Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
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A nova mitologia gastronômica com Rodrigo Hilbert e MasterChef, por Wilson Ferreira

 
por Wilson Ferreira

Comer não é apenas para o estômago. Junto com o alimento também ingerimos mitologias – conotações, simbolismos, narrativas, retórica etc. Como um sismógrafo, as mitologias dos alimentos mudam ao sabor dos contextos sociais e políticos de cada época. Dos velhos programas culinários da Ofélia e Etty Fraser que celebravam a mulher como o esteio da família, passando pelas receitas combinadas com fofocas de celebridades, até chegarmos na complexa mitologia atual: o raio gourmetizador da “simplicidade descolada” na TV fechada (o ingrediente “sustentável”, restaurantes “despretensiosos”, a religião do Food Truck e o requinte da “comida de rua”) e os programas culinários que viraram reality shows gastronômicos na TV aberta com chibatadas de meritocracia anestesiadas pelo sonho do empreendedorismo para as massas. Uma mitologia que se tornou engrenagem importante na atual guerra híbrida que resulta em golpes políticos e “reformas” socadas goela abaixo. Dois irradiadores dessa “nouvelle mythologie”: Rodrigo Hilbert e MasterChef.

Quando comemos não ingerimos apenas vitaminas, calorias, proteínas e carboidratos para o corpo. Também junto com tudo isso devoramos conotações, simbolismos, signos e todo um conjunto de ingredientes linguísticos que forma a mitologia alimentar que diariamente nutre corações e mentes.

 Essa mitologia é mutante, quase como um sismógrafo que aponta os movimentos sociais, políticos e ideológicos de cada época.

Por exemplo, durante o período dos problemas coloniais da França na década de 1950 (a perda da Indochina e a guerra de independência da Argélia), o semiólogo francês Roland Barthes percebeu nas revistas daquele país a mitologização patriótica de alimentos como o leite (“bebida-totem”, assim como as 360 espécies de queijos e sua cultura), o vinho (fundamento de uma moral coletiva e “virilidade natural” dos franceses), o filé com fritas (símbolo francês da luta nacional contra a invasão dos steaks norte-americanos) e a “cozinha ornamental” das revistas semanais que elaboravam pratos como objetos que enalteciam as fantasias pequeno burguesas nacionais – leia BARTHES, Roland. Mitologias, Difel, 1980.

 

Hoje, aqui no Brasil, o sismógrafo alimentar (as variações das conotações alimentares) reflete grandes picos de frequência e ritmos complexos: gourmetização (a simplicidade popular combinada com sofisticação hip), simplicidade descolada, chefes necessariamente tatuados, produtos fetichizados e bares, restaurantes ou food trucks com um visual bruto ou estudadamente despretensioso e muitos, muitos programas realiy show nas quais cozinheiros amadores enfrentam tensas provas contra o relógio.

O grau zero da culinária

Mas nem sempre foi assim. No passado, a palavra “gastronomia” passava longe dos “programas culinários” da TV como o da Ofélia (cujo programa, na Band até 1998, confunde-se com a própria história da TV brasileira) e o da atriz renomada de teatro e da extinta TV Tupi Etty Fraser – não era cozinheira, mas ganhou o rótulo por honoris causa em programas como Na Boca do Forno e A Moda da Casa.

Comparados com os atuais, pareciam o grau zero da culinária – apresentavam apenas a receita: ingredientes, preparo e resultado. Mas construíam a cada programa a mitologia do papel da mulher em uma ordem patriarcal – esteio da família, a comida como agregadora do lar, a importância do prato bem feito à espera da volta do marido para casa depois de um dia de trabalho. 

Da rainha do lar à bonachona mama italiana, como simbolizava Etty Fraser, conotava-se os alimentos em tempos conservadores da ditadura militar brasileira – o fortalecimento da família em tempos difíceis através de pratos deliciosos. 

 

Tanto é verdade esta urgência da função ideológica que nesses programas nem era discutido o produto, a procedência dos ingredientes ou a natureza saudável ou não, processada ou natural dos componentes – obsessão-fetiche nos programas atuais. O que importava era o resultado – uma receita deliciosa que pegaria os mais recalcitrantes pelo estômago.

Com a entrada na década de 1990, os “programas culinários” foram ressignificados e a mitologia à mesa atualizada. Com a mulher no mercado de trabalho e os papéis maternos em constantes permutas com o homem, os alimentos perderam aquela função de esteio da família.

Da culinária à guerra híbrida

Nessa época, as receitas culinárias se mesclavam com mexericos de celebridades e fofocas da TV no seminal Note e Anote com Ana Maria Braga na TV Record. Mesmo assim, ainda necessitava do estofo, da nostalgia da velha mitologia – Palmirinha Onofre tornou-se colaboradora com o ar de vovó do interior, ensinando didaticamente o passo-a-passo das receitas. Quase o grau zero da culinária, não fosse a sua função semiótica secundária de suprir com um pouco do lastro da nostalgia familiar as frívolas pautas de beleza, fofocas e estética.  

Porém, os tempos de trégua acabaram. Da tranquila rotina entre as pautas neutras dos programas matinais, hoje a mitologia dos alimentos foi convocada para a militância da chamada “guerra híbrida” – desestabilização e golpes sobre governos para impor a agenda das reformas trabalhistas e de todos os direitos assistenciais,  exigidas pela banca financeira, os verdadeiros credores de toda a sociedade.

Desde que a apresentadora Ana Maria Braga usou um colar de tomates (metáfora tosca para alertar para um suposto descontrole inflacionário do legume – ou será fruto?) para apresentar novas receitas ao distinto público, a mitologia alimentar foi convocada para a guerra semiótica.

 

O primeiro movimento foi o que se chamou jocosamente de “raio gourmetizador” no contexto de político brasileiro de polarização e radicalização ideológica – enquanto a chamada “Classe C” ascendia ao consumo, shopping e aeroportos, o tradicional “coxinha” (aquele com camisetas polo Lacoste dos anos 1990) era substituído por uma versão 2.0: o “simples descolado”, figura autossustentável, preocupado com a agenda eco-planetária e querendo parecer politicamente engajado no contexto dos protestos de rua. 

Uma nova mitologia alimentar foi criada: da pipoca ao churrasco, do chocolate à agua mineral, tudo passou a ter uma versão gourmet exclusiva. O antigo carrinho de “dogão” prensado ou do x-tudo agora virou um food truck sofisticado. Até o carvão virou gourmet – não faz fumaça e é ecologicamente correto e ideais para “varandas gourmet”, onde as linguiças igualmente gourmet também “harmonizam-se” com cervejas compradas de alguma empresa que adquiriu um kit de fabricação artesanal de cerveja de alguma startup.

Uma resposta simbólica para a invasão das hordas bárbaras aos templos de consumo: transformar o “simples” e o “popular” em algo descolado ao criar uma nova mitologia urbana: o ingrediente “sustentável”, restaurantes “despretensiosos”, a religião do Food Truck e o requinte da “comida de rua”.

 

Fim da liturgia culinária

Enquanto isso, na TV aberta o segundo movimento: a culinária vira gastronomia e a liturgia do passo-a-passo das receitas trocada pela adrenalina de cozinheiros amadores em reality shows como MasterChef. Ao vencedor, a chance de se tornar empreendedor.

Na TV aberta a gourmetização para as massas, um propósito essencialmente disciplinar e ideológico: aos aspirantes à gourmetização, futura mão de obra de empreendedores que trabalharão para a elite, chibatadas do ideário meritocrático. E nos momentos atuais de crise, a esperança do empreendedorismo – o sonho de alcançar aquele momento mágico no qual a força de trabalho se transmutará em capital…

E na TV fechada a gourmetização para a elite: programas de chefs e celebridades  que de repente se transformaram em guardiões de uma suposta simplicidade da culinária popular perdida – o “rústico”, o “artesanal”, a comida “de raiz”. Legítimo porque “sustentável”.

Hilbert faz uma tábua de madeira para sua cozinha

 

Gourmetização para a elite – o caso Rodrigo Hilbert

O modelo, ator e figurinha carimbada nas festas cobertas pelas revistas sobre a vida das celebridades começou como o melhor exemplo dessa simplicidade descolada. No programa Tempero de Família no canal fechado GNT Hilbert maneja panelas de ferro, fogões a lenha e churrascos de fogo de chão para por em prática as receitas da sua infância no interior de Santa Catarina. Receitas da sua avô, diz o apresentador, devoto da “simplicidade” da cozinha brasileira.

 

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

8 Comentários

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  1. Ab so lu ta men te NAO tolero

    Ab so lu ta men te NAO tolero Ramsay!  (Como nao assisto televisao, nem sabia quem era ate o mes passado.)

    E eh verdade pura, o ponto central dele eh humilhacao alheia para consumo das classes economicas mais altas.

  2. Crítica simplista. Vamos com

    Crítica simplista. Vamos com calma. Nem tudo é cinzento neste país. Tais programas são sim para a classe média-média tradicional onde as jovens não sabem sequer cozinhar um ovo na água. Existem uma, duas ou mais gerações de mulheres que não sabem nada de preparação de quaquer prato simples muito menos algum mais sofisticado. E as cozinheiras domésticas tradicionais estão ficando escassas. Então, qual o problema das jovens se interessarem por tais programas? As TVs investiram nisso para atrair audiência cada dia mais escassa porque há interesse. Não é através do preparo culinário que as mulheres maais jovens vão ser idiotizadas pela mídia e sim através de inúmeros outros programas no ar. 

  3. Oh, e essa resignificacao

    Oh, e essa resignificacao culinaria tem um ponto a mais que ninguem nota, Wilson:  o programa de Ramsey, por exemplo, pretende ser tecnico mas eh todo emocional em seus piores sentidos.  Voce ta suposto a se importar com o tempo que eles gastam individualmente e coletivamente, e ainda com os problemas deles pra conseguir fazer isso e aquilo separada e conjuntamente!

    Uh…  entao ta…

  4. Sou do contra e ponto

    Gente, considero-me de esquerda (e todos  que convivem comigo) desde que me lembro que comecei a pensar. Cinco décadas depois, não tenho muita paciência com a esquerda do contra. Tá bom, ninguém vai dizer que Rodrigo Hilbert está trabalhando para o bem comum, com uma visão muito abrangente. Mas eu gosto de vê-lo na TV. Comporta-se com os brasileiros como um brasileiro. De uma classe social superior, respeitada inclusive pelos que não são considerados tão superiores, mas com respeito, carinho, atenção. Gosto dele. sua primeira temporada me lembrava minha mãe cozinhando. Truques e tradições culinárias bem brasileiros, pelo menos no sul e sudeste. Acho muito bem sermos críticos. Mas não podemos perder o amor e a boa vontade com o próximo.

     

  5. Alguns pontos
    No YouTube há quilos de vídeos de como se fazer isto e aquilo, acho que até anteriores a alguns dos programas citados.
    Aprender a cozinhar, não importa o método é extremamente importante, sem essa de ficarmos na dependência de terceiros, seja mamãe, empregada ou restaurante.
    Depois que tive de comer em algumas cidades do interior, descobri que houve um desaprendizado. Ou alguém acredita que se valoriza quem cozinha bem interior afora.
    Desta maneira, que se ensine e se aprenda, e pela TV e computador fica até mais barato.
    E antes que me esqueça, food truck é o cacete.

  6. Interessante.

    Depois do menosprezo das elites pelo “fazer comida” (fazer comida é coisa de empregaDA e de gente pobre), venda a rodo de produtos industrializados (com altos teores de conservantes, sal – que também é um tipo de conservante – e quetais), eis, que, de repente, “fazer comida” foi apropriado pelas elites (e aspirantes a) como a nova mercadoria.

    É bastante compensador sentir-se elite. Não ser é um detalhe.

    Se houver céu, Ivan Illich, Veblen e Kracauer estão rindo muito. E o Simmel, anotando tudo.

  7. Bem notado, caro Wilson.

    Bem notado, caro Wilson. Vulgaridades coloridas (como contas de vidro oferecidas por europeus aos nativos das Américas) em embalagem “gourmet” como esses programas causam danos irreparáveis à saúde cidadã das pessoas. O problema não é a comida mas sim a ideologia do falso privilégio. A mania de pretender-se especial e diferenciado fazendo algo que qualquer um pode fazer – o capital só ganha se for na escala, no “atacado”, para muitos – ainda vai matar a coxinharada de esquizofrenia.

    Hein? Esquizofrenia não mata? Vida é só vida biológica? Zumbi vive? Vive em clubes, comentando o que um ente misterioso chamado “todo mundo” comenta, é isso?

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