ZX Spectrum pode estar de volta graças ao “crowdfunding”

Enviado por Paulo F.

ZX Spectrum pode estar de volta graças ao “crowdfunding”

Do Público.pt

Por Ana Amélia Fernandes

Sinclar ZX Spectrum Vega é o nome da nova versão. Campanha de “crowdfunding” já ultrapassou a meta das 100 mil libras

Lançado há mais de 30 anos, o ZX Spectrum é conhecido por ter feito o furor entre os mais novos durante a década de 80. Depois de anos sem dar notícias, o micro-comando de jogos pode estar de regresso. Sinclair ZX Spectrum Vega é o nome da nova versão. O protótipo já está pronto, agora falta angariar dinheiro para iniciar a produção e a comercialização. A campanha de “crowdfunding” decorre até 30 de Janeiro de 2015.

Mais rápido e sem o ruído característico dos anos 80, o ZX Spectrum Vega continua a ser “tão simples de usar como qualquer uma das consolas de jogos populares”. O aparelho liga-se à televisão através dos cabos fornecidos e vem com cerca de 1000 jogos instalados, os quais podem ser acedidos através de um menu. “O Vega tem memória suficiente para permitir que o utilizador faça o “download” de muitos jogos adicionais, que disponibilizaremos ao longo do tempo, de forma gratuita”, garantem os criadores na página de “crowdfunding”.

O Sinclair Spectrum Vega está a ser desenvolvido pela Retro Computers Ltd e pela Sinclair Research Ltd. Com o ZX Spectrum Vega, a equipa pretende criar “algo especial para aqueles que cresceram com o Sinclair Spectrum”. Ao contrário do original, o Vega já não precisa de cassetes de áudio. O novo dispositivo tem capacidade para guardar internamente e executar os mais de 14.000 jogos que foram lançados durante o período de vida do ZX Spectrum. É também uma forma de proporcionar “aos jogadores de hoje, que procuram um jogo nostálgico, o uso de tecnologia moderna a um preço incrivelmente baixo”, referem.

“O que custava milhares de libras na década de 1980, está disponível por cerca de 1% desse montante”, garante a equipa, afirmando que o Vega permite “uma enorme poupança sobre o custo do Spectrum original”. Os primeiros 1000 ZX Spectrum Vega vão custar 100 libras esterlinas, o equivalente a 126 euros, e serão vendidos apenas através da página de “crowdfunding”. A previsão é de que estejam disponíveis a partir de Abril de 2015. Os lucros obtidos com a venda desta edição revertem para a Great Ormond Street Hospital for Children, um hospital pediátrico localizado no Reino Unido.

Para angariar dinheiro para a produção e comercialização do ZX Sprectrum Vega foi lançada uma campanha na plataforma de “crowdfunding” Indiegogo. A meta inicial era de 100 mil libras esterlinas, cerca de 126 mil euros. No entanto, a campanha já conseguiu ultrapassar esse valor, tendo angariado, até agora, mais de 107 mil libras (135 mil euros).

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito legal o produto, mas o

    Muito legal o produto, mas o preço está errado. Se fosse R$100, era de se pensar, mas 100 libras é demais.

    Os jogos podem ser obtidos gratuitamente e há vários emuladores. Vale mais comprar um Raspberry Pi (por 25 libras) e instalar um emulador.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador