do primeiro navegador

Do Yahoo

WorldWideWeb, o primeiro navegador da internet, comemora 20 anos! 

Dom, 26 Dez, 03h30

Primeiro navegador, homônimo à rede que acabava de nascer, foi demonstrado no dia 25/12/1990 por Tim Bernes-Lee.

Ayons Hazzud

Ontem, dia de Natal, comemora-se um aniversário muito importante: são os 20 anos do nascimento da web. Embora o projeto da web tenha sido concebido em 1989 por Tim Bernes-Lee, foi no dia 25/12/1990 que o primeiro navegador foi oficialmente demonstrado. Inicialmente chamado simplesmente de WorldWideWeb (sem espaços entre as palavras), o aplicativo foi depois renomeado para Nexus a fim de evitar a confusão entre a rede de servidores e páginas e o software usado para navegar nela.

EsteEste primeiro navegador funcionava em duas vias, permitindo ao usuário não somente ler como também editar as páginas da recém-nascida web. E o Nexus não era um editor qualquer, mas sim um sistema WYSIWYG que dispensava o usuário/editor de mexer no código HTML . Para usar as expressões da moda, pode-se dizer que a web já nasceu web 2.0, com os usuários tendo o poder de alterar documentos que visitavam direto do navegador.

Esta interatividade toda não durou muito, pois ao ser levado do NeXTStep para sistemas operacionais mais populares, como Windows e Mac, os navegadores web perderam a capacidade de edição das páginas e se tornaram ferramentas mais passivas. Isto se deve, segundo o próprio Bernes-Lee , à facilidades presentes na programação do NeXTStep (e do Unix, família da qual o NeXTStep faz parte) mas não em outros sistemas. Uma outra consequência desta disparidade foi o tempo de 2 meses para o desenvolvimento do WorldWideWeb, enquanto navegadores similares demoraram um ano para serem programados em outras plataformas.

Outras curiosidades sobre o WorldWideWeb/Nexus podem ser lida direto do site de Tim Bernes-Lee em http://j.mp/e06hCM . Quem tiver mais curiosidade e paciência para leitura pode ler a história completa da web contada pelo seu criador em http://j.mp/hyfRpy .

http://br.noticias.yahoo.com/s/26122010/7/tecnologia-negocios-worldwideweb-navegador-da-internet.html

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador