Com dificuldades financeiras, TV Cultura extingue Departamento Infantil

Do site Notícias da TV

Sem dinheiro para se manter no ar, Cultura corta núcleo infantil
 
Bonecos de Cocoricó, cujos manipuladores serão dispensados pela TV Cultura em dezembro

Por REDAÇÃO, em 03/10/2013 · Atualizado às 17h57

Responsável pela produção de Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum, referências da programação infantil nacional, o Departamento Infantil da TV Cultura foi extinto. O gerente do núcleo, Fernando Gomes, foi demitido na segunda-feira (30).

Os programas Cartãozinho Verde e Quintal da Cultura foram transferidos para o Núcleo de Produção, que cuida de todas as atrações.

Já o Cocoricó sairá do ar após 17 anos na programação. O programa terminaria no dia 27 de setembro, mas o elenco fez um apelo ao presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, para cumprir seus contratos até o fim, em dezembro.

Com isso, o programa TV Cocoricó deixa de ser diário, mas será exibido até o final do ano aos sábados, ao meio-dia, com os 11 integrantes, incluindo Fernando Gomes, que agora está contratado apenas como manipulador do personagem Júlio. O programa terá apenas um roteirista.

Passando por uma de suas piores crises, com orçamento “estourado”, a Cultura vem promovendo demissões a conta-gotas, cortando principalmente funcionários tidos como de altos e médios salários.

Na segunda-feira (30), três gerentes de núcleo e um diretor foram dispensados. Na semana passada, a emissora rompeu com Amir Labaki, apresentador da sessão de documentários É Tudo Verdade.

Segundo profissionais da Cultura, Marcos Mendonça tem feito poucas demissões, de no máximo cinco pessoas por dia, para não chamar a atenção de sindicalistas e imprensa.

Sem ajuda do Estado, a Cultura não terá dinheiro para se manter até o final do ano. Da verba de R$ 159 milhões para 2013, 90% já foram gastos.

Em nota, a emissora informou que o desligamento dos quatro funcionários na segunda-feira ocorreu “em função da necessidade de contenção de despesas”. A emissora não se pronunciou sobre o fim do Departamento Infantil, mas afirmou que seus profissionais foram remanejados. E diz que teve de dispensar Amir Labaki “em função de contenção orçamentária”.
 

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Passando por uma de suas

    “Passando por uma de suas piores crises, com orçamento “estourado”, a Cultura vem promovendo demissões a conta-gotas, cortando principalmente funcionários tidos como de altos e médios salários”:

    Sugiro que todo mundo passe os olhos no google a respeito desse assunto, que ja foi discutido e exposto no blog varias vezes.  Foi a tucanada:

    https://www.google.com/search?q=site%3Aadvivo.com.br+%22tv+cultura&rlz=1C1BLWB_enUS532US533&oq=site%3Aadvivo.com.br+%22tv+cultura&aqs=chrome.0.57j58.8433j0&sourceid=chrome&ie=UTF-8#q=site:advivo.com.br+%22tv+cultura%22

    UM dos meus dulcissimos comentariosem uma pagina com 240 comentarios, em setembro de 2010.  Ate hoje o governo federal nao interviu.

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/pedagio-derruba-mais-um-jornalista-da-tv-cultura?page=4

    Ainda da tempo de salvar a Cultura.  Eles so teem que colocar a boca no trombone.  Um ou dois falando em off eh que nao vai funcionar.

    Serra esta de saida.  Permanentemente.  A agenda de destruicao da Cultura tem a ver com “elite” descartavel brasileira sabotando o nacional para a exportacao.

    Eu estou dizendo que da pra salvar a Cultura ainda.  E da.  Mas nao vai ser sem governo federal no meio nao.

    (Se sair sem formatacao eh culpa do blog)

    1. TV Cultura

      Mas ele é a própria luz apagada. Haja competência destes rápulas em manipular o dinheiro público em proveito próprio.

  2. Bem a cara do tucanato.

    A programação infantil tradicionalmente é o melhor da Tv Cultura.

    Será limada em favor da permanência do Jornal da Cultura, um centro avançado de propaganda tucana.

    E nem se dão ao trabalho de dissimular. Vai na cara dura mesmo. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  3. TV Ex-Cultura

    Lamentavel, uma pena, uma tv pbulica exemplar. Agora uma porcilga de elementos tais como um tal de Augusto Nunes. Optaram por “rifar” o departamento infantil e valorizar as atividades tucanas na emissora. Piada Pronta. 

  4. Nassif, o PSDB,

    Nassif, o PSDB, difinitivamente, destruiu uma instituição que nos deu tantas informações ecultura…Dá um dó!

  5. Destruíram a principal

    Destruíram a principal Universidade da América Latina.

    Agora transformarm a Tv Cultura em uma emissora redação da Veja. Nada mais.

    Aves agourentas esses tucanos…

  6. E depois dizem que o PSDB é

    E depois dizem que o PSDB é sinônimo de eficiência…depois da Manchete, a emissora foi a que mais investiu na criançada, e com ainda mais qualidade. Ra-tim-bum, Castelo Ra-tim-bum, Cocoricó, os desenhos educativos (Pequeno Urso, as bruxinhas, Babar e inúmeros outros canadenses e europeus que não se encontravam em nenhuma outra emissora) e vários programas de extrema qualidade voltados para o público infanto-juvenil. Tintim, por exemplo.

    Olha, é por esses coisas que eu Nunca votaria no PSDB. Posso não ter votado no PT (exceto para presidente, que sempre fui com o o partido), mas esses canalhas que lotearam a TV Cultura (que começou a degringolar exatamente no segundo governo Covas. Depois de Alckimin, então, ladeira abaixo.

    Mesmo assim, ainda tiveram algumas exceções, mas agora o desmonte é para valer. Lamentável.

  7. Competência emplumada

    “A minha prioridade, é derrotar o PT, cuja prática e projeto já comprometem o presente e ameaçam o futuro do Brasil.”

    Sr. serra, quem quase acabou com o Brasil foram vcs emplumados.Em SP,se não fosse as verbas federais,vcs também já teriam acabado com o Estado.A  Tv Cultura que vcs “aparelharam” colocando lá os amiguinhos a transformando em  palanque tucano,, de ha muito vem defiando mostrando toda a “competência” que vcs emplumados  tem na  administraçao pública.

  8. Isso que é gestão. Acabaram

    Isso que é gestão. Acabaram com o que tinha de melhor na televisão brasileira. Esses tucanos  merecem ser estudados. Mantém um roda viva com Reinaldo e Augusto, assinaturas de Veja , Época e outros lixos , aprovação continuada.E ainda querem isso para o resto do país. Parei.

  9. É assustador a americanização

    É assustador a americanização da grade de programação da TV Cultura principalmente a partir de 2013, mesmo os filmes onde podíamos assistir filmes europeus, árabes, iranianos e latinos hoje só passa filmes americanos velhos dos anos 50……

  10. A Desgraça da rede Cultura

    A Desgraça da rede Cultura começa na gestao Covas

    De la para cá destruiram uma televisao que era premiada internacionalmente pela qualidade de suas produçoes

    Alias antes dos sucessivos governos do PSDB a TV cultura SP era a unica emissora que tinha transmissao de documentarios regularmente , em nenhuma outra TV nos tinhamos acesso a eles

    Vi grandes  documentarios na TV Cultura e a gestao Covas me fez migrar para a TV a cabo pois percebi que sem a Cultura nao veria mais nada digno do nome na Tv Aberta de forma regular…

  11. O Nelson marMotta comemorou

    O Nelson marMotta comemorou em post para O Globo o ibope ‘traço’ da tv Brasil, já a quebra da MTV da Abril e da Culltura dos bicudos acho que não vai motivo de comemoração para a marMotta.

  12. É de muito se lamentar.

    É de muito se lamentar. Quando a Cultura era uma televisão pública, os programas todos eram maravilhosos. Você podia passar o dia inteiro ligado na emissora, e nada do que passava era ruim. Bambalalão foi o melhor programa infantil de todos os tempos no Brasil e um dos melhores do mundo. Silvana Teixeira e Gigi Agnelli comandavam duas turmas de crianças, Vermelho e Amarelo, que competiam entre sí. Enquanto a Xuxa fazia na Globo competição individual de crianças, Bambalalão fazia a competição entre duas equipes. A diferença ideológica para a cabeça das crianças é seminal e abissal. Depois que a TV Cultura passou a ser a ser o canal de um partido político com interesses empresariais, acabou-se mais um maravilhoso sonho brasileiro.

  13. É o jeito PSDB de gerir

    É o jeito PSDB de gerir negócios ……   alguma novidade?? Mas agora o Pondé tem seu próprio programa….prontinho pra destilar todo ódio em cima do grande mal do século….o PT!!!

  14. Um grupo de pessoas (estou

    Um grupo de pessoas (estou generoso hoje…) que destroem uma TV Cultura merecia ser enviado para algum planeta sem vida; a programação infantil, teatro, musica, tudo da melhor qualidade, que tristeza!

    Sempre fico pensando, como esse tal grupo consegue ser eleito durante tantos anos. Será que os Paulistas desejam para seus filhos e netos uma escola pública destruida, um Metrô raquítico e uma bandalheira exuberante, pedágios em qualquer meio metro de estrada, uma Assembéia Lesgilativa completamente domesticada, uma imprensa comprada, etc, etc. Não entendo o voto dos Paulistas.

    1. Tucanos são chiques

       

      Eis uma boa razão pra votar neles. É um charme votar em tucanos, mesmo que eles saqueiem os cofres públicos e desmontem sistematicamente o Estado.

  15. Um grupo de pessoas (estou

    Um grupo de pessoas (estou generoso hoje…) que destroem uma TV Cultura merecia ser enviado para algum planeta sem vida; a programação infantil, teatro, musica, tudo da melhor qualidade, que tristeza!

    Sempre fico pensando, como esse tal grupo consegue ser eleito durante tantos anos. Será que os Paulistas desejam para seus filhos e netos uma escola pública destruida, um Metrô raquítico e uma bandalheira exuberante, pedágios em qualquer meio metro de estrada, uma Assembéia Lesgilativa completamente domesticada, uma imprensa comprada, etc, etc. Não entendo o voto dos Paulistas.

  16. Se o ministro da saúde,

    Se o ministro da saúde, Alexandre Padilha, se eleger governador de São Paulo, gostaria de sugerir o nome de Luís Nassif à frente da TV Cultura! Tenho certeza de que ele,  Nassif, teria os nomes certos para os lugares certos dentro da TVC. Quem compra essa ideia?

  17. …..  uma pequena mostra

    …..  uma pequena mostra como o orçamento publico eh tratado nas autarquias publicas: eh tenue a linha q separa a mah feh da incompetencia.

    o povo q se exploda, eh mero detalhe ….   personagem do grande brasileiro Chico Anisio .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador