Lula deveria ter ido para uma Embaixada, diz Cláudio Lembo

Jornal GGN – Lula deveria ter ido para uma Embaixada. A opinião foi dada por Cláudio Lembo, advogado, professor universitário e um dos fundadores do antigo PFL, em entrevista à TVE Bahia. Para Lembo, Lula aceitou uma injustiça que fizeram com ele. O programa TVE Entrevista Especial será veiculado hoje, sábado, às 22h.
Lembo acredita que Lula errou, que deveria ter ido para uma Embaixada. “Um líder não se entrega”, ponderou ele em entrevista a Bob Fernandes, jornalista político, que será exibida no Facebook, Youtube e no Portal da emissora.
O político está com 83 anos e não atua mais na vida pública. Mas segue acompanhando os acontecimentos no país, e se diz preocupado com várias questões, entre elas a Petrobas. Entende que a estatal foi uma conquista do povo brasileiro e de repente alguém vende todo o pré-sal. “É preciso ter empresa estatal, tem que haver controle. Não pode haver uma Petrobras de ladrões, mas também não pode haver uma Petrobras privatizada e de ladrões externos”, diz ele.

Sobre o processo e condenação de Lula no caso triplex do Guarujá, que resultou em uma pena de 12 anos e 1 mês de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Cláudio Lembo afirmou não ver sentido formal na decisão. “Não se pode condenar um presidente por suposições ou indícios”, disparou.
Ele fez duras críticas ao Judiciário brasileiro. “O juiz brasileiro virou uma vedete. Todo dia ele dá entrevista e agride alguém. Tem o prazer de agredir. Os meninos do Ministério Público, que são muito jovens, se expõem de forma excessiva. E acima de tudo o que me deixa profundamente surpreso são os vazamentos. Se é segredo de justiça, por que vai parar na tela da televisão? Alguma coisa está errada nisso. E o Conselho Nacional de Justiça silencia. E o Supremo Tribunal Federal silencia. Algo está errado neste País”, avalia.
Lembo teve oportunidade de comentar sobre sua relação com o ex-senador e ex-governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães, que faleceu em 2007. “Nossa relação foi normal durante muitos anos, sem nenhuma intimidade e sem nenhuma agressão. Quando fui governador ele me agrediu em função do PCC. E eu respondi muito duramente. Ele era senhor de engenho e eu era da senzala. E aí ficou claro”, comentou.
A entrevista completa será reapresentada na segunda-feira, 14 de maio, às 21h15.
Serviço:
Entrevista exclusiva com o ex governador de São Paulo Cláudio Lembo
Quando: Sábado, 12 de maio, às 22h.
Reapresentação: Segunda-feira, 14 de maio, às 21h15
Onde: TVE, Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline), Facebook (/tvebahia) e Youtube (/tvebahia)
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Qual embaixada?

    Os países da europa ocidental, da área da OTAN, não tem mais a autonomia existente à época do regime militar. Estão sob rédeas curtas. Duvido que os governos da região ousassem contrariar determinação dos seus controladores.

    Rússia? China?

    Sem contar que a opção de asilo já devia estar na mira dos "tiras". Teve até reportagem (salvo, engano da Veja) falando sobre supostas negociações do ex-Presidente com os italianos. E até a declaração do Ciro Gomes sobre isso pode ter servido para aumentar o cerco, o monitoramento. Enfim, pouco provável que conseguisse chegar a uma embaixada ou consulado.

    • Asilo politico seria

      Asilo politico seria concedido por qualquer pais escandinavo, Uruguai, Equador ou Cuba. Julian Assange recebeu asilo na Embaixado do Equador em Londres tendo contra si processo de crime sexual.

      • Talvez...

        É bom lembrar que no caso do Assange, o processo de crime sexual, que abriria uma brecha para sua extradição para os EUA, foi "montado" na Suécia,  pais escandinavo. O seu asilo no Equador foi concedido no governo de Rafael Correa. O seu sucessor, Lenin Moreno, vem dificultando a estada do Assange na embaixada em Londres e pode não resistir às pressões. Enfim, muita coisa mudou...

        De qualquer forma, o cerco não seria fácl de romper.

        • Citei Assange apenas como

          Citei Assange apenas como referencia, Lula teria muito mias apoio que ele por sua trajetoria politica anterior, acredito que

          seria atendido por qualquer país, lembrando que Leonel Brizola foi asilado nos EUA no apageu do regime militar uruguaio

          tendo os EUA ajudado Brizola a sair do Uruguai e viajar para os EUA, não sendo Brizola amigo dos EUA.

          Creio que Lula teria amplo acolhimento na França , Portugal ou Alemanha, neste ultimo Pais a Fundação Friedrich Ebert, ligada aos socialistas, foi das primeiras instituições a apaoiar a trajetoria de Lula, em Portugal o governo é socialista e Lula é doutor honoris causa por Coimbra, nos EUA a central sindical AFL-CIO, a maior dos EUA tem ligações historicas com o PT.

           

      • Misha ofertou em 2016, 2017 e

        Misha ofertou em 2016, 2017 e em 2017 com o transfer TOTAL, São Paulo / BSB - São Petersburgo/ Moscou.

        Ano passado foi fumaceiro só entre aditâncias nos paises mencionados pelo senhor mencionados. 

        Tanto em Kiel como Estocolmo o assunto de bar era: Sera?

         

    • Raros Liberais de verdade
      Desculpe meu caro !
      Mas pare de dizer sandices !
      Lembo é um dos raríssimos liberais de verdade ( não demagogos ou fascistas ) que o Brasil possui !

    • Liberal com dignidade
      Desculpe meu caro , mas é duro ver tanta sandice aqui como a que vc coloca acima .
      Lembo é um dos raríssimos Liberais brasileiros com dignidade e inteligência para observar e propor saídas para nossas grandes questões como sociedade e como nação !
      Menos , menos !

  • Se o Lula quisesse se

    Se o Lula quisesse se respaldar, não precisaria procurar qualquer embaixada; era só ter se candidato a senador por dúzia de estados e estaria eleito por 8 anos, mais 8 e mais 8 e até morrer de velho.

    Como inocente que é (lembram dele, após passar o governo para a Dilma? "Agora quero ganhar dinheiro e viver a vida".

    Como inocente, nem quis se candidatar, pois, à época, ainda acreditava nos poderes constituídos.

    Como inocente, não poderia prever os meganhas, os deprocuradores, os "negócios", as negociatas, os stfezinhos-de-araque, com dona carmencita se borrando de medo de todos e da globosta.

    Como inocente, não poderia crer que este país, hoje, seria o país-de-merrecas.

    Como inocente, não poderia acreditar que o bando, mais do que quadrilha, fosse se institucionalizar em todos os níveis.

    Por isso, o Lula não se elegeu.

    Por isso, o Lula não se asilou.

    Por isso, e porque o povo brasileiro é apático-globosta-ignorante e rastaquera, como a "sociedade-mafiosa" que o controla e determina,o Lula está na prisão solitária dos ritibas da vida.

    Pior, e com os greccas miliquentos de sempre, ainda a encher o saco.

  • E claro...

    Gente do "lado de lá" queria isso mesmo, que Lula fugisse. Compreensível.

    O que não entendo é o destaque da opinião desse sujeito aqui no blog.

    • Besteira
      Eu leio infinitamente mais do que comento aqui no Nassif , mas não tenho como deixar de fazer uma observação sobre esta sua sandice , meu caro .
      Sou de esquerda , sim , mas temos que deixar esse tipo de maniqueísmo borolento , atrasado , o pior do pensamento esquerdista , de lado , respeitando os grandes liberais que existem e existiram na História , como Churchill ( um guerreiro decisivo para a sobrevivência britânica como nação e da Europa diante da brutalidade de Hitler ) e até uma Angela Merkel quando se diz envergonhada por neo-nazistas ocuparem cadeiras no parlamento alemão .
      Lembo é um dos raríssimos liberais brasileiros de dignidade , com visão sensata sobre nossa realidade e do que necessitamos para alcançar uma sociedade mais justa .

      • Besteira?

        Besteira foi o que ele falou...e pior ainda, você dar mérito a essa opinião absurda de Lula ter fugido. è exatamnente o que a direita queria

  • Lula preso é um absurdo,
    Lula preso é um absurdo, estou quase proibido de falar desse assunto no meu circulo... Falei várias vezes que o Lula deveria ter pedido asilo, ficou aí esperando ser preso, ser tratado como um lixo, um líder do porte do Lula, meu Deus, defesa ruim, PT errou do começo ao fim e deixa Lula ser preso, cambada de omissos, essa Gleisi é uma piada.

  • Exilado nao poderia concorrer
    Lul aceitou a injustiça para eleger o próximo presidente. Meu receio é apenas sobre as coligações, onde votos ao PT colocarão golpistas no congresso.

  • #

    Ser adepto da direita não significa necessariamente ser desonesto.

    Lembo é honesto.

    Lembro dele quando assumiu o governo de SP, herdado do Geraldo Alckmin que abandonou o governo para concorrer à presidência com Lula.

    O pobre homem se viu em meio a um problema que desconhecia. Um acordo com o PCC.

    Os bandidos saíram a atirar contra policiais, bombeiros, agentes penitenciários etc.

    Lembo estava boiando no acordo que havia sido descumprido a partir da saída de Alckmin.

     

  • direita != fdp

    Há muito tempo esquecemos a diferença entre ser de direita e ser filho da puta. No Brasil, são sinonimos quase sempre. Lembo é uma excessão, claramente. Na verdade, sempre foi.

    Sobre Lula abrigar-se em uma embaixada: aqui lidamos com o autismo, o complexo de otimismo (trad. arrogancia) dos nossos companheiros de esquerda, que parecem desconectados da realidade e tendem a ser pouco conhecedores ou apreciadores da historia. A esquerda, nesse caso nao somente a brasileira, le mal Marx, Luckacs, Meszaros... Eles acreditam, que a historia é um sistema mecanico regulado pelas leis do materialismo historico. Na verdade, pode até ser, mas eles se esquecem ou nao entendem que a formulaçao Marxista é probabilistica em essencia e a escala temporal da historia nao é a mesma da vida dos homens. Como diria aquele meu velho amigo, "O mar da historia é agitado...".

    Em suma, a esquerda, so pra variar, nao teve a capacidade de interpretar que o objetivo maior nao era prender Lula, mas cala-lo. A prisão é somente uma das formas de alcançar esse objetivo. Existem outros, voces sabem.

    Se Lula estivesse abrigado em uma Embaixada, a da Suiça seria a melhor para esse fim,  ele estaria efetivamente preso, mas seguramente nao poderia ser calado. Receberia visitas de quem quisesse, exporia o golpe a nivel dramatico internacionalmente e ainda poderia eleger seu sucessor. 

    Enfim... agora Inẽs é morta.

     

  • Trocaria Curitiba ...

    Trocaria Curitiba por um consulado , geraria uma crise internacional.

    A comida seria melhor e poderia receber visitas.

    Água mineral também.

    Internet boa ...

     

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

13 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

14 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

14 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

15 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

15 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

16 horas ago