Grupo JBS tem aumento de ações trabalhistas e acidentes de trabalho

jbs_funcionarios_divulgacao.jpg

Foto: Divulgação/JBS

Jornal GGN – Segundo as demonstrações financeiras da JBS, o grupo enfrenta 34 mil processos na Justiça do Trabalho, que podem representar perda de R$ 2,6 bilhões.

No ano anterior, o número de processos chegou a 31,1 mil, um aumento de 11% que acompanha a elevação do número de acidentes com seus trabalhadores. Entre os 2680 acidentes registradas, 791 levaram a afastamentos, com seis mortes.
 
A empresa afirma que o aumento nos acidentes está relacionado com um maior número de funcionários, mas o número total de trabalhadores cresceu menos de 1%. Os dados dos acidentes incluem doenças, ocorrências operacionais e também no trajeto até o trabalho. 

 
De acordo com reportagem da Agência Nossa, o número de acidentes na JBS está dentro da média do setor de fabricação de carnes, abaixo da média no setor de abate e acima da indústria de couro. A empresa possui mais de 127 mil funcionários. 
 
Um dos frigoríficos do grupo, em Itaiópolis (SC), foi condenado e teve de pagar R$ 12 milhões por tempo de trabalho excessivo na unidade. Bruno Choairy, procurador  no Mato Grosso, aponta que o trabalho em frigorífico não podem ser realizadas horas extras, por se tratar de ambiente insalubre. 
 
No exterior, os frigoríficos brasileiros tiveram aumento nas taxas de acidentes. Nos EUA, o total de ocorrências com afastamento na JBS aumentou de 158 para 286 entre 2015 e 2016. 
 
Na BRF, seu último relatório aponta aumento nas lesões com afastamento de 289 em 2015 para 306 em 2016, levando em consideração trabalhadores no Brasil, Argentina, Abu Dhabi e Malásia. 
 
Leia o Relatório anual da JBS aqui

Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Desemprego atinge 14 milhões de pessoas no fim de setembro

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome