Globalização acaba com monopólio da Globo no futebol

Da Folha de S. Paulo

Telespectador tende a ser beneficiado pela disputa entre TVs

Por Nelson de Sá

A aquisição do Esporte Interativo pela norte-americana Time Warner, em janeiro de 2015, e a valorização do dólar frente ao real, ultrapassando a barreira de R$ 3 em março de 2015, prepararam o caminho para iminente rompimento do controle da Globo sobre o futebol brasileiro.

O que a Record não conseguiu, com o endosso da Igreja Universal, a gigante americana de mídia está perto de alcançar, com a confirmação já pública de seu acordo com o Santos, pelos direitos para TV paga a partir de 2019.

Outros clubes estariam encaminhados, aproximando o EI de metade da primeira divisão do futebol.

A “guerra” entre os dois grupos de mídia, na expressão usada pelo presidente do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva, já leva a Globo a negociar concessões com outros clubes, caso do mesmo São Paulo.

Mas o beneficiário final da concorrência —entenda-se guerra, no caso, como o simples funcionamento regular do mercado— tende a ser o consumidor das transmissões, sujeito oculto nas conversas, por enquanto.

Ao fechar a compra do controle do EI, o presidente da Turner latino-americana, subsidiária da Time Warner, alertou tratar-se de “aquisição estratégica”, visando crescimento em um “mercado prioritário para a Time Warner”.

A primeira batalha foi pela transmissão da Liga dos Campeões, a partir de setembro, de início só on-line.

A Net, maior operadora de TV paga, não incluiu os canais EI na grade, mas a resistência durou pouco —a partir do dia 17, Chelsea, Bayern de Munique, Real Madrid e Barcelona estarão lá também, pelas oitavas de final.

O EI mostrou sua disposição para gastar ao vencer ESPN (Disney) e SporTV (Globo), que se associaram nessa disputa pelos direitos de transmissão da Liga. No entanto, por mais torcedores brasileiros que tenham os grandes europeus, o “mercado prioritário” é de Corinthians, Flamengo e outros grandes brasileiros.

Na nova batalha, a Time Warner não tem economizado seu dólar tão valorizado (R$ 3,89, cotação de quinta às 17h). Os valores que vem oferecendo seriam até nove vezes superiores aos da concorrente.

Mais importante, talvez: embora estejam em jogo só os direitos para TV paga, as ofertas incluiriam pagar pelos direitos para TV aberta, para evitar que a Globo ameace não pagar por eles, em represália —como, aliás, o Santos afirma temer.

A Time Warner não está sozinha nesta corrida às compras de mídia no Brasil.

Em paralelo, os gigantes de publicidade e relações públicas WPP e Omnicom acabam de adquirir o Grupo ABC e a agência Máquina, respectivamente.

Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. é o começo do fim da

    é o começo do fim da globo.

    sem o futebol, a audiiencia cai muito…

    até que enfim, a concorrencia, que deveria ser base do capitalismo,

    masq ue a globo insiste em rejeitar para sobreviver……

    só se aguenta com as recorrentes chantagens.

  2. Rindo feito um louco…

    A notícia está imcompleta. Atlético PR e Coxa também já assinaram com a Time.

    Quanto a Record os bispos evangélicos ainda não sabem negociar. Precisam aprender com os padres católicos que são excelentes negociadores comercias (SIC).

    Em breve deixaremos de exportar nossos jogadores, comprando a peso de ouro os campeonatos europeus onde eles vão jogar, para vender os direitos de transmissão do nosso excelente futebol para o resto do mundo. 

    Pena, pena mesmo, que o lucro disso tudo vai para os USA.

    A goobles e muito mediocre e sovina. Poderia ter feito isso há anos. Incompetente preferiu dar suporte a sua programação de novelas e faustão. É muita falta de visão.

     

     

    1. Mas pra isso precisaria ter
      Mas pra isso precisaria ter macho na política.

      Não é o caso.

      Ps: O Deputado Federal do PT Andres Sanchez é aliado de primeira hora do Lula (para eleger o Haddad) e da Globo (pra implodir o Clube dos 13)

      Esse o nível.

  3. Requião para as Comunicações.

    Se o Governo Federal tivesse um mínmo de estratégia para enfrentar a grande mídia golpista nomeava o Senador Roberto Requião para o Ministério das Comunicações, ele sabe muito bem enfrentar esses grupos oligopolistas, principalmente usando a arma mais eficaz: Verbas. Infelizmente parece que o Governo Dilma gosta mesmo é de apanhar.

    Com Requião e o Esporte Interativo o declive da globo ficaria bem mais ingreme.

  4. Eu fico impressionado quando

    Eu fico impressionado quando os supostos esquerdistas comemoram a perda de mercado de uma empresa brasileira para grupos americanos.

    Outro dia vi aqui o povo comemorando a queda de audiência da globo para o netflix. Até parece que preferem séries americanas a produções como “O auto da Compadecida”, “Pedra do Reino”, “Grande sertão veredas”, “Riacho Doce” etc.

    Agora comemoram que mídias de esporte estrangeiras estão ganhando espaço da globo!!! Quero ver quando passarem final do super bowl. Aliás, já passam..

    1. De acordo com a Constituição. ..
      A Esporte Interativo é empresa 100% nacional.

      Tem CNPJ acabou , é nacional Não sabia que era assim?
      Talvez Agora seja possível MUDAR a CONSTITUIÇÃO para que a Wolks do Brasil seja tratada pelo que ela é, uma empresa alemã.

    2. Sou nacionalista, mas a famiglia Marinho não é

      Além de ser nacionalista, sou de esquerda. Defendo a empresa nacional, mas a famiglia Marinho (que é nacional) faz de tudo para prejudicar o Brasil, por ela toda empresa nacional pode ir para o controle dos estrangeiros, desde que ela continue abocanhando rios e rios de dinheiro. Que se dane a famiglia Marinho e as empresas do PIG que a seguem. Todas elas tem que danar e falir. As empresas do PIG são brasileiras, mas agem como se não fossem brasileiras, fazem propaganda contra o Brasil, emperram o desenvolvimento econômico do Brasil promovendo a crise e a UDN.

      Como uma pessoa de esquerda e nacionalista torço para que a Fox, a ESPN, a EI tire o futebol da famiglia Marinho, com isto vai enfraquecer o PIG, quem ganha com isto é a democracia e o Brasil.

    3. Se você fosse um pouco mais informado….

      Saberia que a Globo comprou os direitos de transmissão do campeonato paulista de 2015 e não transmitiu o único jogo que aconteceu em uma semifinal, na qual estava o Santos, que viria  a ser o campeão. Ou seja, a ameaça de privar o torcedor de assistir futebol não vem das emissoras internacionais, é uma realidade imposta pela Globo. Nós torcedores não temos nada a perder.

  5. O mais importante é saber se

    O mais importante é saber se vão acabar com a espanholização em curso no futebol brasileiro. Vão acabar ou cariocas e paulistas continuarão ganhando mais, em especial os dois queridinhos? Se isso acontecer nada muda e em breve estaremos vendo placares ridículos na séria A como tem na Espanha, tipo 6×0, 7×0 ou 8×0. 

    1. Mas pra paulistas e cariocas
      Mas pra paulistas e cariocas perderem o imenso privilégio de sediarem o oligopolio midiatico é bem complicado né mestre…

      Aí vc está propondo uma verdadeira revolução e, diga-se de passagem, no lugar errado.

      Basta ver como se distribuem os assuntos aqui.

  6. Futebol brasileiro entre a

    Futebol brasileiro entre a cruz e a caldeirinha. Quando é que os time grandes vãoao montar a sua liga independente, sem estaduais? Vender direitos de transmissão de campeonatos promovidos pela FPF e CBF é só mudar a mão que alimenta a corrupção no futebol.

  7. Não adianta trocar só a detentora dos direitos de transmissão
    Se apenas trocar a detentora dos direitos de transmissão e continuar com o projeto de “espanholizar” o futebol brasileiro nada vai mudar, na verdade pode até piorar pois hoje a Globo é a grande inimiga amanhã não teremos inimigo algum e iremos ser conduzido bovinamente ao fim do bom futebol brasileiro, sobrando só os jogos de Flamengo e Corinthians para serem assistidos dentro do país, já que na América do Sul estes dois grandes brasileiros serão apenas coadjuvantes…..

  8. Estava vendo os preparativos

    Estava vendo os preparativos para a final do Super Bowl. Olha, o que mais invejo nos norte-americanos é a sua organização. Incrível como conseguiram tranformar uma final de um esporte num megaespetáculo (e olha que não gosto de futebol americano). Incrível também como os dirigentes brasileiros são tão incompetentes que não conseguem nem copiar uma ideia dessas. Mas não fico espantado: os dirigentes brasileiros são incapazes de pensar a longo prazo e mais incapazes ainda de pensar em termos coletivos. Pra eles só interessa o deles, aqui e agora. Triste ver como tanta burrice acaba estragando um produto como o futebol.

    1. O analfabetismo funcional não
      O analfabetismo funcional não permite ao brasileiro perceber que um espetáculo é apenas um espetáculo.
      Aqui jogo de futebol é jogo de futebol. Espetáculo é outra coisa.

      1. Eu busco (já acendi até vela

        Eu busco (já acendi até vela para Saussure) deseperadamente por um embasamento epistemológico para o termo ”’analfabetismo funcional”. Se é que ele existe, claro. 

    2. Super Bowl sim, carnaval pasteurizado da famiglia Marinho não

      Estou preparado para assistir o Super Bowl 50 pela ESPN. Isto é um espetáculo, é um jogo sensacional, essa liga esportiva que engloba várias franquias produz uma competitividade que não é mostrada pelo nosso futebolzinho e os cartolas ladrões e burros que dirigem os nossos clubes de futebol.

      Se os nossos clubes de futebol peitassem e dessem um chute no traseiro da famiglia Marinho e da CBF. Infelizmente os nossos clubes de futebol são controlados por mercenários, bandidos e ignorantes que não percebem a força que uma liga tem.

      Já o nosso carnaval pasteurizado transmitido pela famiglia Marinho é uma coisa chata e monótona, pois foi deformado pela sonegadora e mentirosa famiglia Marinho.

  9. A que ponto chegamos

    Para acabar com as roubalheiras da família Marinho estamos festejando a entrega de nosso futebol aos americanos. Não sei qual se não é pior.  Mas, ou o Brasil acaba com a Globo, ou a Globo acaba com o Brasil. Meu deus.

    1. E os americanos devolverão nosso futebol aos brasileiros…

      E os americanos devolverão nosso futebol aos brasileiros. Por mais paradoxal que isso possa parecer.

      Qual foi o benefício que a Globo trouxe ao futebol brasileiro?

      Para começar, ela paga aos clubes muito menos do que eles merecem, como já se viu quando a Record tentou comprar os direitos e como se vê agora com as ofertas de “até nove vezes” mais que as cifras pagas pela filhote da ditadura (copyright Leonel Brizola). Isso sem contar com o “cabresto” financeiro dos gentis adiantamentos que faz para os clubes que, na verdade, só tem o intuito de mantê-los em suas mãos.

      Além disso, ainda em referência aos clubes, poucos tem visibilidade real na tela da tv, uma vez que a ditacuja privilegia os clubes de maior torcida. Essa benvinda concorrência deve mudar um pouco esse estado de coisas.

      Para finalizar, esse movimento deve devolver o futebol aos brasileiros também porque não será preciso obedecer a grade de programação da malvada platinada.

      Futebol às 10 da noite, acabando meia noite, é um tapa na cara do trabalhador brasileiro que acorda às 5 pra entrar no batente às 7 da manhã. Futebol só quarta e domingo? Por que?

      1. Nenhum

        A famiglia Marinho apequenou o nosso futebol, fortaleceu os dirigentes bandidos. Todos os clubes de futebol, sem exceção, são dirigidos por pessoas desonestas que tem medo da famiglia Marinho e se aliam à essa organização criminosa chamda famiglia Marinho.

  10. ninguém aqui comemora perda

    ninguém aqui comemora perda de mercado da globo….

    comemoro  a sua necessária debacle para melhorar a política interna….

    a globo pode até ser ipmortante na exportação de novelas etc e tal,

    mas, convenhamos, age internamente como se fosse a

    casa grande malhando a senzala, açoitandoi-a.

    inadmissível…

    é como se fossemos contra a inglaterra

    que era contra a escravidão….

    mesmo que sejam empresas estrangeiras, pelo menos muda

    essa asquerosa dependencia interna

    aos interesse da globo, que parece mais realista que o rei ao defender

    mais os interesses norte-americanos aqui do que as próprias empresas de lá…

     

  11. Incrivelmente não se
    Incrivelmente não se relaciona jamais que num país deste tamanho o enfraquecimento da Globo pode significar o surgimento de emissoras regionais e, consequentemente, fortalecimento destas economias.

    Dito de outra forma: o país está e quase sempre esteve no aguardo das decisões tomadas ora por cariocas ora por paulistas devido ao imenso poder que o controle nacional da comunicação lhes permite.

    É uma espécie de tabu, aguda falta de percepcao da dinâmica social ou atuação em causa própria. Ninguem, dos políticos aos intelectuais passando por administradores públicos ou privados, NUNCA toca no assunto.

    Tabu porque parecem evitar ou tem medo de sua abordagem; falta de percepcao porque está evidento como problema e ação em causa própria porque claramente beneficia os agentes ali localizados.

  12. A Globo tem que perder o

    A Globo tem que perder o monopólio de tudo.

    Ontem na transmissão do carnaval  do grupo de acesso do RJ, o Escobar, locutor esportivo, abusou do direito de falar merda.

    Caracá !!! Como colocam um cara que não endente nada de carnaval para comandar a transmissão.

    A Globo abusa e não está nem aí para o telespectador, porque não tem concorrência.

  13. Libertação do futebol brasileiro

    Já se falou muito sobre a renovação do acordo feito pela Globo e os clubes brasileiros para transmissão exclusiva dos Campeonatos Brasileiros de 2016 a 2018.

    O prejuízo para os clubes foi demonstrado à época.

    Já se sabia com antecedência que a Record estava com uma proposta financeira muito melhor do que a da Globo.

    A Vênus Platinada então saiu da disputa oficial e durante as noites escuras do futebol brasileiro arquitetou o plano para ter os clubes ao seu lado, tarefa, aliás, muito fácil.

    O único time que tentou resistir até o final foi o Atlético Mineiro, cujo presidente era Alexandre Kalil, mas, sozinho, não conseguiu. Ao contrário, o seu rival Cruzeiro foi um dos primeiros a aderir. O presidente era Zezé Perrela, muito ligado à Rede Globo.

    Sim, aquele mesmo do helicóptero com meia tonelada de pasta base de cocaína.

    O trenzinho da alegria também passou pela Bahia. O Bahia (o presidente era Marcelo Guimarães Filho, o destituído) e o Vitória (o presidente era Alex Portela) também aderiram de imediato.

    A Globo ganhou mais força ainda e os times perderam. O dinheiro que os clubes receberam foi bem menor do que receberiam pela proposta da Record.

    Era o caso de as torcidas perguntarem:

    Presidente, por que o senhor preferiu um contrato em que meu time ganha menos?

    Mas elas, as torcidas, não ficaram sabendo.

    Por que?

    Porque a mídia não pensa no futebol brasileiro e sim nos seus interesses.

    E a notícia, claro, foi abafada.

    Corinthians e Flamengo foram os beneficiados.

    Todos sabem, e isso já foi denunciado várias vezes, que um diretor da Globo participa das reuniões da CBF e é ele quem determina como e quando serão os jogos (numa tentativa de ficar de fora da descoberta dos recentes escândalos de corrupção da FIFA e CBF – pausa para rir – a Globo o afastou recentemente).

    Todos sabem também que no acordo há flagrantes prejuízos ao futebol brasileiro e aos torcedores, como os horários dos jogos, que são empurrados goela abaixo principalmente por causa das novelas da Globo.

    Todas as torcidas deveriam se engajar nesse movimento, porque os seus times terão mais dinheiro e verão uma distribuição mais justa.

    O próprio Flamengo sabe que na alternativa que está surgindo ganhará ainda mais do que ganha com a Globo e por isso já faz parte dela.

    Volto à Bahia.

    Talvez fosse interessante a torcida do Vitória também se engajar nessa luta. O Vitória não faz e é possível que não venha a fazer parte do grupo que pretende tirar o futebol brasileiro dessa situação em que se encontra. Se isso realmente acontecer corre o risco de ver o bonde passar. Ela deveria procurar saber, por exemplo, porque o seu time está fora disso. Acredito que encontrará a resposta com relativa facilidade.

    Os times que já fazem parte do movimento estão na imagem. Coloquei-os em ordem alfabética.

    Com o seu poder e com os dirigentes de clube e políticos que temos (vai ser um jogo pesado e sujo que vocês já imaginam qual será), a Globo mais uma vez vai fazer o impossível para derrubar o que já está em andamento.

  14.  A Globo está assistindo o

     

    A Globo está assistindo o século XXI dizimar com seu império. Primeiro foi o furacão internet pôr em xeque sua influência na sociedade com o monopólio da informação manipulada. Agora são suas mídias impressas que correm sério risco e em breve será a TV quem sofrerá graves baques do streaming, sobretudo por parte de empresas alienígenas, como Netflix, HBO e muitas outras mais.

     

    O sistema de streaming e de seriados vem caindo nas graças do povo brasileiro e a programação piegas da Globo está cada vez mais sendo abandonada.

     

    Vejo comentário abaixo enaltecendo alguns clubes brasileiros. Só pra deixar bem claro, o Flamengo em especial sempre foi vassalo/beneficiário dos esquemas da Globo e não merece ser posto em grupo dissidente nenhum. Flamengo sempre operou para beneficiar a Globo em todos os níveis.

     

    Forte Abraço.

  15. Globalização acaba com monopolio da Globo

    Parabéns ao EI e ao Santos, através do seu presidente Modesto Roma.

    Já faz tempo, que é peciso acabar com esse monopólio. Sou santista e sei da desatenção que a Globo aplica ao Santos, sob a justicativa de que outros clubes têm mais torcida.

    Que sirva de exemplo para outros clubes e para os brasileiros. que devem deixar de assitir à TV Globo. Não acrescenta na culturamente e quer dirigir o destino e a opinião de milhões de pessoas.

    Saudações santistas ! 

  16. Flamengo, não. Todos

    Guiba, enalteço os clubes que estão ousando enfrentar a Globo e não o Flamengo, que de fato sempre esteve com ela.

    Mas esse pecado não foi só do Flamengo. Foi de todos os times do nosso futebol.

    Coloquei tão somente os times que já estariam engajados na proposta. Observe que foram colocados em ordem alfabética, justamente por isso; evitar tratar quaqluer um deles como especial.

    E o Bahia já vem há algum tempo tratando dessa negociação.

    Temos, isso sim, que evitar que esse processo seja escondido e a Globo termine fazendo o que fez com a Record.

    Esse é o momento do futebol brasileiro se libertar da escravidão, humilhação e perdas enormes às quais a Globo o submeteu.

    1.  
      Concordo em parte, pois os

       

      Concordo em parte, pois os clubes também são responsáveis por essa situação de quase escravidão em que se colocaram em relação à Globo, pois eles próprios sempre existiram em prol da roubalheira dos seus próprios dirigentes que, com as contas do clube no vermelho (mas as suas bem cheias) sempre optaram por ter a Globo como mantenedora e perpetuar o esquema a eles favorável (não aos clubes).

       

      Forte abraço.

  17. Monopólio

    A questão é saber se e quando o Estado vai perder o totalmente o monpólio de determinados setores da economia que ainda lhe resta.A globalização, o capitalismo, a democracia conspiram para um fim ingrato e inaceitável para o esquerdismo.

  18. O que a globo fez com a Copa

    O que a globo fez com a Copa do Mundo no Brasil foi criminoso. Recebemos milhares de estrangeiros com festa e alegria, uma injeção de recursos para nossa economia, tudo muito bacana e organizado, estádios novinhos e modernos, e ela bombardeando o tempo todo nosso orgulho e nossa festa! Depois reduziu tudo à derrota para a Alemanha (será se ela teve antes uma conversa “séria” com o Felipão? Como era possível, o time sendo massacrado e o cara só ficou sentado, sem fazer nada, de forma muito suspeita), escondendo a beleza e a amplitude do evento. O que a globo faz com o sentimento brasileiro a faz merecedora de desprezo!

    1. Aparentemente não tem diferença

      Tenho quase certeza que os americanos de lá são melhores que os americanos de cá (famiglia Marinho), se os americanos de lá destruirem o americano de cá, quem acaba ganhando é o Brasil!

        1. Caiu de páraquedas colega?

          Antes de sentar sossegadamente no banco da janela, você deveria ler todos os comentários anteriores. A questão posta foi: Os estadunidenses de lá são iguais aos estadunidenses de cá?

          No caso os estadunidenses de cá é a organização da famiglia Marinho, essa máfia não defende o Brasil e as multinacionais dos EUA defendem o seu país. Se para melhorar o Brasil é melhor destruir a famiglia Marinho e deixar as multinacionais de entretenimentos dos EUA entrarem no Brasil, que seja assim, as multinacionais de entretenimento dos EUA vão querer disputar o mercado brasileiro e, assim, mesmo que elas não queiram, oferecer condições para desenvolver o mercado regional do Brasil, o que é impossível com a famiglia Marinho.

          Devemos sim desfazer de nossa burguesia sem-vergonha e desonesta. A burguesia dos EUA defende o seu país, mas a nossa é entreguista. Pelo jeito você pretende entregar tudo para os EUA. Você seria um exemplo da nossa burguesia entreguista, pilantra e coxinha?

  19. Bem feito
    Não é bom defender o capital internacional? Não é bom ferrar as estatais? Agora toma. Eu torço que a Globo sofra mais. Hahahhahahahah.

  20. A crise do futebol brasileiro

    A crise do futebol brasileiro é tão grande, que espn e fox fizeram a maior festa com o surgimento da tal liga e a transmissão ficou com a globo, através da sportv.

    Faziam festa porque? Para deixar tudo como está?

  21. Futebol Brasileiro

    A Globo so pensar nós time do Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, e oferece uma esmola aos times do Nordeste, a torcida do Nordeste e a mais que comparece aos estadio no Futebol Brasileiro, o Nordeste deve ser respeitado e os clubes nordestinos deve ter o mesmo tratamento dos times do Sul e Sudeste.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador