Peço perdão à Central Globo de Novelas

Algum tempo atrás, com base em algumas séries norte-americanas – especialmente The Good Wife – ousei desqualificar as novelas da Globo.

Argumentei que as interpretações nas séries não eram caricatas, como nas novelas da Globo. Os roteiros eram verossímeis e ricos, com uma lógica muita mais próxima da grande reportagem do que dos dramas intrincados.

Mil perdões! Depois de assistir vários capítulos de “Revenge” peço perdão de joelhos. A série tem como atriz principal a belíssima Madeleine Stowe no papel de uma socialite dúbia, ora a encarnação do mal, ora a bondade contida.

Desde os velhos tempos da TV Tupi ou das velhas novelas mexicanas vi coisa igual. Transformaram a musa Stowe no estereótipo da mulher pérfida, a pérfida dos érdramalhões de Sarita Montiel, que fala com a boca pérfida e nariz empinado.

O roteiro até começou bem, misturando bilionários banqueiros de investimento, lavagem de dinheiro, jovens que se tornaram bilionários com a Internet e, na outra ponta, o romântico dono de bar querendo apenas vida tranquila, um contraponto interessante para a saga da heroína  Emily.

Aí vai criando novas tramas e o roteirista se perde completamente. O roteiro vira um samba do crioulo doido, sem nenhuma verossimilhança.

Lembra até uma velha novela da Record (ou teria sido Excelsior) em que a trama ficou tão intrincada que o roteirista providenciou a morte de todos os personagens em um acidente de avião.

A novela tem a mulher pérfida, o marido pérfido, o filho bonitão e inexpressivo como um jovem galã da Globo, um bilionário da Internet com cara de bobo.

Salva-se a futura grande atriz Emily VanCamp.

Mas nem ela paga o sacrifício de assistir o dramalhão.

www.youtube.com/watch?v=7BxZn_CWr2A]

[video:www.youtube.com/watch?v=6BKic6vV_p0

Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu também!

    Também vi a primeira temporada, mas depois que começaram a ressuscitar personagens toda a semana, não deu mais !!! As séries da Sony são muito novelões. Não deu para encarar também “Scandal” e outras.

    Em compensação, a HBO não decepciona. “Sopranos”, “Mad Man” , “Newsroom” e outras que já acabaram continuam dando frutos. Isso inclui a produção nacional da HBO. “Magnífica”, uma pérola sobre os tempos do cinema na Boca do Lixo durante a ditadura militar. É cinema da melhor qualidade.

  2. Pois é Nassif, mas o problema

    Pois é Nassif, mas o problema é que aqui só um fazedor de novelas, enquanto que lá tem dezenas.

    Essa série é caso particular. Tem várias outras que um roteiro muito bom e ótimos atores. Uma que eu gosto muito é “house of cards”. Acho muito boa.

    1. sou fã de séries, mas sou

      sou fã de séries, mas sou muito seletiva. Esta em questão nunca assisti. Há uma série Defiance que até acho que acabou, que em matéria de assassinatos é imbatível. Num único eposódio de uns 40 minutos tirando os comerciais, (que são abusivos por sinal), mataram mais da metade do elenco.  A outra metade morreu nos capítulos seguintes. 

  3. Nassif, assista a novela Os

    Nassif, assista a novela Os Dez Mandamendos da Record, infinitamente melhor do que qualquer novela da globo. Os Dez Mandamentos está em PRIMEIRO LUGAR no Ibope contra a novela da globo.

  4. Por falar em novelas, estou

    Por falar em novelas, estou parabenizando a BAND pela novela 1001 Noites, que se encerrou há dois dias. Pude acompanhá-la após alguns capítulos terem ir ao ar, mas tomei gosto, e fui ficando tão fiel ao melodrama que hoje sinto um gosto de quero-mais. Adorei ver muito da cultura Turca, passagens várias pelas cidades de ankara e Istambul, a beleza dos homens e mulheres, com seus olhos grandes e olhares agudos, a elegância dos ricos com vestuários e penteados belíssimos. A personagem de Sheherazade é de uma beleza descumunal. O fundo musical, todo ele, é de músicas eruditas, maravilhosas. Uma novela desestressante, própria para a família, tanto que foram apresentadas senhoras que se reuniam diariamente numa mesma residência para assistir aos capítulos dizendo isso: que estavam adorando por ser uma novela feita para as famílias. Pelo visto a BAN acertou com suas novelas rodadas na Turquia. Eume recuso a assistir novelas com tanta violência e sexo explícito como as da Globo a exceção de Vidas Secretas, que está pra terminar, e é, sem dúvida, uma pintura. Uma pena que seja num horário tão tarde. Parece cenas de um grande filme de arte. 

  5. Tô assistindo essa série e

    Tô assistindo essa série e realmente ela se perde no meio da temporada. E são quatro temporadas ainda, pelo jeito vai ser meio forçado de assistir. Toda série que se passa (ou força) em torno de um romantismo tende a se perder. 

  6. Ufa! Até quem fim alguém

    Ufa! Até quem fim alguém escreve algo razoável a respeito dessas sopas americanas. Revenge vale apenas, no máximo, pela primeira temporada, quando lida pela ótica do Choque de Desastre e as grandes catástrofes provocadas para se ganhar muito dinheiro. No mais, é horrível. Mesmo a jovem atriz central se perde nas bobagens infindas do roteiro e na falta de direção de atores. Algo bem comum nas novelas globais atuais (Babilônia, Verdades Secretas são paradigmas). Mas, vale ressaltar, mesmo na sua crise atual de produção, a Globo tem apresentado produtos superiores em qualidade, como foram Cordel Encantado, Cheias de Charme, A Vida da Gente e a maravilhosa Meu Pedacinho de Chão. É provável que os horários das seis e das sete sejam hoje os mais criativos, bastando verificar a qualidade do que foi produzido nos últimos anos, só comparável aos melhores textos da própria Globo ou às preciosidades do SBT (Éramos Seis), da Bandeirantes (Os Imigrantes), ou da Manchete (Kananga do Japão, a melhor em tudo, e Pantanal).  

  7. Diferenca

    Essa é a diferença. 
    Você acha algo do tipo que não gosta, e tem mais 400 opções diferentes.

    Diferente das novelas que é sempre a mesma coisa!

      1. oi?
        Nao gostar de uma novela

        oi?

        Nao gostar de uma novela significa nao gostar do que ela supostamente retrata?

        Ta bem de pensamento hein……………

        1. Desculpe, esqueci de avisar
          Desculpe, esqueci de avisar que eu te usei como exemplo da linha de argumentação utilizada por ambientalistas NESTE BLOG.

          Porque eles só sabem argumentar assim…

    1. Se bem que…

      Se bem que, em Homeland, tiveram que matar um mooonte de personagens, inclusive dos mais importantes, para não ter que matar a série…

      1. Exatamente.
        Continuei

        Exatamente.

        Continuei assistindo para ver como os roteiristas iriam se virar para dar sequência na história, e na minha opinião, a quarta temporada foi a melhor de todas, sensacional.

        Assisto Homeland e fico pensando, o terror que eles espalham pelo mundo,  germina no quintal deles.

        Luciana Mota.

        1. Homeland perdeu fôlego na 3a

          Homeland perdeu fôlego na 3a temporada. A série sem o Brody ficou meio louca. A Carrie pra mim sempre foi secundária (e esquizofrênica), mas amarraram bem a história pra ela na 4a temporada.

      2. Netflix

        Tem muita coisa melhor que Revenge na Netflix

        – The Good Wife

        – Prison Break

        – Breaking Bad

        – The Killing

        – The Blacklist

        E se você achou Revenge mexicanizada, precisava ter assistido Ringer.

  8. Nassif, assista a novela Os

    Nassif, assista a novela Os Dez Mandamentos da TV Record, infinitamente melhor do que qualquer novela da globo. Aliás, em confronto com a novela das 21:00h da globo, os Dez Mandamentos foi líder absoluto de audiência ontem. Feito histórico na televisão brasileira.

  9. Esse mal atinge várias séries

    Esse mal atinge várias séries onde, principalmente por questões financeiras, alongam artificialmente a história, rendendo novas temporadas, quando a trama original já se esgotou.

    Algumas séries conseguem se manter interessantes mesmo depois de várias temporadas. Outras, começam a encher linguíça já na segunda.

  10. Que falta de assunto!A Globo já era!
    Todas as evidências no site do Jornal Nacional da TV Globo apontam que o telejornal não tem mais nenhum patrocinador.

    Antes, no título da página da internet, ao lado do quadro de busca, aparecia “Oferecimento: Sadia”. Agora a Sadia caiu fora e não aparece nem o quadro “oferecimento”. Ou seja, não aparece NENHUM patrocinador.

    Também, como anunciar alimentos em um telejornal onde quem assiste fica com azia e indigestão? E quem leva a sério o JN fica em pânico, com medo de consumir. 

    Empresário tem que ser maluco e rasgar dinheiro para vincular suas marcas ao catastrofismo de fim-de-mundo pregado diariamente no telejornal. Tem que ser maluco para anunciar onde espanta consumidor.

    No momento em que estou escrevendo esta nota, é preciso rolar a página do JN duas vezes para aparecer o primeiro banner lateral de anúncio (o que indica baixíssimo interesse de anunciantes). Este banner é, pasmem, anúncio do mecanismo do Google. 

    Ou seja, para captar anúncios, só sobrou à Globo fazer o que qualquer internauta pode fazer em seu blog: colocar um banner do Google adWorks. E, pior, o Google fica com a maior parte da receita e a Globo fica só com a rebaba do que o anunciante paga ao Google.

    Mas os problemas de faturamento da Globo não acabaram.

    Advinhem quem é o anunciante neste momento em que escrevo a nota, neste banner? A própria Globo anunciando um programa seu, um tal “Estrelas … sábado à tarde”. 

    Ou seja, conclui-se que a Globo está pagando ao Google para anunciar seus próprios programas de sábado à tarde no próprio site do JN.

    Quem te viu, quem te vê, hein “dona” Globo? Tendo que pagar e pedir o penico ao Google para sobreviver.

    Há pouco tempo o patrocinador do JN era o Bradesco. Caiu fora. Depois entrou a Sadia. Ao que tudo indica também caiu fora.

    Desse jeito, quem fechará primeiro? A revista Veja ou a TV Globo?  

     

  11. Acontece que apos a ação

    Acontece que apos a ação mediocre do ministerio da cultura nos ultimos governos, a atividade cultural foi minguando e a televisão tomando uma dimensão que não tem.

    Esperamos dela arte, cultura e ela não existe para isso.

    Tata-se apenas de um elemento da industria do entretenimento, cujo objetivo principal é vender sabão, macarrão e todo tipo de mercadoria.

    Telenovela é algo para assistir sem nos levar a pensar, refletir.

    As vezes faz rir ou chorar, mas apenas a partir de truques manjados e repetidos. É o vilão ruim, a mocinha inocente, o rico ganancioso, o pobre sofredor.

    Mas a telenovela, mesmo mediocre como é,  não faz mal a ninguem.

    A maioria do povo brasileiro, que vive em condições pessimas de trabalho e moradia, merece chegar em casa, sentar no sofa  e ver o tempo passar se divertindo, sem ter que pensar. 

    A televisão começa fazer mal quando  ocupa o lugar do teatro, do cinema, dita o gosto por determinada musica.

    Caberia ao MINC justamente incentivar as atividades artisticas, para se antepor a esse processo.

    Porem acontece exatamente o contrario.

    A lei Rouanet, que transfere a gerencia das verbas da cultura para as empresas, favorecendo que o teatro, a musica, o cinema sejam cocupados por artistas globais.

  12. Alto lá, Nassif!!

    Nassif, se é para assistir novela “mexicana” na Netflix, então recomendo que assista às mexicanas de verdade, algumas das quais são excelentes: “Vitória” (a velha estória da mulher madura, abandonada pelo marido, que se reinventa profissionalmente e sentimentalmente… só que com uma produção invejável, roteiro agílissimo e atores espetaculares, a começar pela protagonista, Victoria Ruffo); “Vivier a destiempo” (romantismo na veia: um casal que se amou no passado se reencontra 20 anos depois… só que com dramas familiares muito realistas, personagens muito bem desenhadas, atores excelentes e… Edith Gonzales!); “El señor de los cielos” (ainda não vi “Narcos”, mas sei que essa novela sobre um chefe do cartel de Sinaloa, localizada nos anos 1990, é dez mil vezes melhor: violentíssima, extremamente crítica da corrupção do governo, muito bem escrita, dirigida e interpretada”).

    E não vou nem começar a falar das colombianas, por exemplo, “La Pola”, sobre a heroína da independência daquele país, que está à altura de “Irmãos Coragem”.

    A novela como diversão popular não morreu, só a brasileira…

  13. Revenge é uma telenovela.

    Revenge é uma telenovela. Inspirada naquelas da Telemundo e coisas do tipo. Não foi sucesso em lugar algum. 

    Evidente que no universo das séries há muita porcaria.

    Agora mesmo a Netflix está com a série Narcos. 

    A obra do infelizmente brasileiro, José Padilha, deve ser a preferida de Donald Trump e de gente que vai votar nele.

    Nela ficamos sabendo que Pinochet foi um eficiente combatente dos traficantes.  Que os sul-americanos de forma geral são todos bandidos, traiçoeiros e que os esquerdistas, religiosos incluídos, também foram grandes incentivadores da obra de Pablo Escobar.  Pegou-se as excessões e a transformaram em regra.

    Um lixo  completo que quase  nada tem a ver com a realidade.

    Ah, sim! Os americanos da DEA são os grandes heróis. Os viciados americanos são apenas um bando de imigrantes ilegais e hippies. Os yuppies sequer são mencionados.

    Ronald Reagan aparece supimpa na série.

    Tenta-se dar uma envernizada nas teses reacionárias, mas elas estão lá, todas presentes.

    E no Brasil a preocupação foi com o sotaque do pobre Wagner Moura, que a despeito do lixo do roteiro, fez muito pela obra com a sua atuação.

    Mas não se pode perder as séries que realmente importam. Tem várias muito boas e que merecem ser assistidas.

    Vou citar uma que já é um clássico, quase que um patrimônio cultural dos EUA e que não tem o pedantismo e a falsidade de Narcos e ao contrário, faz questão de expor as mazelas da sociedade americana  de uma forma hilariante. Estou falando de “Parks and Recreation” , provavelmente a melhor série cômica que já assisti. Para quem assiste os primeiros episódios há uma sensação de estranheza com a edição dos episódios, os cortes rápidos, os personagens conversando e olhando para o espectador, aquele bando de malucos funcionários públicos de uma pequena cidade americana e aos poucos voce vai percebendo que “conhece” aqueles personagens. Vc os encontra todos os dias por aí, em sua cidade. É tão regonal que vira universal. 

    Quando vc entende o timing humorístico da série, não tem mais jeito. Vc quer assistir outro.

    Os episódios tem pouco mais de 20 minutos e, aviso,  é viciante

    Amy Poehler virou a maior comediante americana com sua personagem Leslie Knope

    O personagem Ron Swanson  “libertário”, aos moldes americanos, funcionário público que detesta governos, é de longe, o personagem mais divertido da atualidade. Impagável.

    Virou ícone pop.

     

  14. Nassif, quando a globo

    Nassif, quando a globo anunciou essa série em seu canal aberto, as chamadas eram incrivelmente semelhantes às chamadas de uma novela global – Avenida Brasil. O que quero dizer com isso? Minha percepção é de que muitas novelas brasileiras atualmente estão se baseando no roteiro de seriados estrangeiros. Não ficaria nada surpreso se dentro de algum tempo surgir uma novela, cujo roteiro é um professor de quimica do ensino médio, passando por dificuldades financeiras, descobre que está com um tumor maligno. Para garantir o futuro de sua família, passa a produzir narcóticos até se tornar um dos maiores traficantes do país. Não lembra o roteiro de uma série sucesso de crítica e público que encerrou recentemente?

    Quanto ao netflix, não consegui acompanhar ‘House of Cards”, mas o “Demolidor” achei fantástico.

  15. sopranos e mad man

    Que eu me lembre somente estas series valeram a pena ver, mad man ainda passa na tv cultura toda a sexta 22 hs e não perco.

    alias, é a unica coisa que assisto em tv aberta.

  16. Quem salva a Globo

    O Chico da Dilma não precisa se preocupar. A Dilma salva a Globo.

    É até lindo de ver a chamada para o jornal da emissora nas manhãs, as 07h 30m .

    – O Baanco do Brasil tem o prazer de anunciar – Bom Diiia Brasiiill…..

    E aí entra a apresentadora com as principais chamadas. – Falta tudo nos hospitais – A educação só piora – Diminui o dinheiro para o minha casa… – O governo perdeu mais uma no congresso, –  A Dilma falou ontem que…. quem vai acreditar nisso?  – A crise está piorando – e por aí vai…

    Com aquele ar de deboche, que parece que diz – Essa presidente é incompetente, é uma maluca, esse governo é um desastre….

    -Chegam ao ponto de anunciar um assunto falando que tal setor está em crise, quando a reportagem em si mostra  que o tal setor inovou e não entrou em crise, ou mesmo, está crescendo apesar da crise. Isso tem acontecido seguidamente. Não importa. As chamadas de tudo tem que falar em crise, crise, crise.

    E a Dilma pagando….  Bom dia Brasiiiillllll 

  17. Atenção, a Globo mudou!

    Falando sobre Globo, sua estratégia no futebol MUDOU e muitos não vão nem notar.

    Agora a mídia retém informações sobre A RODADA para que no dia seguinte, os jornais e mídias tradicionais, tenham este “reforço”.

    Só percebe quem NÃO ASSINA FUTEBOL!

    Estão fechando a informação apenas para os que pagam. O modelo anterior era quem paga tem ao vivo. Agora mudou. Agora é tem informação quem paga.

  18. Perfeito Antonio Rodrigues!

    Perfeito Antonio Rodrigues! Concordo plenamente. No Brasil temos essa ideia idiota de que o estado deve definir o que é bom ou ruim para o cidadão. 

  19. Ufa ! que susto !
    Quando li o

    Ufa ! que susto !

    Quando li o título do post pensei: Xiiii !  O Nassif amarelou, se vendeu, se entrogou à organização.

    Mas que nada ! Ainda bem, foi apenas uma ironia !

    Só não gostei da parte que diz ” samba do criolo doído”, isso hoje em dia é politicamente incorreto.

    Cuidado podes ser processado.

    A frase politicamente correta para os dias de hoje é ” afrodescendente meio pancado das ideias”

    Fique esperto !

    1. Justified é a melhor coisa

      Justified é a melhor coisa que já vi. Boa trama, personagens bem bolados, ambientações fabulosas (Kentucky e seus caipiras), música de primeira. E a relação entre protagonista e antagonista como que um velho drama shakerperiano. Isso além das cenas de ação e tiroteios. Ah, e as mulheres…

  20. Sem falar que a garota Emily

    Sem falar que a garota Emily está com o rosto completamente sem expressão pelo excesso de botox, pena porque ela não precisa pois é nova e bonita, enfim… coisas de americanos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador