Brasil vai simplificar visto de trabalho para estrangeiros

O governo publicou no Diário Oficial nesta sexta-feira (17) duas medidas para atrair mão de obra estrangeira qualificada e facilitar a contratação de profissionais especializados.  As normativas reduzem a quantidade de documentos exigidos para visto de trabalho, tanto temporário como permanente e passam a permitir períodos de até 90 dias de trabalho a estudantes de pós-graduação em instituição de ensino no exterior.

As novas regras reduzem a burocracia para pedidos de vistos de trabalho temporários e permanentes, e permitem que as empresas possam obter o visto para o trabalhador antes mesmo que ele apresente a documentação solicitada, como diploma e um comprovante de experiência, que devem ser avalizados.

Também será criado um cadastro eletrônico das empresas que querem recrutar estrangeiros para trabalhar no Brasil. Dispensando sua apresentação em novos pedidos subsequentes, salvo em caso de atualização.

Outra novidade é o visto provisório para estudantes de pós-graduação, mestrado ou doutorado que queiram trabalhar por até 90 dias no Brasil. Para a obtenção dessa nova modalidade de visto, será necessário apresentar o comprovante de matrícula da instituição no exterior e o contrato de trabalho por prazo determinado no Brasil.

Esse novo tipo de visto temporário não poderá ser prorrogado nem transformado em permanente após o prazo fixado, pois seu objetivo é se estender apenas durante as férias letivas.

Veja aqui a íntegra do documento no Diário Oficial.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome