Trabalho

Coronavírus retira 6,6 milhões de mulheres do mercado de trabalho

Jornal GGN – A taxa de desemprego entre as mulheres no quarto trimestre de 2020 chegou a 16,4%, bem acima dos 11,9% apurados entre os homens, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados também superam o visto no começo de 2020, quando o percentual era de 14,5%.

Contudo, o número que chama mais a atenção é o total de pessoas fora do mercado de trabalho, que avançou de forma expressiva. Dentre as pessoas mais afetadas por tal conjuntura (sair da atividade por doença ou outros motivos, e não voltar de forma imediata) estão as mulheres, em especial as mães solo.

Entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2020, 6,6 milhões de mulheres deixaram a força de trabalho, enquanto 4,2 milhões de homens deixaram o mercado.

“Essa não é uma característica do Brasil; é do mundo inteiro”, diz a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Joana Costa, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, ressaltando que isso ocorre por conta da sobrecarga do trabalho doméstico e o cuidado com os filhos por conta das escolas e creches fechadas e, por uma questão social, a maior parte desses cuidados acabam ficando sob responsabilidade das mulheres.

Redação

Redação

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

11 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

12 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

12 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

13 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

15 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

15 horas ago