A dança da audiência nas emissoras de tv, e a Globo em queda

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Ontem, a Folha, em coluna de Keila Jimenez, trouxe os números da audiência da Globo. Segundo os números apresentados, a Globo volta a registrar a pior audiência de sua história em São Paulo. A emissora encerrou o mês de agosto com média diária de 12,5 pontos de audiência, pior resultado obtido na região. Cada ponto representa 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

A colunista aponta esse declínio como fim da euforia com a Copa, e seus números.

Em julho, a emissora marcou média de 14,2 pontos, já com perda de 12% de audiência. A queda é representativa se comparada com junho, o melhor mês da emissora até agora, com média de 15 pontos. Segundo a coluna, vale lembrar que os dois meses anteriores foram marcados pelos bons índices dos jogos da Copa, fazendo com que a rede batesse recordes de público em diferentes horários.

Daí chegou o horário eleitoral, afugentando boa parte da audiência.

Para o SBT o mês de agosto também não foi bom. A emissora teve pequena queda de audiência, passando de 5,5 pontos de média diária em julho, para 5,4.

A Band, por ocasião da Copa do Mundo, cresceu 15% e agora também perde audiência. Em junho registrou 3 pontos, em julho 2,6 pontos e agosto foi encerrado com média de 2,3 pontos.

A Record, por seu turno, cresceu. Passou de 5,7 de média em julho, para 5,9 pontos em agosto, um crescimento de 4%.

Com informações da Folha e por sugestão de Antonio C.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  A Dilma caiu 
    Audiência da

     A Dilma caiu 

    Audiência da Globo despencou nos últimos ano.

    Lá se vai o mote de que a imprensa prejudica o PT

    Nunca a comunicação virtual foi tão alta, e nunca se imaginou que Dilma poderia estar nesta situação.

    O que segundo o que se diz por ai é que Marina colocou 4 pontos de vantagem no 1.º turno e 12 no 2.º turno.

  2. Nao vejo a Globo jah ha anos,

    Nao vejo a Globo jah ha anos, desde que mudei de Net para Sky….nao me perguntem, nao sei, o combo Sky nao passa a Globo embora passem todas a outra abertas, inclusive a TV Brasil do Lula.

    Do complexo Globo soh assisto o “Manhata” o melhor programa do mundo e o Globo Rural que eh repetido pela Globonews..

     

    1. Não vejo mas vejo

      Ok. Globo é uma coisa. Globonews, outra bem diferente. Tambem gosto do Manhattan Connection; Lucas Mendes, Caio Blinder, Pedro Andrade, Ricardo Amorim e o impagavel Diogo Mainard amicissimo do Lula. Parabens.

      1. Correto Pereira

        A turma do Manhata eh todos amicissimos de Lula, inclusive o fugitivo de Veneza, Diogo Mainardi, que encreveu um livro “Lula eh Minha Anta” em homenagem ao presidente metalurgico…hehheheh

         

      2. Essas múmias neoliberais

        Essas múmias neoliberais ainda existem? Eu via o programa delas na era fhc, era um nojo só. Os caras eram chapas brancas até na médula. Continuam assim?

    1. Parte do que o pessoal

      Parte do que o pessoal defende como “lei de mídia” é chutar cachorro morto e desnecessário diante de uma nova realidade onde internet abarca tudo, som, vídeo, texto, etc. É legislar sobre um mundo em decomposição. Além de comprar briga desnecessário e alimentar paranoia antipetista e de direitista lunático.

      O ponto é que não deviam ter “entregue” o plano de banda larga para as operadoras. Seja pelo efeito que teria na grande mídia, como pelas possibilidades de negócios que se desenvolvem com o crescimento da rede.

      1. Prezado Ed
        Concordo com o

        Prezado Ed

        Concordo com o plano de banda larga que tu citou, mas é inconcebível que os barões da mídia continuem com conteudos impressos e audiovisual. É muita alienação…

        Abração

  3. A TV ainda é a midia principal.

    Não basta dizer que a audiencia da TV aberta caiu. É preciso saber para onde esta audiência esta migrando. Ninguem vai deixar de ver televisão. Mas esta vendo o que? Internet é complemento. Não é a midia principal. A principal ainda é a TV.

  4. Dizem que à partir de 2015 um

    Dizem que à partir de 2015 um outro grupo, alemão, vai estar com seu sistema de medição de audiência, contratado pelas demais emissoras de tv aberta, já operacional. Mais um motivo para desespero do eixo globo, ibope e agências de publicidade.

    1. Discordo de seu entendimento

      Discordo de seu entendimento sobre “o desespero” da Globo. Como postei há pouco e aqui, os Marinho não estão nem aí pro derretimento da audiência da Rede Globo, sinal aberto. O foco deles agora são os canais por assinatura: ganhar na publicidade como já o fazem, ganhar na assinatura. Logo, renda garantida. Como se fosse uma concessionária de energia, água ou telefone. E ainda mais: com a facilidade de faturar mais na publicidade já que de posse de números reais mediante as assinaturas, a pressionar os anunciantes com os mesmo números reais.

      1. Respeito, mas não acho que o

        Respeito, mas não acho que o faturamento e o poder que a tv aberta ainda proporciona para seus controladores são tão desprezíveis assim.

  5. Provam de seu proprio veneno….

    Todas, pela pesquisa estão caindo, exceto a Record, pelo visto.

    Não sei se vanglorio, ou entristeço, mas de uma coisa teho certeza!

    A globo principalmente, já cai tarde, e so não caiu antes, devido a proteção que sempre tiveram dos governos militares, para os quais era o porta-voz!

    Os governos posteriores, ficaram reféns da dita cuja, em função, acredito eu, de algum suposto dossiê que as OG, deviam ter contra vários dos deputados e senadores do Congresso.

    Daí o lloby desta organização, nunca permitir que se fizesse uma reforma na distribuição das verbas publicitárias da união, e nem votassem qualquer medida disciplinar quanto a distribuição do espectro!

    Mas…., como nada é para sempre, a não ser os diamantes, um dia a casa cai, e aí………………. 

  6. Sobre a queda de audiência da Globo

    A Globo não tem o menor interesse em revigorar seus canais abertos. O que os Marinho estão de olho mesmo é no segmento por assinatura: ganhar duas vezes e seguro. O anticapítalismo ou neo-feudalismo, tão ao gosto do empresariado nacional. Ganha na assinatura; ganha na execução publicitária como o faz na TV aberta; e garante o controle sobre a audiência possível, de inestimável valor na hora do fechamento de contratos publicitários… como as revistas e jornais, por exemplo. Não acredito que a Globo abra mão dos canais abertos; mas o foco hoje é outro. Não demorará e começará a produzir conteúdo exclusivo na área de entretenimento, como já o faz na área de jornalismo.

    1. Onde estão os números? Eu

      Onde estão os números? Eu duvido que a goebbels vai conseguir substituir o faturamento com publicidade na tv aberta por faturamento em canais pagos. Além do que, a tv a cabo também está ficando ultrapassada, o negócio agora é a internet. Aí os concorrentes são o google, netflix, etc, e não tv Band (rsrs) e SBT.

      1. A questao eh o poder dos

        A questao eh o poder dos Marinhos com a audiencia espetacular que tinham na TV aberta. Qualquer deslumbradinho(a), que se dizia jornalista, acreditava que da bancada da Globo poderia levantar o dedinho em riste para Presidenta da Republica. Perder aquela audiencia fenomenal, dos bons tempos, eh perder poder.

        Dinheiro por dinheiro, Eike teve montanhas dele, faltou o poder de uma Rede Globo nas maos para amaciar o Mercado. No dia que a caravana de jornalistas do Mercado abandonou o “futuro homem mais rico do Mundo”. Ele desabou.

  7. As pessoas estão assistindo

    As pessoas estão assistindo menos televisão porque estão trabalhando e estudando mais. Além do mais, os programas de TV aberta são de baixíssimo nível. Bom seria se a Globo tivesse traço na audiência. O governo federal tem a tv brasil e a tv escola que poderiam ser melhor aproveitadas.

  8.  Por Edu Franco
     “O

     Por Edu Franco

     “O jornalismo da Globo, da Revista Veja, a Folha de São Paulo, o Estadão etc –  é são falsos e manipuladores , a população que já percebeu isto , esta dando os piores indices de audiência da tv aberta e levando varias editoras a demissão em massa, e ainda a população está rechaçando seus profissionais na rua, isso tem ocorrido várias vezes, eles são hostilizados, e com razão, são profissionais da farsa, da edição enganosa, se julgam no olimpo da profissão, quando na verdade são a escória, a falta de ética, o serviço sujo, essa gente daqui a pouco vai correr risco de vida, meio parecido com o “marginalzinho” da Sheranazi.”

     

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”.

     

    Millôr Fernandes em 2006:

    ““A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime”.

     

     

    1. Você disse tudo

      Você disse tudo!!   Já vi vários vídeos de pessoas hostilizando a Globo.

      até nos Estados Unidos vários brasileiros protestaram contra essa emissora em apoio aos manifestantes no protesto que ocorreu em Junho do ano passado.  fui em uma dessas manifestações e vi muita, mais muito gente hostilizando a Globo até em um simples bate papo com aqueles que estavam envolvidos.   

      até na Zona Sul do RJ que a Globo sempre fez questão de incluir em suas novelas das 8:00 agora se voltaram contra ela.   moradores de perto da emissora deram todo o apoio aos maniofestantes quando teve protesto na porta da Globo em SP.    Virou febre isso!!!  Mas sabem por quê?  Por que o povo (alguns) acordaram, outros estão acordando!

      Estamos voltando ao século XX (não por completo), mas estamos.

      o povo cansoud e tanta besteira, desosrdem, vulgaridade, violência, repúdio, mentiras….   cansamos de tudo isso!!

      DEIXEM JESUS ENTRAR NA VIDA DE VOCÊS!!  MESMO QUE NÃO SEJAM RELIGIOSOS, MAS DIGA NÃO À TV ABERTA!!

      DIGAM SIM A TV FECHADA!! NÃO PODEMOS MUDAR O MUNDO E AS PESSOAS, MAS AO MENOS SE LIBERTE DA GLOBO E DAS DEMAIS EMISSORAS DE TV ABERTA!!  A TV FECHADA TEM MUITO MAIS A OFERECER, SE ENTREGUEM!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador