Livros e filmes sobre as condições de trabalho dos mineiros

Por vera lucia venturini

Comentário ao post “A vida heróica dos mineiros de carvão

Lendo o comentário me lembrei de livros e filmes maravilhosos que tratam  das terriveis condições de trabalho desses trabalhores aos longo de séculos. Dos livros talvez o maior clássico seja o Germinal de Zola. Mas me lembro com muita ternura dos livros de A J Cronin, que era médico e trabalhou na região das minas de carvão inglesas. Li vários dos seus ´livros e me lembro dos títulos A Cidadela e Sob a Luz das Estrelas.Livros espetaculares que ajudaram na minha formação humanística e política.

Dos filmes me lembro de dois especialmente: Como era Verde o Meu Vale e Billy Eliot. Este último narrando a tragédia da perda de direitos duramente conquistados a custa de mortes e greves terríves que foi  imposta pela desumana Margareth Thatcher.

Lembro também de uma entrevista que assisti com Ozzi Osbourne, ele próprio filho de mineiro e nascido numa região carbonífera da Inglaterra. Ozzi disse que a pobreza era tanta na sua casa e o futuro tão incerto aos jovens que todos  tentavam ser músicos para escapar do futuro de pobreza que lhes estava reservado. E não há como negar que o Black Sabbath ianugurou um estilo de música que dá forma a toda esta tragédia humana de um trabalho brutal.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em muitas vezes (na maioria

    Em muitas vezes (na maioria delas) o trabalho pode ser conceituado como castigo.

    A própria origem da palavra já nos remete a este entendimento. Trabalho, tem origem na expressão latina tri palho, que era uma forma de castigo vigente durante o Império Romano que consistia em amarrar a vitima a três paus e deixa-lo lá até a morte. Na concepçã cristã também não é diferente. Como forma de castigar Adão e Eva, Deus teria expulsado ambos do paraiso, condenando Adão a ganhar a vida com o suor de seu rosto( TRABALHANDO) e a Eva multiplicando  por mil as dores da sua comcepção. Não sem motivos quando a mulher vai dar a luz entra em TRABALHO de parto.

    Aquele ditado que diz que o trabalho enobre é somente um elemento de dominação.

    Alguem, alguma vez viu um filme em que aparecia um nobre trabalhando? Nunca, eles , os nobres, estavam sempre ocupados com outros afazeres, artes, guerras, conquistas amorosas. O TRABALHO ficava sempre com a criadagem.

    Qual o sentido nobre no corte de cana, ou na linha de montagem?

    O trabalho sempre esteve associado a doenças, Hipocrates, o pai da medicina, decreve um relato de um trabalhador de mina subterranea que tinha problemas respiratórios, concluindo que sua molestia era consequencia do seu TRABALHO.

    No periodo mercantilista, com o advendo das grandes navegações sugiu entre os marinheiros o ecorbuto. Molestia provocada pela falta de ingestão de alimentos apropriados em decorrencia dos longos periodos de TRABALHO no mar.

    Nos dias de hoje não é diferente. Muda-se apenas as doenças pois as mesmas são decorrentes da organização do trabalho. Hoje não temos ecorbuto, mas temos as Lesões por Esforços Repetitivos, os problemas emocionais decorrentes do Assedio Moral e outras “novas” moléstias.

    Mas o adoecimento é apenas consequencia da forma como o trabalho é organizado e executado. Enquanto a ânsia pelo lucro determinar a organização do trabalho, estaremos gerando um exercicito de doentes.

     

  2. Filmes imperdíveis: Actas de

    Filmes imperdíveis: Actas de Marusia, Harlan County e Sal da Terra. Os dois primeiros, só na web. O último eu comprei a pouco, por parcos R$ 15,00.

  3. Excelente teu post

    Excelente teu post Venturina, 

    enquanto as tragedias continuam, mais dois lutos na regiao nos ultimos meses.

     

    Operador de 34 anos morreu na manhã desta quinta-feira

     

    Um homem de 34 anos morreu na manhã desta quinta-feira após acidente na mina Fontanella, em Treviso, no Sul de Santa Catarina. Jarbas Cristopher Lenhani era operador de minerador contínuo e atuava na Carbonífera Metropolitana desde 12 de julho de 2010. 

    De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Antônio Cézar Stairk, o operário recebeu atendimento do Samu e morreu por volta das 7p0min a caminho do Hospital São João Batista, em Criciúma. 

    Em nota divulgada nesta manhã a empresa disse que suas equipes de psicologia e assistência social estão em contato com os familiares do operário e que será prestada toda a assistência necessária. 

    A Carbonífera Metropolitana, lamentou ainda em nota o acidente e disse que está realizando todos os procedimentos para verificação das causas. Na tarde desta quarta a empresa realizará a reunião com a Comissão Interna de Segurança do Trabalho, representantes dos trabalhadores, Departamento Nacional de Produção Mineral e Ministério Público do Trabalho para analisar as causas do acidente. 

    Em menos de três meses, esse foi o segundo acidente com morte na mina. No dia 1º de julho deste ano ooperário Marcos Olívio Nunes, de 40 anos, morreuatropelado por uma máquina carregadora de carvão na frente de trabalho.

    DIÁRIO CATARINENSE

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador