Nos últimos anos, Europa e EUA registraram aumento da jornada de trabalho

Por que a expectativa de Keynes para a carga horária de trabalho não se concretizou até os dias de hoje?

Jornal GGN – Ao contrário do que imaginaram os economistas dos anos 30 para os dias de hoje,  os avanços tecnológicos não reduziram a carga horária de trabalho. Pelo contrário, nos últimos anos registra-se na Europa e nos Estados Unidos um aumento da jornada do trabalhador.  No artigo a seguir, o antropólogo nova-iorquino,  David  Graeber, faz uma análise crítica dos empregos de baixa qualificação criados nas últimas décadas, como o telemarketing, que impedem a uma grande massa de pessoas terem tempo livre para se ocuparem de seus próprios projetos e ideais.  

Sobre o fenômeno dos empregos de merda

Do Portal Anaquista
Tradução do original no Strikemag.org

Nos últimos anos na Europa e nos Estados Unidos o horário de trabalho tem vindo a aumentar. Em Portugal a jornada de trabalho para a Função Pública aumentou das 35 para as 40 horas perante a passividade quase total dos sindicatos oficiais. Em Espanha, a CNT e a CGT reivindicam há muito as 30 horas semanais. Há pouco mais de 80 anos os economistas acreditavam que na viragem do século XX para o XXI, devido aos progressos tecnológicos (que continuam a verificar-se) o tempo de trabalho diário não ultrapassaria as 3 ou as 4 horas. O antropólogo anarquista e membro do Occupy Wall Street, David Graeber, explica a inutilidade dos empregos (e dos trabalhos) de merda criados nas últimas décadas. Que só servem para nos prender aos locais de trabalho, não para produzir ou fazer quaisquer trabalhos socialmente relevantes.

Sobre o Fenómeno dos Empregos de Merda

David Graeber (ver)

No ano de 1930 John Maynard Keynes previu que, até ao final do século XX, a tecnologia teria avançado o suficiente para que países como a Grã-Bretanha ou os Estados Unidos pudessem implementar a semana laboral de 15 horas. Não faltam motivos para acreditar que tinha razão, dado que a nossa tecnologia actual o permitiria. E, no entanto, isso não aconteceu. Em vez disso, a tecnologia inventou novas formas para que trabalhemos mais. A fim de alcançar este objectivo, foram criados novos trabalhos, que não têm, efectivamente, nenhum sentido. Enormes quantidades de pessoas, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, passam toda a sua vida profissional na execução de tarefas que, no fundo, consideram completamente desnecessárias. É uma situação que provoca um dano moral e espiritual profundo. É uma cicatriz que marca a nossa alma colectiva. Mas quase ninguém fala disso.

Por que é que nunca se materializou a utopia prometida por Keynes – uma utopia ainda aguardada com grande expectativa nos anos 60? A explicação mais generalizada hoje em dia é que Keynes não soube prever o aumento massivo do Consumismo. Face à alternativa entre menos horas de trabalho ou mais brinquedos e prazeres, teríamos escolhido colectivamente a segunda opção. É uma fábula muito bonita, mas basta apenas um momento de reflexão para vermos que isso não pode ser realmente verdade. De facto temos assistido à criação de uma variedade infinita de novos empregos e indústrias, desde a década de 20, mas muito poucos têm alguma coisa a ver com a produção e distribuição de sushi, iPhones ou de calçado desportivo de moda.

Então, quais são, precisamente, esses novos postos de trabalho? Um relatório comparando o emprego nos EUA entre 1910 e 2000, dá-nos uma imagem muito clara (que, sublinho se vê praticamente reflectida no Reino Unido). Ao longo do século passado, diminuiu drasticamente o número de trabalhadores empregados no serviço doméstico, na indústria e no sector agrícola. Ao mesmo tempo, “a nível profissional, os directores, os administrativos, os vendedores e os trabalhadores dos serviços” triplicaram, crescendo de um quarto a três quartos do emprego total. Por outras palavras, os empregos no sector produtivo, tal como previsto, muitos trabalhos produtivos automatizaram-se (ainda que se conte a totalidade dos trabalhadores da indústria a nível mundial, incluindo a grande massa de trabalhadores explorados da Índia e da China, estes trabalhadores já não representam uma percentagem da população mundial tão elevada como era habitual).

Mas ao contrário de possibilitar uma redução massiva do horário laboral de maneira a que todas as pessoas tenham tempo livre para se ocuparem dos seus próprios projectos, prazeres, visões e ideias, temos visto um aumento do tempo de trabalho tanto no “sector de serviços” como no administrativo. Isto inclui a criação de novas indústrias, como os serviços financeiros ou de telemarketing e a expansão de sectores como o direito empresarial, a gestão do ensino e da saúde, os recursos humanos e as relações públicas. E estes números nem sequer reflectem todas as pessoas cujo trabalho é fornecer serviços administrativos, técnicos, ou de segurança para essas indústrias, para não mencionar toda uma gama de sectores secundários (tratadores de cães, entregadores de pizza 24 horas) que devem a sua existência ao facto do resto da população passar tanto tempo a trabalhar noutros sectores.  <!–more–>

Estes são os trabalhos a que proponho chamar de “empregos de merda.”

É como se alguém estivesse a inventar trabalhos apenas para nos terem ocupados. É aqui, precisamente, que reside o mistério. E isso é exactamente o que não devia acontecer no capitalismo. Claro que, nos antigos e ineficientes estados socialistas como a União Soviética, onde o emprego era considerado tanto um direito como uma obrigação sagrada, o sistema criava todos os empregos que fizessem falta, (era este o motivo que levava a que nas lojas soviéticas fossem “precisos” três empregados para vender um só bife). Mas, é claro, este é o tipo de problema que é suposto ser corrigido com a concorrência dos mercados. De acordo com a teoria económica dominante, desperdiçar dinheiro em postos de trabalho desnecessários é o que menos interessa a uma companhia que queira ter lucro. Mas ainda assim, e sem se perceber muito bem porquê, é isso que acontece.

Ainda que muitas empresas se dediquem a reduzir o número de trabalhadores de forma cruel, estes despedimentos – e o aumento de responsabilidade para os que permanecem -, recaem invariavelmente sobre os que se dedicam a fabricar, transportar, reparar e manter as coisas.

Devido a uma estranha metamorfose, que ninguém é capaz de explicar, o número de administrativos assalariados parece continuar a aumentar.  O resultado, e isto acontecia também com os trabalhadores soviéticos, é que cada vez há mais empregados que, teoricamente, trabalham 40 ou 50 horas semanais, mas que, na prática, só trabalham as 15 horas previstas por Keynes, já que levam o resto do dia a organizarem ou a participarem em seminários motivacionais, actualizando os seus perfis do Facebook ou fazendo downloads de vídeos e musica.

É claro que a reposta não é económica, mas sim moral e política. A classe dirigente descobriu que uma população feliz e produtiva com abundante tempo livre nas suas mãos representa um perigo mortal (recordemos o que começou a acontecer na primeira vez em que houve uma pequena aproximação a algo deste tipo, nos anos 60). Por outro lado, o sentimento de que o trabalho é um valor moral em si mesmo e que quem não esteja disposto a submeter-se a uma disciplina laboral intensa durante a maior parte da sua vida não merece nada, é algo que lhes é muito conveniente.

Certa vez, ao contemplar o crescimento aparentemente interminável de responsabilidades administrativas nos departamentos académicos britânicos, imaginei uma possível visão do inferno. O inferno é um conjunto de indivíduos que passam a maior parte do seu desempenhando tarefas de que nem gostam nem fazem especialmente bem. Imaginemos que se contratam uns marceneiros altamente qualificados e que, de repente, descobrem que o seu trabalho consistirá em passarem grande parte do dia a fritarem peixe. Não é que a tarefa realmente necessite de ser feita – há apenas um número muito limitado de peixes que é preciso fritar. Ainda assim, todos eles tornam-se obcecados com a suspeita de que alguns dos seus companheiros possam passar mais tempo a talhar madeira do que a cumprirem as suas responsabilidade como fritadores de peixe que, rapidamente, vamos encontrar pilhas intermináveis de inútil peixe mal frito, acumulado por toda a oficina, acabando, todos eles, por se dedicarem exclusivamente a isso.

Acho que esta é realmente uma descrição bastante precisa da dinâmica moral da nossa própria economia.

Estou consciente de que argumentos como este vão ter objecções imediatas. “Quem és tu para determinar quais os trabalhos que são ‘necessários’? O que é necessário, afinal? És professor de antropologia, explica-me a ‘necessidade’ disso? “. (E, na verdade muitos leitores de imprensa cor-de-rosa classificariam o meu trabalho como a definição por excelência de um investimento social desperdiçado). E, em certo sentido, isso é obviamente verdadeiro. Não há uma forma objectiva de medir o valor social.

Não me atreveria a dizer a uma pessoa que está convencida de estar a contribuir com algo importante para a humanidade, de que, na verdade, está equivocada. Mas o que se passa com aqueles que têm a certeza de que os seus trabalhos não servem para nada? -Não há muito tempo atrás retomei o contacto com um amigo de escola que não via desde os meus 12 anos. Fiquei espantado ao descobrir que nesse intervalo de tempo, ele se tinha tornado poeta, e, foi vocalista de uma banda de rock indie. Inclusivamente, tinha ouvido algumas das suas músicas na rádio sem ter ideia que o cantor era meu amigo de infância. Ele era, obviamente, uma pessoa inovadora e genial, e o seu trabalho tinha, sem dúvida, melhorado e alegrado a vida de muitas pessoas em todo o mundo. No entanto, depois de um par de álbuns sem sucesso, perdeu o contrato com a editora e atormentado com dívidas e uma filha recém-nascida, acabou, como ele descreveu, por “tomar a opção que, por exclusão, muitas pessoas sem rumo escolhem: a Faculdade de Direito”. Agora é um advogado de negócios e trabalha numa proeminente empresa de Nova York. Ele foi o primeiro a admitir que o seu trabalho era totalmente sem sentido, não contribuindo em nada para a humanidade e que, na sua própria opinião, nem sequer deveria existir.

Chegados aqui há uma série de perguntas que podemos fazer. A primeira seria: o que é que isto revela sobre a nossa sociedade que parece gerar uma procura extremamente limitada para poetas e músicos talentosos, mas uma procura aparentemente infinita de especialistas em direito empresarial. (Resposta: Se 1% da população controla a maior parte da riqueza disponível, o denominado “mercado” reflectirá o que essa ínfima minoria, e ninguém a não serem eles, acha que é útil ou importante). Mas, ainda mais, isto mostra que a maioria das pessoas nesses empregos estão conscientes desta realidade. Na verdade, creio que nunca conheci nenhum advogado corporativo que não achasse que o seu trabalho é uma estupidez. O mesmo é válido para quase todos os novos sectores anteriormente mencionados. Há toda uma classe de profissionais assalariados que se os encontrarmos numa festa e lhes confessarmos que nos dedicamos a algo que pode ser considerado interessante (como, por exemplo, a antropologia) evitam falar da sua profissão. Mas, depois de algumas bebidas, é vê-los a fazerem discursos inflamados sobre a estupidez e a inutilidade do seu trabalho.

Há aqui uma profunda violência psicológica. Como é que podemos fazer uma discussão séria sobre a dignidade laboral quando há tanta gente que, no fundo, acha que o seu trabalho nem sequer deveria existir? Inevitavelmente, isto dá lugar ao ressentimento e a uma raiva muito profunda. No entanto, é no engenho peculiar da nossa sociedade que os governantes encontraram uma maneira – como no exemplo dos fritadores de peixe – de garantir que a raiva é dirigida precisamente contra aqueles que realizam tarefas úteis. Parece mesmo haver na nossa sociedade uma regra geral segundo a qual quanto um trabalho é mais benéfico para os outros, pior é a sua remuneração. Mais uma vez é difícil encontrar uma avaliação objectiva, mas uma maneira fácil de ter uma ideia seria perguntarmo-nos: que aconteceria se todo este grupo de trabalhadores simplesmente desaparecesse?  Diga o que se disser sobre enfermeiros, empregados do lixo ou mecânicos, é óbvio que se eles desaparecessem numa nuvem de fumo, os resultados seriam imediatos e catastróficos. Um mundo sem professores ou trabalhadores portuários não tardaria a estar em apuros e um mundo sem escritores de ficção científica ou músicos de ska seria, sem dúvida, um mundo pior. Ainda não está totalmente claro quanto sofreria a humanidade se todos os investidores de capital privado, lobyistas, investigadores, seguradores, operadores de telemarketing, oficiais de justiça ou consultores legais se esfumassem da mesma forma. (Há quem suspeite que tudo melhoraria sensivelmente). No entanto, para além de um punhado de bem elogiadas excepções, como, por exemplo, os médicos, a “regra” mantém-se com surpreendente frequência.

Ainda mais perversa é a noção generalizada de que é assim que as coisas devem ser. Este é um dos segredos do êxito do populismo de direita. Podemos comprová-lo quando a imprensa sensacionalista suscita o ressentimento contra os trabalhadores do metro por paralisarem Londres durante um conflito laboral. O simples facto de que os trabalhadores do metro possam paralisar toda a cidade de Londres demonstra a necessidade do trabalho que desempenham, mas é precisamente isso que parece incomodar tantas pessoas. Nos Estados Unidos vão ainda mais longe; os Republicanos tiveram muito êxito propagando o ressentimento relativamente aos professores ou aos operários do sector automóvel ao chamar a atenção para os seus salários e prestações sociais supostamente excessivos (e não contra os administradores escolares e gestores da indústria automóvel que são quem realmente causa os problemas, o que é significativo).

É como se eles nos estivessem a dizer: “mas sim, tens a sorte de poder ensinar crianças! Ou fazer carros! Fazeis trabalhos de verdade! E, como se fosse pouco, tendes a desfaçatez de reclamar pensões de reforma e cuidados de saúde equivalentes às da classe média!?”

Se alguém tivesse desenhado um regime de trabalho com o fim exclusivo de manter os privilégios do mundo financeiro dificilmente podia ter feito melhor. Os trabalhadores que realmente produzem sofrem uma exploração e uma precariedade constantes. Os restantes dividem-se entre o estrato aterrorizado e universalmente desprezado dos desempregados e outro estrato maior, que basicamente recebe um salário em troca de não fazer nada, em lugares desenhados para que se identifiquem com a sensibilidade e a perspectiva da classe dirigente (directores, administradores, etc.) – e em particular dos seus avatares financeiros – a qual, ao mesmo tempo, promove o crescente ressentimento contra aqueles cujo trabalho tem um valor social claro e indiscutível. Evidentemente que este sistema não é fruto de um plano inicialmente previsto, mas emergiu como o resultado de quase um século de tentativas e erros. E é a única explicação possível para o facto de, apesar da nossa capacidade tecnológica, não se ter implantado ainda a jornada laboral de três ou quatro horas.

“On the Phenomenon of Bullshit Jobs” by David Graeber, aqui http://www.strikemag.org/the-summer-of/

Traduzido pelo CLE a partir da versão espanhola. http://guerrillatranslation.com/2013/09/24/el-fenomeno-de-los-curros-inutiles/

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou postar uma continuação: As merda de empregos.

    Empregos de merda mais as merdas de emprego.

    Ao passear aqui pelo portal vi este artigo muito interessante sobre o que o autor, David Graeber, denominou os “Empregos de Merda”.

    Como vi que há uma dificuldade de se entender o que se passa no setor que o autor chamaria de empregos produtivos, resolvi fazer uma pequena complementação, não chamando estes empregos de “empregos de merda”, mas sim das “merdas de emprego”.

    Vai aí a comentário que postei lá no site original, não sabendo como serei recebido, ou até se serei recebido, sobre assunto que eu conheço a evolução história da atividade do engenheiro. Com algumas correções vai o texto postado.

    .

    .

    .

     Caros amigos, acho que a reflexão deve ir ainda mais fundo, pois além dos empregos de merda temos as merdas de empregos criados pelo falso conceito do aumento de produtividade. Vou explicar melhor na área que mais conheço, na engenharia.

    Lá pelos anos 50 e 60 tínhamos uma categoria, que alguns chamariam de produtiva (como se houvesse isto) que eram os engenheiros.

    Quando um engenheiro atingia algum status laboral devido a sua qualidade ele se cercava por um bando de pessoas que orbitavam em torno de seu trabalho. Tínhamos os desenhistas, os projetistas, as datilógrafas (o bom engenheiro rascunhava, a secretária ou um engenheiro menor – não em tamanho – redigia e a datilógrafa, datilografava – lógico, né!) sem contar com outros auxiliares de menor ação direta sobre o trabalho que davam suporte, como telefonistas, secretárias de diversos níveis, faxineiras, office-boys, …….Ou seja, vinculado ao trabalho de um engenheiro de ponta tínhamos no mínimo duas a três dezenas de pessoas que o assessoravam.

    Agora vamos a outro fator, o aspecto salarial. Este engenheiro que era o núcleo e a base de projetos importantes e de grande porte tinha um salário bem acima de seus assessores, lhe dando a impressão que ele era um grande chefe, um verdadeiro colega do patrão e dono da empresa. Adotava totalmente a ideologia do patrão, sendo mais até mais rigoroso do que o mesmo na exploração dos demais empregados. O salário para a época era fantástico, porém uma fração dos salários dos CEOs que atualmente servem não para produzir nada, mas sim para produzir lucros no próximo trimestre ou no máximo no próximo exercício do ano fiscal, não importando que nos próximos anos a empresa entre em falência. Com este salário que lhe permitia uma vida confortável o mesmo podia ao fim do dia ir para sua casa e passar algum tempo com a família e gozar de alguns privilégios que eram característicos da época.

    Corta a imagem e agora apresentamos o engenheiro especialista do século XXI, ele não tem mais datilógrafa, pois ele mesmo digita, redige e corrige seus próprios textos. Também não tem desenhista, pois no lugar de esquemas ele usando um CAD com eficiência ele projeta diretamente. Os engenheiros assessores foram substituídos por estagiários, que fazem também o papel de office-boy, secretário, e eventualmente dos projetistas profissionais.

    Telefonistas não são mais necessárias, pois com os “confortos” da sociedade moderna ele pode atender e ligar diretamente a quem quiser. Quando vai para casa leva consigo 90% de todo o escritório, resultando que os famosos privilégios de cinquenta anos atrás ficaram para as férias (que são bem mais curtas) e que mesmo nestas ainda leva o seu “lap-top” interligado a Intranet do escritório que permite atualizar o andamento de outras atividades.

    Sob o ponto de vista salarial ele ganha o equivalente ao que ganhava mais uns 30% de todo o pessoal que foi demitido. Importante, o custo do projeto que ele faz foi majorado bem mais do que a economia gerada pela demissão daquele grupo enorme dos seus colaboradores, podendo ele ganhar uma pequena parte do que foi acrescido no lucro da empresa.

    Como ele não tem mais um fim de dia nem um fim de semana livre (sem falar nas férias que se transformaram em trabalho) quem o gasta são os filhos e a esposa num psiquiatra que procura tratar a falta da figura paterna em casa e outros que tratam de “tratar” a esposa pela falta do esposo! Um dos motivos da boa remuneração de alguns professores de tênis ou “personal trainers”.

    Resumindo, um emprego que tinha status e dava conforto ao profissional foi transformado numa merda de emprego, que tortura quem antes era um torturador, e transforma a sua vida numa sucessão de períodos de infelicidade. Mas ele tem um i-Phone, um i-Tablet, um ai qualquer coisa que o permite transformar em alguém conectado e prisioneiro de seu próprio sucesso. Talvez lá pelos oitenta anos, se as várias pensões das várias esposas que o mesmo teve que pagar durante a sua vida, ele possa tranquilamente tomar uma boa sopinha num SPA para velhos executivos, ladeado de enfermeiras que profissionalmente vão tirando o resto do dinheiro que lhe sobrou.

    É ou não é uma merda de emprego!

  2. Menos Keynes… mais Marcuse

     

    Keynes era otimista em relação a uma vida social integrada e digna, o que não é pouca coisa. Teve seu grande mérito, e penso que continua a ter, no desvendar da ideologia da economia clássica de equilíbrio perfeito  Estamos travando esse debate hoje entre os desenvolvimentistas e os mercadistas, ou melhor, dos rentistas. Esqueceu que o capital não reconhece a lógica e complexidade humanas e a necessidade da vida social. Quanto a Marcuse, que mencionei no título, abre uma outra perspectiva em relação a isso tudo. A promessa política da tecnologia, que sustenta a hiperprodutividade do capital, seria a deliberar o homem para o desfrute da vida, ou seja, também liberar o ser humano do grande número de horas de trabalho. Se acham que Marcuse é radical, está mais na hora de repensarmos o processo civilizatório. Sem Eros estaremos permanentemente frente a um estado de natureza.

  3. talvez Marx explique melhor que Keynes.

    A projeção de Keynes não se realizou porque sua teoria da acumulação e sua propostas de politicas para produzir o tempo livre de forma gradual e mantendo o capitalismo estavam erradas. Melhor ler a parte de MArx sobre a acumulação de capital no livro I de “O Capital”. Embora o capitalismo nos de a condição material para produzir mais tempo livre, não é esse o seu objetivo – seu objetivo é produzir mais lucros, mesmo que seja criando ‘empregos de merda’ e somente na quantidade necessária para manter os lucros. Quando a diminuição da jornada social de trabalho aparece no capitalismo ele toma uma forma perversa – o desemprego em massa. O aumento de jornada na Europa e nos EUA vem junto com o crescimento do desemprego, algo que o autor não toca nem problematiza no artigo.

    1. Como os países liberis geram empregos.

                Há algum tempo queria entender porque paises que aplicam as fórmulas liberais, ou melhor, pró-mercado,  diminuem o desemprego, por exemplo, a Inglaterra de David Cameron, que conseguiu sua re-eleição, justamente, por gerar empregos, ou seja, diminuir o desemprego. Se tais políticas concentram a renda e reduzem benefícios sociais, há, evidente, mistério na redução do desemprego. Esse artigo oferece a resposta: são gerados empregos desnecessários e de jornadas longas para manterem o consumo dos bens produzidos.

    2. Como os países liberis geram empregos.

                Há algum tempo queria entender porque paises que aplicam as fórmulas liberais, ou melhor, pró-mercado,  diminuem o desemprego, por exemplo, a Inglaterra de David Cameron, que conseguiu sua re-eleição, justamente, por gerar empregos, ou seja, diminuir o desemprego. Se tais políticas concentram a renda e reduzem benefícios sociais, há, evidente, mistério na redução do desemprego. Esse artigo oferece a resposta: são gerados empregos desnecessários e de jornadas longas para manterem o consumo dos bens produzidos.

      1. FHC

        Estranho. FHC aplicou uma fórmula neoliberal no Brasil e o desemprego aumentou explosivamente para 12 ou 15%. Exatamente o oposto do que o Sr. diz. 

  4. 40 horas…

    Cada região do mundo tem características próprias que não se deve generalizar para entender cada região no presente. O Brasil tem características muito particulares.

    O empresário no Brasil é desprezado, perseguido, espoliado, extorquido e desmotivado deixa de gerar riqueza. É impressionante o que acontece no Brasil, enquanto nos países de primeiro mundo se incentiva positivamente a geração da riqueza, consequência do empreendedorismo e da criação de empregos na indústria, no campo e no serviço, aqui insanamente tudo se faz para atrapalhar com esta caminhada, desde leis demagógicas, a um sistema que acomoda os mais diversos agentes de extorsão e parasitismo em cima de quem produz alguma coisa. O empresário ou o gerador de riqueza no Brasil, historicamente foi visto como o pato a ser depenado. Porque os juros são tão altos no Brasil comparado com qualquer outro lugar no mundo. O Brasil é o Pais onde a divida publica é a maior do mundo, proporcionalmente a riqueza dos brasileiros, para o governo se endividar deste jeito só pagando o absurdo que ele paga para nos brasileiros poupadores.

    Criticar é fácil difícil é fazer e as esquerdas no mundo todo tiveram sua vez e falharam, pelo menos falharam exatamente naquilo que criticavam nas tais classes dominantes. A tal luta de classes aquela formalizada pelos partidos socializantes, caducou, perdeu a vez, o discurso ficou velho, senil, ultrapassado. Como conseguir novamente uma maré favorável que catalise universalmente a disposição das pessoas em tentar algo novo. O novo veio mostrou a cara e todos viram a mesma cara de sempre. O burguês não vai se emparelhar com o povo, aquele dentre o povo que deseja sair da condição social desfavorável que se encontra, que terá que se preparar para se emparelhar com o burguês. . Leis demagógicas vendem a ideia de que o pobre tem os mesmos direitos de usufrutos dos herdeiros da riqueza existente, como se fosse possível num salto atingir algo que necessita de muito esforço, determinação, tempo e sacrifício. O que aconteceu é que foi institucionalizado a extorsão do pobre contra o rico, que possui toda condição de se defender e ai sobra para o pequeno, que não tem poder de lobby, herdar toda a mazela com a terceirização. Direitos não se ganham se conquistam.

    Existem empregos de merda? Existem empregos que lembram o inferno? Existem mudanças nos sistemas de produção e de remuneração? Existiam profissionais com algum status laboral devido a sua qualidade, ele se cercava por um bando de pessoas que orbitavam em torno de seu trabalho. Tínhamos os desenhistas, os projetistas, as datilógrafas (o bom engenheiro rascunhava, a secretária ou um engenheiro menor – não em tamanho – redigia e a datilógrafa, datilografava – lógico, né!) sem contar com outros auxiliares de menor ação direta sobre o trabalho que davam suporte, como telefonistas, secretárias de diversos níveis, faxineiras, office-boys, … Tínhamos no mínimo duas a três dezenas de pessoas que o assessoravam e por um motivo ou por outro perderam o emprego.  

    Estima-se que em 2015 a participação da indústria de transformação no PIB seja de apenas 10,6%, nível semelhante ao de meados da década 1950 – antes de diversos setores importantes da indústria brasileira serem desenvolvidos.  A precoce desindustrialização pela qual o país está passando é ainda pior do que os dados oficiais anteriores sugeriam. O estudo aponta que a indústria de transformação brasileira cresce a taxas menores que o PIB. Em 10 anos a indústria de transformação brasileira perdeu 7 pontos percentuais (cerca de 40%) de participação no PIB, evidenciando um grave e acelerado processo de desindustrialização.

    Pior do que o emprego de merda é nenhum emprego…

    1. “Existem empregos de merda?

      “Existem empregos de merda? Existem empregos que lembram o inferno? Existem mudanças nos sistemas de produção e de remuneração?”:

      Conde, em 35 anos de Estados Unidos eu trabalhei SOMENTE em empregos de merda.  35 anos de empregos que simplesmente nao pagam.

      Qual foi a excessao?

      Ah, sim, agora me lembro.  A excessao foi quando eu tinha pistolao.

    2. E quem são os herdeiros da

      E quem são os herdeiros da riqueza existente? Você? Uai, eu também quero herdar a riqueza que eu não fiz sozinha.

      De fato, o Brasil é um caso particular. Foi o último país do mundo a abolir a escravidão, a qual foi a mais duradoura. Uma beleza de sociedade desigual que cria gente como você que acha que uns tem direito de herdar o que não trabalharam para ter. E quanto ao sistema financeiro? Produz o que mesmo? Quem desbancou a indústria no mundo todo foi o financismo e o Brasil não ficaria de fora disso, até porque indústria brasileira nunca foi lá essas coisas todas.

      Quanto mais se reza, mais assombração aparece.

  5. Política do medo

    A resposta é muito simples. A sociedade capitalista vive sob o espectro do medo. E nisto os dirigentes, o “1%” dono da riqueza global são mais escravos do que todos. São escravos do medo. Temem que se deixarem muito tempo livre aos funcionários eles poderiam tramar uma revolução, ou parar para pensar nos seus direitos.

    Mas isto nada tem a ver com falhas do capitalismo. É um sintoma de doença mental. caso de tratamento. qualquer sistema dominado por doentes mentais acaba se tornando o inferno. Uma pessoa sem paz, levará o inferno para onde for, não importa o que faça. Uma sociedade doente, dirigida por doentes, correndo atrás de ilusões.

    Os dirigentes, não se conformam em ser mais uma engrenagem no sitema, eles se indentificam com suas riquezas, e fariam qualquer monstruosidade para lutar contra  suas alucinações. Acreditam que se não torturarem ninguém, algo de ruim poderia acontecer.

    E o oposto é notado entre a classe social mais alta. Os filhos dos mais ricos tem tanto tempo livre que as vezes acabam se envolvendo com drogas, ou fazendo outros tipos de asneiras. Um desequilibrio tão prejudicial quanto a falta de tempo, é o excesso dele, na ociosidade.

    Com um individuo sem paz interior, você pode mudar o sistema quantas vezes quiser, que ele o transformará num inferno. Pode mudar de capitalismo para socialismo, ou o que for, que o inferno continuará a persistir. É um reflexo para o inferno que há dentro deles.

    Eu recomendaria como solução do problema, meditar uma hora por dia, de preferência em meio a natureza, para recuperar a paz interior e o equilíbrio emocional.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador