Usuários reclamam de catálogo do Netflix

Por raquel_

Do O Globo.com

Netflix: banda larga pode prejudicar serviço; com catálogo fraco, versão para iPad só chega em novembro

André Machado

RIO – O Netflix brasileiro ainda está a léguas de distância da qualidade do internacional, segundo seus usuários. O principal problema, mencionado na página do serviço no Facebook, é o catálogo limitado de filmes, que não enche os olhos.

– Faltam títulos mais recentes. E alguns filmes em HD não têm muito por que ser em alta definição, como “… E o vento levou” – diz Adriano Rayol, sócio-diretor da desenvolvedora Uplay Mobile.

Outra reclamação é que o serviço não chegou para iOS, o sistema de iPad, iPhone e iPod. No Facebook, a Netflix anunciou que eles chegam em novembro por aqui. E também falta o do Xbox, que chega em breve. Já na plataforma Sony, o Netflix tem funcionado corretamente.

O desenvolvedor Daniel Marques fez uma assinatura para seus pais, que estão na casa dos 50 anos, e conta que eles gostaram do que viram:

– Meu pai me ligou animado, dizendo que tinha começado a ver um filme na noite anterior. E depois terminou tranquilamente no dia seguinte.

Mas o serviço tem outros desafios. Como o da má qualidade da banda larga brasileira. Mesmo levando em conta que a velocidade mínima recomendada pelo Netflix é de 500 Kbps, não muito alta em termos de banda larga, apenas 15,8 milhões de internautas brasileiros (de um total de 81,3 milhões) têm banda larga fixa.

– Este é o nosso maior gargalo no Brasil. O preço da banda larga aqui é altíssimo – afirma Karin Breitman, professora do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Não por acaso, Karin e seus amigos preferem pagar um provedor internacional – no caso, o StrongVPN – para, através de uma rede virtual privada (VPN, na sigla em inglês), acessar um endereço de internet (IP) nos EUA e usar o Netflix original, que traz mais de 1 bilhão de títulos.

Para Carlos Affonso, vice-coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (FGV), embora seja claro que, com a chegada dos serviços virtuais as locadoras físicas venham diminuindo, elas ainda têm o seu papel.

– Se o acervo da locadora for maior e mais atual do que o do Netflix, vai ser mais confortável pegar um filme novo lá do que esperar pelo site – diz. – Isso sem falar dos problemas da banda, já que as operadoras são obrigadas a entregar apenas 10% da velocidade contratada.

Segundo Affonso, os estúdios relutam em liberar filmes para o mercado latino-americano devido à alta incidência de pirataria e downloads ilegais, daí o acervo insatisfatório. Mas o Netflix pode ser justamente a solução para esse dilema.

– E é importante lembrar que sua distribuição passa por outras plataformas que não a web, como os consoles de games. Ainda falta o iOS. Mas essa convergência de mídias deve ser aproveitada. Imagino no futuro promoções de filmes especiais para quem acessar o serviço via, digamos, PlayStation 2 ou 3 – pondera.

Para o empresário e especialista em gerenciamento do conhecimento Antonio Kleber de Araújo, o serviço corre risco de dar com os burros n’água na Terra Brasilis.

– Ainda temos sérios problemas de infra-estrutura. A banda larga aqui é uma brincadeira, cara e lenta – afirma. – Quando todos estiverem vendo filmes on-line, aí mesmo que vai ficar uma tartaruga… Principalmente quando oferecem HD quando a infra não suporta nem DVD.

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. (Dez/2013) Estou gostando da

    (Dez/2013) Estou gostando da Netflix, motivos:

    *Preço bom,

    * Várias pessoas usam a mesma conta,

    *Tem filmes do ano,

    *Tem séries exclusivas,

    *Dá para trocar legenda e dublagem.

  2. Catálogo americano infindável !!! Nota 10 !

    Olá, pessoal ! Estou maravilhado com a enorme quantidade de títulos em inglês… Como sou professor, além de assistir em inglês, sugiro o mesmo a meus alunos. É o que está explicado aí em cima. 

    Você pode instalar a extensão “HOLA” no navegador do Chrome, que permite acessar o catálogo americano (ou de outro país) Ela faz com que o servidor deles “pense” que seu PC está conectado na região de lá (é só você mudar para a região dos E.U.A., lá no menu do “Hola”). Excelente. Apenas lembre-se de que não verá os filmes mais em português, OK. Para isso, desabilite a extensão ou use outro navegador, como Internet Explorer. Assim você fica com dois catálogos… Acesse e instale pelo link do chrome webstore –> chrome.google.com/webstore?hl=pt-BR

  3. faltando episódios da série NARUTO
    Estou assistindo os episódios do anime Naruto so que so vai
    Ate um certo episódio, 🙁
    Sou muito fã, e gostaria de assistir na minha tv smart ate o final da história, que seria o NARUTO SHIPPUDEN
    espero um retorno
    Desde ja agradeço. …

  4. Concordo quanto ao catálogo,

    Concordo quanto ao catálogo, falta muitos títulos que acha em qualquer locadora. Quanto não ser necessário aos filmes antigos serem em HD, discordo. A alta definição faz muita diferença em telas grandes, pra qualquer tipo de filme. É bom lembrar que mesmo filmes antiguíssimos como “E o vento levou” foram gravados em mídia para passar em telas de cinema. Se não estiverem disponívels em HD, a qualidade antiga que já é ruim vai ficar muito pior.

  5. critica a Netflix

    En menos de 1 mes que me asocié a NETFLIX ya he tenido 2 decepciones. La 1ª comienzo a ver un film en la tarde del 24/12/14 y al otro día ya no existía más la serie. Al llamar se me ha informado que dicha serie no será más exibida.

    Ayer termino de ver la 2ª temporada de HOMELAND y para mi sorpresa termina ahí la serie en cuestión. Una amiga que asistió a dicha serie pocos meses atrás “su exibición” constaba de 4 temporadas.

    A quien lea esta mi opinión no le parece una falta de seriedad de NETFLIX de retirar la serie sin acabar?

    Gracias

  6. Netflix

    Boa tarde, 

     

     

    Esse fim de semana que passou (03/01/2016), eu meu namorado procuramos um filme no netflix para ver, e me decepcionei com os filmes que tinham disponiveis. O filmes que tem são: Filmes antigos de mais, muita serie, ou seja não temos muitas opções, o valor de R$ 18,00 por mês é acessível, mas a qualidade nos filme esta ruim. Só uma ideia, se atualizem se não vocês vão acabar perdendo para a concorrencia que esta crescendo de grão em grão.

     

     

    Att.

  7. Avaliação de filmes Netflix

    Seria MUITO útil, se disponibilizassem uma ferramenta para dar notas aos filmes! Muita porcaria deixaria de ser assistida!

  8. Netflix de baixa qualidade …

    O presidente da Netflix abre a boca para dizer que “os brasileiros não entenderam o Netflix” … tem que falar para esse sem-noção que são eles que não entendem o que o consumidor quer ver, ou se fazem pouco caso. No catálogo da Netflix Brasil tem 1200 filmes disponívels, mas tem tantos repetidos que não deve chegar a 900, então acho bom começarem a acertar essa coisa porque as reclamações estão crescendo, fico desanimado em abrir o Netflix, porque vou encontrar muitos filmes sem expressão e sem qualidade… 

  9. Para quem gosta, realmente, de cinema, não deve chegar perto do NetFlix. Seu acervo compõem-se basicamente num amontoado de séries; nada de cinema nacional, muito pouco fora do o eixo estadosunidense. Se percebe logo o público a que se dirige apenas pelos chamados-títulos a promover seja uma série/filme ou uma categoria destas, tipo: “filmes empolgantes”, “séries dignas de maratona”. Realmente, não dá. Agora o seguinte, outro assunto, digno de nota: esta pessoa que, “ela mesma”, assinou o NF para os pais que têm por volta de ….50 anos!? Em que tempo viveram estes pais? Possuem mais de 20 anos que o abençoado filho? Hahaha cada uma… este munto tá cheio de idiotas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador