O Poder do Agora, por Gi Oliveira

O Poder do Agora

por Gi Oliveira

Você já comprou uma peça linda e guardou para usá-la em uma ocasião especial? Já teve uma ideia brilhante, mas esperou um momento super estratégico para revelá-la? Aguardou uma data especifica para fazer aquela receita deliciosa? E aí, quando resolveu usar a tal roupa ela não lhe cabia ou ficava tão bem como você imaginava quando comprou? Ou alguém surgiu do nada e divulgou uma ideia muito parecida com a sua, antes de você? E quando aquela data tão esperada chegou você fez o tal prato e algo deu errado porque você não se preparou para eventuais detalhes da receita?

Hoje vim falar sobre o poder do agora. Talvez você esteja se perguntando o que tem a ver com Marca Pessoal ou Imagem Profissional, se agora eu pirei de vez. Não, tô certinha do que quero falar e da total pertinência com sua imagem pessoal.

Você precisa atentar para o momento presente. Para a importância de estar bem, preparado e apresentável hoje, neste exato minuto e lugar. Estar atualizado, ter feito aquela capacitação, ser proativo, ter caprichado no visual, lavado os cabelos, engraxado os sapatos, aprendido aquele idioma, exercitado aquela nova competência, exposto aquela perfeita ideia. Imagem envolve muito mais que roupas e acessórios. Imagem é atitude.

Você está preparado para o agora? Porque pode acontecer de você precisar usar um terno, ou vestido elegante, respeitável e descobrir em cima da hora que não lhe serve pois está manchado, puído, largo ou justo demais. E então? Então, caro amigo/a, o agora vem implacável lhe provar que nada é mais poderoso e urgente que estar preparado sempre. O agora é fatídico.

A primeira impressão acontece a todo instante, em toda hora e lugar. Não dá para prever quando esbarraremos com a grande oportunidade profissional. Pode acontecer a qualquer momento. Se você adiar consertar aquela bainha, usar aquela roupa imponente, obter aquele conhecimento, superar aquela limitação profissional, você pode ser pego de surpresa, de calças curtas, com a agulha na mão. Se surge uma reunião inesperada ou é preciso fazer uma visita urgente a um cliente, você está apresentável? Você tem a solução para este imprevisto?  Esta poderia ser a sua chance, você poderia se destacar agora!

É comum ouvir de clientes que não há problema em usar uma blusa com “botões sofrendo” na altura do busto ou do abdômen porque não vão sair da empresa naquele dia, ou que não vão investir em uma peça do tamanho adequado já que irão emagrecer em pouco tempo. Que uma calça muito desbotada pelo uso ou chinelos de dedos são perdoáveis porque lhe geram conforto. Que gravatas amassadas ou curtas, canetas roídas e sem tampas e um bloco de notas que parece a caderneta de quitanda dos anos 80 não interferem na avaliação que seu cliente faz de seu trabalho ou do valor atribuído a esse. Ledo engano! Tudo isso é levado em conta sim senhor! Tudo faz parte do julgamento, tudo é considerado na hora de “avaliar” sua competência e o nível de excelência da atividade que executa, seja lá em qual área for.

Já ouvi relato de pessoas que pagam duas vezes mais caro por um vasilhame de 20 litros de água mineral porque o fornecedor faz questão de vestir um uniforme branco e passar uma toalha de papel descartável embebida em álcool na boca do garrafão no momento da entrega. A água é a mesma, mas o valor agregado por esses pequenos detalhes… quanta diferença!

E não pense que o puxão de orelhas vai parar no seu guarda-roupas, não se iluda. Quantas ocasiões oportunas para ser um profissional melhor, atualizado, versátil você deixou passar? Apresentou soluções para antigos problemas na empresa? Trouxe alguma inovação para seus projetos? Antecipou-se a alguma crise? Sabe aquelas horas que você dedicou a assistir todas as temporadas da sua série predileta? Será que não podia ter dividido o tempo fazendo um curso online, assistindo vídeos ou palestras sobre seu trabalho, lendo um livro interessante, descobrindo novidades em sua área de atuação, investindo em Networking? Porque quando for preciso mostrar seu diferencial, seu interesse, sua Marca Pessoal, agregado, dificilmente os episódios de House of Cards lhe auxiliarão…

Avalie a qualidade da sua imagem, o que ela diz sobre você, o que você quer que ela diga. Não lamente pela oportunidade perdida, assuma que você a desperdiçou. Caso estivesse realmente preparado, de corpo, alma e iniciativa, ela seria sua. E aja neste instante, não adie ou deixe para depois. Você não pode voltar ao passado, nem adiantar o futuro, mas é responsável por suas decisões e consequências agora.

Gi Oliveira é Estrategista de Marcas Pessoais

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns

    Oi Gi,

    Gosto muito das suas explanações, são muito atuais e positivas, para sacudir a poeira de quem esta estagnado no tempo, ou quer dar um up grade na vida…

    Sucesso. bjs

  2. Muito bom, Gi! Até porque eu
    Muito bom, Gi! Até porque eu faço essa mesma avaliação, ainda que às vezes inconsciente, das outras pessoas, seria inocente se não achasse que fazem de mim também. Preparação é palavra de hoje!

  3. Gi,de fato temos tendência a

    Gi,de fato temos tendência a postergar , amanhã… Depois .. Quando der..E por vai às mil e uma procrastinações.

    Excelente texto , a reflexão é necessária !! 

    Obrigada por compartilhar desse conhecimento tão 

    rico que nos acrescenta !! 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador