O carro autônomo da UFMG

Por Danilo Gomes

A UFMG também tem desenvolvido um carro autonomo há alguns anos.

Seguem dois links para o projeto.

Da UFMG

UFMG expõe carro autônomo em bienal 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009, às 9h35 

Um automóvel capaz de enfrentar trânsitos intensos, viajar longas distâncias e realizar balizas sem motorista. Esta é a proposta do carro autônomo, desenvolvido por alunos e professores da Escola de Engenharia da UFMG, que está exposto até domingo, 13 de dezembro, na Bienal do Automóvel, em Belo Horizonte. O evento é realizado no Expominas, à avenida Amazonas, 6.030, bairro Gameleira.

Criado pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Veículos Autônomos (GPDA) da UFMG, vinculado à Escola de Engenharia da universidade, o carro se locomove apenas por comandos computacionais. Basta que o motorista programe a rota desejada – pelo sistema GPS – e aguarde a execução do comando. Ações básicas como acelerar, frear e virar o volante do veículo também são executadas por sistemas de automação, que podem ser realizadas por comandos de voz ou joystick – como em vídeo games.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Guilherme Augusto Silva Pereira, do Departamento de Engenharia Elétrica, além do processo de adaptação física do veículo, todos os softwares que dirigem o carro foram desenvolvidos pela UFMG.

Outra novidade do veículo autônomo é a instalação de uma câmera na parte superior do automóvel, capaz de substituir a visão humana. “Ela detecta buracos, quebra-molas e outras adversidades que aparecem nas pistas”, conta. Após detectar os problemas, o veículo consegue ainda programar soluções, como desviar, frear ou até mudar a rota inicial.

Para os pesquisadores, muito além de um modelo inovador, o projeto pretende atender pessoas com dificuldades físicas para operar um veículo comum. “Um motorista com pouca força nos pés, por exemplo, poderá dirigir um carro utilizando um joystick”, afirma Guilherme.

O projeto, iniciado no final de 2007, tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Confira o vídeo do carro autônomo da UFMG no link: http://www.youtube.com/watch?v=VFZU4n6Yxlg

http://www.ufmg.br/online/arquivos/014093.shtml

http://homepages.dcc.ufmg.br/~tiagorm/index.php?option=com_content&view=article&id=56:veiculo-autonomo-ufmg&catid=20:science-a-technology&Itemid=20 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador