Porque ainda não me desliguei da Netflix, por Mariana Nassif

Porque ainda não me desliguei da Netflix, por Mariana Nassif

Com toda a polêmica política que envolveu a Netflix desde o lançamento de O Mecanismo – a série que causou um boicote, ou pelo menos a sugestão de – confesso que venho avaliando minha assinatura mensal. As contas andam apertadas, é verdade, e além do mais compartilho quatro telas com a família e, então, este não seria um cancelamento efetivo, se aproximando mais de uma postura ativista de não acesso, o que também, admito, tem sido um passo difícil de tomar.

E não, não é só porque eu não tenho TV em casa. Na casa nova, realmente nem antena existe e, então, não tenho nem pretexto para me acomodar e assistir só um pouquinho. Hábitos como leitura e o estudo têm sido cultivados de forma mais intensa e, claro, o contato com a natureza, aqui em Ubatuba, é sempre melhor pedida do que a clausura frente a qualquer tela. Voltando à Netflix: não boicoto nem politicamente porque tem alguns conteúdos que gosto muito e não quero abrir mão. Compartilho-os aqui embaixo e, espero, me deixem dicas do que assistir por lá quando minhas temporadas acabarem, percebendo que sou do tipo que não pode ver uma chuvinha abrindo no horizonte para maratonar num só final de semana um título inteirinho, independente do tanto de episódios que já estejam disponíveis.

Peacky Blinders
Facções, sotaque britânico, homens lindos, fotografia e trilha sonora impecáveis. Indico com força e quero esquecer logo só pra rever.

Bates Motel
Relutei em começar e não consigo desligar. Apresenta a origem do psicopata mais famoso da telona, Norman Bates, de Psicose/Hitchcock. Relutei porque é forte mesmo, tenso, assustador e, não menos importante, porque vivo num hostel – e sim, faço paralelos entre seriados e a vida real, não desço pegar água de noite por nada desde que comecei a assistir.

Merlí
Uma amiga apresentou e mesmo que não seja o tipo de seriado que eu consiga maratonar, por serem extensos e densos, não sei explicar, me encanta saber que existe ali o catalão, a filosofia e uma beleza educativa em relações e relacionamentos que, vez ou outra, faz bem pra cuca, mesmo que nos momentos de lazer. Vale o engajamento, mesmo não sendo viciante.

Santa Clarita Diet
Pelo simples fato de que onde houver Drew Barrimore, lá estarão meus olhos – mesmo que acompanhando um humor quase insuportavelmente forçado e a enorme quantidade de dentes do Timothy Olyphant.

Cara Gente Branca
Apaixonante, educativo e necessário, além de ácido e necessário, já falei?

Chef’s Table
Porque um tanto de comida bonita em lugares incrivelmente bonitos com chefs de cozinha extremamente talentosos não pode fazer mal à ninguém.

…e, por último mas não menos importante, minha soap-opera favorita, me julguem, mas já até instalei PopcornTimes pra ver a temporada que o Netflix ainda não apresentou…

Grey’s Anatomy
Besteirinhas, romance e existencialismo em meio aos galãs e empoderadas do cinema americano. Pode vir, last season, que já estou te esperando aqui (neste caso, faça chuva ou faça sol).

 

 

Mariana A. Nassif

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando eu era jovem, e isso

    Quando eu era jovem, e isso faz muito tempo, não existia nem Netflix, nem internet. Eu era estagiário de um Sindicato e as mídias do mesmo estavam penduradas pelas paredes. 

    Certa feita topei com um militante olhando fixamente para um quadro*. Perguntei a ele qual era o problema.

    – Essa porra tá errada. Filha de operário não é assim bonitinha, limpinha e bem vestidinha.

    – Um quadro não precisa representar a realidade como ela é. O artista pode perfeitamente retratar a realidade como nós gostaríamos que ela fosse. Os filhos dos operários, todos eles, deveriam ser limpinhos e bem vestidinhos. Todos eles são bonitinhos para os pais deles.

    – É, mas essa porra de menina é branquinha e isso é racismo.

    – Talvez seja, não sei. Mas o importante não é a cor do filho do operário. O importante é que o operário trabalhe menos para ter mais tempo com os filhos como diz a mensagem escrita.

    Essa pequena história é capaz de explicar como e porque é complicada a relação com a midia de alguns militantes de esquerda.

    Fique tranquila menina. Veja seu Netflix sem culpa.

     

    * Quadro de campanha da CUT em favor das 40 horas semanais. 

     

  2. Acrescento – en passant – à

    Acrescento – en passant – à lista da articulista o filme A Ditadura Perfeita (La Dictadura Perfecta), filme mexicano que bem expõe a questão do poder de manipulação do povo pela mídia (traço enclusive um paralelo com o que ocorre no Brasil, em especial com a capacidade de manipulação da Globo, distorcendo os fatos, sonegando a verdade e impondo sua única versão…).

    Também há um boa série, além da Merlí, a da vida de Joana Inês (mexicana) a primeira feminista da América. Também imperdível…

     

  3. Life on Mars
    Considero os produtos da Netflix superestimados pelo hype. Curto bastante algumas produções originais, como Mindhunter, Master of None e Bojack Horseman, e a maravilhosa presença de Mad Men (série favorita da vida) no catálogo. Mas as minisséries da HBO têm sido qualitativamente muito acima de qualquer coisa que a Netflix produza, como Big Little Lies, The Night Of e a primeira temporada de True Detective. Tem ainda a impressionante Handmaid’s Talento, que traz temáticas incríveis sem precisar de pastiche, proselitismo ou discurso puramente panfletário, pois tem preocupações reais com a narrativa e a estética. Enfim, todo esse rodeio é apenas para enfatizar que, ainda que o boicote seja questionável do ponto de vista prático, existe muita vida fora do serviço de streaming, não necessariamente na natureza, mas em outros serviços de streaming ou mesmo pelo torrent, depois de estudar alguns sites seguros para não sair fazendo coleção de vírus.

    1. HBO GO entrando nos aplicativos

      A melhor concorrente, em termos de atendimento ao grande público, é a HBO GO, que desde dezembro do ano passado já pode ser assinada por quem não tem TV a Cabo, nos mesmos moldes da Netflix.

      A HBO GO está fechando os contratos pra entrar nas plataformas de aplicativo que permitem assistir stream pela TV tradicional (Apple TV, Android TV, etc.).

  4. Fargo

    O Padilha conseguiu o que queria porque os petistas, tontos como sempre, caíram na armadilha dele… involuntariamente  fizeram a maior propaganda grátis da série!

    Petista é tão tonto que acha que o boicote de meia-dúzia de gatos pingados vai causar algum problema a uma empresa de alcance global…

    Eu não sei o que é TV aberta ou fechada há 2 anos. Vejo muitos filmes em DVD, que compro por preços inferiores a uma entrada de cinema, e séries e filmes na Netflix. Uma que é imperdível é Fargo, baseada no filme homônimo dos irmãos Coen. É simplesmente sensacional, roteiro, direção, produção, tudo muito, muito bom. Assista o primeiro episódio e você não vai conseguir parar de ver até o fim das temporadas, são três até agora.

  5. A propósito, a

    A propósito, a série-documentário “Making a murderer”, de 2016 e que ainda está disponível no picareta-Netflix guarda paralelo com o julgamento do presidente Lula. Quem não assistiu, vale a pena ver; ou rever, no caso de quem já conhece.

  6. Happy!

    Indico muito a série Happy!, baseado nos quadrinhos homônimo.

    Super irônica, chaia de heróis sem caráter e vilões com crises existenciais, várias citações cinematográficas sutis e de bom gosto (O Iluminado, Táxi Driver, Mulholland Drive), até Bispo do Rosário está representado no figurino do Papai Noel sanguinário. Além disso, muito sexo, drogas, sangue & rock’n’roll..

    E assista seu Netflix sem medo ser happy.

     

  7. Não e não

    O boicote político a bens de consumo produzidos pelo capitalismo é uma opção válida considerando-se que a China (Capitalismo de Estado é o contrponto) supre e substitui  todas as necessidades que o consumismo nos impõe.Migremos portanto à terra dos mandarins. É possível.?

  8. Netflix é o que mais se vê em hostels

    Me chamou a atenção o fato de você viver em um hostel. O que eu mais vejo hoje em hostels (e até em hotéis também) é os hóspedes preferirem assistir as suas séries pelo Netflix nos seus dispositivos móveis. Quase não tenho visto gente assistindo TV. 

    Não é pra menos. A tecnologia móvel mudou a cara do entretenimento. E nesse quesito a Netfliz é um dos canais favoritos. Ainda lembro quando nos EUA a gente assinava a Netflix e recebia os dvds pelo correio…

  9. Sou contra esse boicote da

    Sou contra esse boicote da netflix, qualquer ferramenta que faca frente a midia hegemonica nacional, e valida.  Antes netflix, e demais conteudo de streamming, que qualquer globo da vida.  Vibro intensamente todos os dias pela falencia dessa organizacao, ansiedade e pouco pelo que sinto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador