Telefónica aumenta participação na TIM da América do Sul

Num acordo complexo, a empresa de telefonia espanhola tentará derrubar principal concorrente da TIM na região
Jornal GGN – O grupo espanhol Telefónica fechou um acordo em que aumentou sua participação na Telco, a holding responsável pelo controle das operações da Telecom Italia, na Europa. Desta forma, a operadora espanhola se torna a sócia majoritária do conglomerado italiano.
 
O acordo fechado aumenta a parcela da Telefónica na Telco de 46% para 66% por meio de um aumento de capital de 324 milhões de euros, que serão direcionados a pagar dívidas da empresa. A proposta precifica as ações da Telecom Italia detidas por Mediobanca, Generali e Intesa Sanpaolo em 1,09 euro, o dobro do atual preço de mercado, e encerra meses de especulações sobre o futuro da companhia italiana.
 
O anúncio pode ter repercussão no Brasil: a Telecom Italia é dona da TIM Participações (dona de 27,2% do mercado brasileiro de telefonia celular), enquanto a Telefónica detém o controle da Vivo, que possui 28,7% de participação. O mercado chegou a cogitar a possibilidade de a Telecom Italia negociar a TIM Participações no Brasil.
 
Fontes ouvidas pela agência de notícias Bloomberg afirmam que a Telefonica pressiona pela venda da TIM no médio prazo. O aumento da participação da Telefônica na Telecom Italia, segundo o jornal Financial Times, “abre caminho para uma potencial venda de suas operações no Brasil”. Contudo, o negócio precisa ser avaliado por autoridades brasileiras, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). As regras do setor brasileiro de telecomunicações indicam que um mesmo grupo não pode ter duas empresas que atuam em telefonia celular numa mesma região.
 
Após o anúncio, tanto as ações da Tim como da Telefonica operam em alta na bolsa de valores. Segundo informações da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), a ação Vivo ON (VIVT4) opera em alta de 3,06% a R$ 51,21, acumulando no mês uma valorização de 10,66% no mês e de 10,97% no ano. Já o papel TIM PN (TIMP3) sobe 6,03% a R$10,72, acumulando no mês uma valorização de 14,18%, e de 35,61% no ano.
 
 
 
Com informações da Reuters
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ……………..  

    ……………..   aguardaremos q o CADE se pronuncie sobre os desdobramentos do fato no Brasil,  vista q os preços da telefonia celular da empresa espanhola sao um dos mais alto do planeta terra.

     

  2. A TIM não lucrativa? Difícil acreditar.

    “permitirá a sócios italianos saírem de um investimento não lucrativo “

    A TIM não lucrativa? Difícil acreditar. Tiveram um crescimento enorme da base de assinantes, graças aos planos “infinity” da vida, com qualidade sofrível do serviço e ainda assim alegam prejuízo.

    1. A TIM só se importa em

      A TIM só se importa em crescer a base. Não importa como. Nesse processo, teve até presidente sendo mandado embora quando descobriram que até morto tava comprando chip pré-pago da operadora….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador