Professora aprovada em concurso é barrada por obesidade

Jornal GGN A professora Mariana Cristina Justulin, aprovada em concurso público da rede estadual de ensino de São Paulo, não pode assumir o cargo porque foi considerada obesa pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME). Mariana leciona em três escolas municipais em Bariri, no interior do Estado.

O caso de Mariana não é o primeiro. Em 2011, cinco mulheres denunciaram que foram reprovadas no exame médico por excesso de peso. Na época, o governador Geraldo Alckmin admitiu que a obesidade poderia barrar a contratação de servidores devido a critérios técnicos estabelecidos pelo estatuto do funcionário público.

A notícia da sua inaptidão veio através do Diário Oficial, já que ela fez todos os exames exigidos no edital e foi informada pelo médico de que poderia desempenhar a função. O DPME se baseou no Índice de Massa Corporal (IMC), reconhecido para Organização Mundial da Saúde (OMS) para reprovar a professora. O índice de Mariana fica em 43, sendo que o peso ideal seria entre 18,5 e 24,9.

Mariana questiona a decisão do DPME afirma que o critério do IMC não é especificado no edital, que diz que o candidato deve “gozar de boa saúde”. A nutricionista Marina Palaro Massucato considera o IMC um método vago para avaliar a saúde de uma pessoa. “O índice avalia se uma pessoa está obesa e isso não significa, necessariamente, que ela tenha problemas de saúde”. Ela acredita que a atitude do Estado foi extremamente preconceituosa.

A professora de Bariri pediu reconsideração da perícia e espera ser convocada para novos exames. Além disso, ela pensa em entrar na Justiça com uma ação de danos morais contra o Estado.

O DPME informou, através de nota que é  “obrigação da administração pública zelar pelo interesse coletivo e provisionar futuros custos que caberia ao Estado arcar, como licenças médicas e afastamentos”, ressaltando que isso não significa que o candidato não possa exercer a profissão. Em relação à obesidade, o Departamento justifica que “a obesidade mórbida (IMC maior que 40/classificação OMS), é considerada doença grave e requer avaliação mais detalhada. Com tal classificação de doença grave, há um choque junto ao artigo 47, inciso 7 do referido Estatuto, que determina que o candidato deve ‘gozar de boa saúde’”

Sugerido por Mota, com informações do Terra

Redação

66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tenho um amigo na mesma

    tenho um amigo na mesma situação.

    Só um estado que tem a certeza que não será punido por alguma injustiça que comete se sente livre para implementar uma prática preconceituosa e nojenta dessas.

    O pessoal dos direitos humanos devia pegar forte nessa.

  2. Gordinhos, obesidade é
    Gordinhos, obesidade é problema de saúde e não opção estética.
    Va se tratar para viver além dos 60.

    É óbvio que tem que ser barrada!

    Gordos não são um povo ou raça. Só gente doente.

    1. Perdendo meu tempo com idiotas.

      “Gordos não são um povo ou raça. Só gente doente”.

      Imagino que você se julgue alguém saudável. Afinal, você acha que não discrimina nem pretos nem judeus.

    2. Parabéns, o pior comentário que eu já vi…

      Acompanho este blog desde 2004, são dez anos portanto. Este é o pior comentário que eu já vi neste blog.

      Parabéns, um recorde.

      Não que faltem comentários absurdos e obtusos. Inclusive a trollagem do blog é pródiga em todo tipo de absurdo.

      Mas é que este comentário consegue esmerar-se na aobtusidade com um mínimo de palavras. É a obra prima das bestagens…

      Tenho certeza que foi colocado por sarcasmo, para mostrar o quanto é absurda a atitude do governo estadual.

      Não preciso dizer que a base do comentário recordista é uma mentira.

      Todos sabemos que a obesidade não é uma doença. Pode até ser o sintoma de uma doença, existem problemas hormonais e metabólicos que produzem a obesidade, mas nem toda obesidade é provocada por uma doença.

      Os seres humanos, como toda população de seres vivos (detodas as espécies) possuem uma coisa chamada VARIABILIDADE. Significa que os indivíduos são diferentes entre si. Essa variabilidade é um fato biológico fundamental para a seleção natural, que é o fenômeno báico da evolução, que por sua vez é a responsável pela existência da vida e de todas as espécies animais e vegetais.

      Assim sendo, existem pessoas que tem constituição física for dos padrões definidos ARBITRARIAMENTE, sema padrões de altura, forma, cor da pele, proporção entre os membros, peso, IMC, etc, etc, etc…

      Portanto uma pessoa pode muito bem ser considerada obesa porque sua consituição física foge aos padrões estabelecidos ARBITRARIAMENTE e que são apenas reflexo de uma contagem e um desvio padrão, não significando que portem qualquer tipo de doença.

      E por sinal, quase todo mundo tem algum problema de saúde. Se o Estado contratasse apenas pessoas com saúde perfeita não haveria gente suficiente para suprir os cargos necessários. A avaliação média admissional deve definir apenas as condições médicas que incapacitem os candidatos a exercerem as funções dos cargos. Não é por outro motivo que existem cotas para deficientes físicos nos concursos públicos. Em tempos passados os deficientes físicos eram proibidos de exercerem cargos públicos, mesmo que sua deficiencia em nada os incapacitassem para o cargo. A lei mudou para corrigir uma injustiça e o mesmo preconceito usado contra os deficientes físicos foi usado contra essa professora, em uma atitude flagrantemente discriminatória e ilegal.

      Se foi um comentário provocativo, aqui estão os argumentos ÓBVIOS que justificam o absurdo ao qual o post se refere. Nem vou considerar que o comentário foi feito a sério, seria a inteligência e o bom senso de quem o escreveu.

    3. Sério isso?

      Minha querida tia, que Deus a tenha, era excelente professora, daquelas antigas que se dedicam aos alunos e jamais é esquecida. E era gorda.

      Lecionou até a aponsentadoria.

      Antigos alunos sempre apareciam em sua residência, com belas homenagens.

      Morreu com mais de 70 anos devido ao mal de Parkinson.

    4. Athos
      Teu ICI (índice de

      Athos

      Teu ICI (índice de Capacidade Intelectual) está baixo, minha avó que tinha menos que 1,55m de altura e pesava mais de 80kg tinha tanto problema de saúde, mas tanto mesmo que ela não conseguiu por poucas semanas atingir os 102 anos de idade, morreu completamente lúcida com 101 anos.

      Logo, este negócio de obesidade tem muita correlação com o estético do que outra coisa.

    1. Dure lex

      Provavelmente já entrou com a ação e ganhará.

      Mas vai levar tempo, no mínimo até janeiro de 2015, na melhor das hipóteses.

      1. Dure lex

        Desculpe Sergio, mas com essa justiça que, dada a sua caracteristica , deve ser protegida pelo TAMAR, acredito que é caso para 10 anos ou mais.

        Solidariedade a professora e protestos nas redes sociais é que precisamos.

        1. Quando outubro chegar.

          Nem tão longe assim.

          Você acha que um assunto como esse ficaria sem pressão pública em um governo do PT?

          A moça já estaria danto entrevistas no Fantástico.

  3. IMC

    Seria então o caso de cassar alguns politicos do Estado por IMC (Indice de Mutretas nas Construções) como por exemplo no metrô, nas rodovias, viadutos, etc?

    Que belo exemplo de discriminação  para os alunos! 

  4. Falta-nos um cantor.

    Aqui no blog, já investimos várias vezes nosso tempo, nossa razão e emoção para tratar da discriminação.

    Batalhamos contra a discriminação racial, social, das mulheres, de homossexuais e de deficientes. Discutimos cotas e educação inclusiva.

    Mas nada parece satisfazer a sanha dos que necessitam discriminar seus semelhantes. A cada grupo discriminado que consegue se auto-afirmar, um novo grupo de pessoas passa a ser vitimado. Os depravados são os mesmo, nós os conhecemos, mudam seus alvos, não sua depravação.

    Lembrei-me de uma doída canção do Lennon que associava mulheres e negros na mesma dor.

    Daí veio o título do post e, abaixo, minha humilde contribuição a uma canção ainda a ser composta:

    “Fat people are the new niggers of the world, mutes and without someone to sing their pain”.

  5. Nossa!  Uns setenta por cento

    Nossa!  Uns setenta por cento dos professores dos Estados Unidos nao qualificam pra dar aula em Sao Paulinho!

  6. Fica difícil quando pessoas
    Fica difícil quando pessoas ignoram fatos para fazer sua argumentação.

    Mas o fato é que gordos são saudáveis até determinada idade.
    Como esta determinada idade é ainda idade de trabalho, o Estado, que da estabilidade a seus funcionários, não pode contratar estas pessoas.

    Vcs não discordam de mim e sim dos fatos.
    E esta obesa não é apenas obesa, o nome é obesa mórbida.
    Ela provavelmente morrerá de problemas decorrentes DA OBESIDADE. , como hipertensão, diabetes e MUITAS outras coisas.

    1. A piada não tem graça.

      Insiste nessa brincadeira? Já perdeu a graça. Colocar um comentário idiota para fazer piada já é bastante sem graça, repetir é de uma chatice sem par.

      Entendo que essas alegações são tão ridículas que podem até provocar risos, mas como te idiota até para acreditar em tal obtusidade, é o tipo de piada que não tem graça.

      Tem gente que se impressiona com o termo “obesidade mórbida” e pensa que só porque tem o termo “mórbido” no nome da condição física (não é uma doença), o portador dessa condição vai morrer. Quer dizer, morrer vai, assim como todo mundo morre, mas muitos morrem bem antes de quem tem o peso dentro dos padrões definidos ARBITRARIAMENTE como normais.

      Muita gente ai achar que você está falando a sério que uma pessoa com certeza vai morrer cedo por ter o IMC fora dos padrões. Não vão entender que você está recorrendo ao ridículo para mostrar como pensar isso é uma coisa sem cabimento.

      Sem falar que alguns podem não saber que trata-se de uma alegação completamente ilegal.

      Não insista nessa piada. Não tem graça brincar assim com idéias disparatadas, sempre pode ter um incauto que acredite na sandice.

      1. Sugiro que vc se informe com
        Sugiro que vc se informe com um médico sobre os malefícios da obesidade mórbida.
        É um problema que VC deveria tratar com maior seriedade.

        Desconhece tanto o assunto que o toma por piada.

        O resumo das motivações do Estado está no meu comentário de 5 linhas.

        1. Impressionante! Não era piada.

          Ah! Então não era piada? Você falou essas bobagens a sério?

          Eu sei que obesidade mórbida é um problema de saúde. Assim como diversos outros problemas ainda piores, que não são impeditivos para assumir um cargo público.

          Sim, existem razões de Estado, mas essa não é uma delas.

          A obesidade pode ser impeditivo de contratação se tornar o candidato inapto para exercer o cargo.

          É por isso que o laudo médico define o candidato como apto ou inapto e não define a expectativa de vida do candidato.

          Procure se informar… Você está precisando.

          1. Vou ignorar sua falta de
            Vou ignorar sua falta de respeito desta vez. Estou numa fase zen.

            Seu raciocínio é incompleto. Sugiro que continue ruminando.

          2. Pelo que eu vejo você

            Pelo que eu vejo você continua rosnando e babando…

            Está em uma fase zen… zen argumentos.

    2. Todo mundo é saudável até determinada idade

      Quero saber se nunca vistes magros com problemas de saúde. E pra onde achas que caminhas, senão para velhice?

  7. As super magras são saudaveis?

    Então os obesos não podem trabalhar? Que maluquice é essa? Anorexos podem? As magrelas que mal se sustentam em pé, podem? E os diabeticos? Também estão condenados? Quem tem lombriga e ameba… ? Quem sofre de enxaqueca cronica? Os hipertensos? Não desista moça. Vá atras de seus direitos. A vida moderna nos leva a  condições de saude que nós não escolhemos. Ninguem engorda por que quer. E agora vem mais essa, como se não bastasse toda carga de culpa, repreensão e discriminação  que os obesos sofrem diariamente.

  8. Porque vcs tratam o assunto
    Porque vcs tratam o assunto MÉDICO como assunto ESTETICO?
    Porque se recusam a contra argumentar as motivações do Estado?

    A sim …é muito mais fácil dizer que…É preconceito e pronto.

    Contra argumentem ou VAZA!

  9. Provavelmente quem tem

    Provavelmente quem tem obesidade mórbida terá mais dificuldade em realizar suas funções, mas será que o melhor caminho é não contratar ? E quem engordar depois de ser contratado ?

    Muito melhor seria se fizessem programas de incentivo para que os funcionários pudessem manter hábitos mais saudáveis.

    1. Obrigado por subir o nível.
      Obrigado por subir o nível.

      Agora vamos para o level 2 da argumentação.

      Uma obesa mórbida que procura a imprensa e o judiciário está interessada em deixar de ser obesa mórbida?

      Esses incentivos a uma vida mais SAUDÁVEL, serviriam para uma pessoa com este perfil?

      Outro ponto a ser discutido, qual o lado da COLETIVIDADE nesta questão?

      1. Não sei.

        Não conheço a história de vida da candidata. Não sei quantas dietas ou tratatmentos ela já fez ao longo da vida. Não sei se já procurou médico(s) para tratar de sua condição. Portanto, não posso prejulgá-la. O que sei é que muitos médicos hoje em dia nem querem saber de cuidar de gente doente, dá muito trabalho. Falo isso por experiência própria.

        Por outro lado, se o estado está realmente interessado em promover a saúde das pessoas, poderia fazê-lo perfeitamente bem através do instituto do estágio probatório, condicionando sua aprovação nesses casos a um acompanhamento médico constante (que pode ser que ela já até faça) ou mesmo através de metas combinadas com ela no ato de sua nomeação. O que não dá é jogar fora o bebê com a água do banho, principalmente aqui em São Paulo onde o nível da educação só cai. Acho que o governo não pode se dar ao luxo de dispensar sumariamente profissionais experientes e competentes.

        Quanto à coletividade, existe uma imensa coletividade na grande São Paulo que está ameaçada de não ter o que beber nos próximos meses por incompetência pura e simples da mesmíssima gestão estadual. A qual não corre perigo de ser substituída nas próximas eleições nem de ser reprovada no exame admissional, muito pelo contrário.

        1. O estágio probatório é de

          O estágio probatório é de três meses e tem avaliação para ver se a pessoa está apta ou não no aspecto administrativo e funcional.

           

      2. O exame admissional não é um julgamento.

        A questão não é de julgamento moral sobre a pessoa. Isso é arbitrário e discriminatório sim.

        A questão é se a obesidade impede o exercício do cargo.

        Não se trata de estabelecer se a pessoa é obesa por cosntituição física (existe soim, é minoria mas o Estado não pode discriminar), problema hormonal (que se for controlado e tratado não impede o profissional de exercer suas funções) ou gula (o que é um julgamento moral que o Estado não pode fazer).

        É absurdo inferir que a professora não quer controlar o peso só porque entrou com recurso. Trata-se de um direito dela que está sendo negado. Se ela pode exercer a função tem o direito de ser contratada. Você não pode dizer que ela é uma gulosa sem vergonha só porque ela defende um direito dela. Ela pode estar até em um programa de controle de peso e ter perdido vários quilos, o caso é que ela não pode esperar para emagrecer para depois fazer outro concurso e ser contratada. Ela tem que ganhar a vida como todo mundo tem. 

        Ela pode ser contratada, fazer um tratamento e ficar magra, outra pessoa pode ser contratada magra e engordar, ou ser contratada sem problema de saúde e depois vir a ter. O exame admissional não é para estabelecer julgamento moral nem fazer futurologia, é para definir se o candidato está apto ou não para exercer suas funções.

        1. Esse é o problema de seu
          Esse é o problema de seu raciocínio.
          Não impede hoje. Não impede por 10, 15 anos mas a partir daí. ..se aposenta por diversos problemas de saúde.

          Tenho um amigo que prestou concurso para delegado de polícia aqui no Rio.
          Passou NA PROVA e foi reprovado no EXAME MÉDICO PSIQUIATRICO.
          Ele, como esta obesa, entrou na justiça e levou.
          6 anos depois, esta morando em Paris aposentado. Nem 35 anos de idade.

          1. Se aposentadoria de delegado

            Se aposentadoria de delegado de polícia dá para viver em Paris já estou me inscrevendo.

    1. Exame de aptidão

      O candidato não pode ser considerado inapto apenas por ter varizes ou voz rouca, nem por ser obeso. É necessário que o seu problema de saúde o torne inapto ao exercício do cargo.

      Então se a obesidade impedir a locomoção do professor, a sua rouquidão o impedir de falar, ou suas varizes o impedirem de ficar em pé, aí sim ele passa a ser considerado inapto.

      Não se trata de definir se a condição de saúde vai se agravar nos próximos vinte anos, mas se é certeza que impede o exercício da função atualmente.

      Até porque o obeso pode emagrecer, o rouco pode fazer tratamento fonoaudiológico e quem tem varizes pode tratá-las e fortalecer as pernas.

      Por outro lado o magro pode engordar, o locutor pode desenvolver calos vocais e o atleta pode vir a ter problemas circulatórios nas pernas.

      A questão é se a pessoa está apta no momeno e ao Estado interessa desenvolver programas de orientação aos dseus funcionários, de modo a evitar ou pelo menos mitigar problemas de saúde que afetem suas atividades profissionais.

        1. Cai fora então…

          Para encerrar o assunto basta você não comentar.

          Eu comento enquanto eu quiser, se eu quiser encerrar o assunto paro de comentar e saio do post.

          Faça o mesmo.

          Que mania que querer mandar nos outros!

  10. E para finalizar este
    E para finalizar este assunto chato que não me interessa, a manchete é mentirosa pois ela não foi aprovada em concurso e esta é justamente toda a questão.

  11. É um assunto relevante sim…

    Esse assunto não é besteira. Trata-se de critérios para cotratação por concurso público, um assunto do intertesse de toda a população.

    Não é bobagem nem piada, é uma questão relevante que afeta a todos os cidadãos.

  12. exame médico admissional na

    exame médico admissional na carreira pública de magistério têm critérios médico-securitários para potenciais distúrbios psicossomáticos, problemas biofuncionais, doenças preexistentes tais como:

    varizes

    obesidade

    cordas vocais

    saúde do coração

    distúrbios emocionais

    doenças mentais e sociais

    anomalias default perceptivas

    dificuldades motoras de mobilidade

    et cetera e tal

    de acordo com avaliação médico-trabalhista será solicitado ao concursado admissional, se necessário, fazer tratamento médico, tratamento preventivo, condicionamento físico-terapêutico, dieta e regime et cetera e tal e depois se apresentar novamente para novos exames médicos e uma avaliação-decisão médica categórica, baseada na lei orgânica do Estado e nos parâmetros científicos funcionais legais da OMS da OIT da UNESCO, para admissão ou não… no serviço público professoral a bem do serviço público de qualidade profissional prestado à população e às crianças na escola pública integral.

    1. Tertúlias para apascentar gado vacum

      Conversa.

      Conforme seu próprio enunciado “De acordo com avaliação médico-trabalhista…”, a sorte do candidato depende dos preconceitos do médico do trabalho que está avaliando o caso.

  13. Como podem perder tanto tempo discutinto de forma tão vazia?

    E os fatos? Quais são? Falaram, falaram… mas os fatos mesmo, nada! Citaram apenas achismos. Acho isso, acho aquilo. Quem aqui citou algum fato? Nem mesmo a matéria trás os fatos de forma clara e completa. Ficaram horas aqui escrevendo um monte de asneiras com direito a “discussões” pessoais. Um se achando mais que outro. Até por isso acabei ficando fora um bom tempo.

     

    Quero saber?

     

    Fato 1: existe alguma estatística que indique o número de funcionários públicos afastados em decorrência de problemas de saúde relacionados a obesidade?

     

    Fato 2: existe alguma estatística que, se quer, indique as 5 principais causas de afastamento por motivos de saúde, independente de quais sejam?

     

    Fato 3: existe um comparativo que indique o número de obesos e o número de magros afastados, por motivos decorrentes de seus IMCs?

     

    Fato 4: se a obesidade mórbita é motivo para desclassificação em concurso público, não deveriam então, os fumantes, consumidores de bebidas alcoólicas, usuários de moto, dentre outros, serem desclassificados?

     

    Agora, temos alguns dados – incompletos como de praxe no habitual jornalismo lixo – na matéria:

     

    – “o governador Geraldo Alckmin admitiu que a obesidade poderia barrar a contratação de servidores devido a critérios técnicos estabelecidos pelo estatuto do funcionário público”;

     

    Alguém conhece o estatuto do funcionário público? Alguém conhece os tais critérios técnicos? Custava ao jornalista citar o artigo do estatuto?

     

    – “o critério do IMC não é especificado no edital, que diz que o candidato deve “gozar de boa saúde””;

     

    Até aí normal, mas:

     

    – “Em relação à obesidade, o Departamento justifica que “a obesidade mórbida (IMC maior que 40/classificação OMS), é considerada doença grave e requer avaliação mais detalhada. Com tal classificação de doença grave, há um choque junto ao artigo 47, inciso 7 do referido Estatuto, que determina que o candidato deve ‘gozar de boa saúde’”;

    – “a nutricionista Marina Palaro Massucato considera o IMC um método vago para avaliar a saúde de uma pessoa. “O índice avalia se uma pessoa está obesa e isso não significa, necessariamente, que ela tenha problemas de saúde”;

     

    Alguém sabe – achar é outra coisa, o que interessa é saber realmente – afinal, se obesidade mórbita é doença grave ou não? Segundo a matéria, para a OMC é. Para uma nutricionista, não necessariamente. Quais as perspectivas futuras para o obeso mórbito? Custava ao jornalista se informar melhor com 2 ou 3 especialistas em obesidade?

     

    – “O DPME se baseou no Índice de Massa Corporal (IMC), reconhecido para Organização Mundial da Saúde (OMS) para reprovar a professora. O índice de Mariana fica em 43, sendo que o peso ideal seria entre 18,5 e 24,9”;

     

    Até aí, os fatos mais claros é que a colega esta realmente acima do peso e que tem uns dois ou e aqui achando que estão em discussão de boteco. Deveriam marcar um encontro. E se for no boteco me convidem que isso muito me interessa.

    1. Em número, gênero e grau.

      Perfeita sua análise. Apenas não aguarde respostas objetivas aos seus questionamentos.

      Preconceito e discriminação jamis são objetivos.

      Aliás o IMC – índice de massa corporal não é um dado relativo. Baseia se em uma fórmula de física que aprendemos no 1º grau – a pressão. Massa X área.

      Ora, como o ser humano não é uma figura geométrica bidimensional, ou seja, um quadrado, nota-se já por aí que trata-se de um valor que deve ser aplicado com muito cuidado e sempre em relação a outros resultados.

      Por exemplo, hipertensão X IMC.

      Estão tomando o com um valor determinístico e mais como capaz de prever o desenvolvimento futuro de doenças.

      Não pode ser desinformação, é preconceito e discriminação mesmo. O IMC é só o subterfúgio da vez.

      Pretos e mulheres já foram considerados “cientificamente” menos capazes que homens brancos.

      Homossexualidade já foi doença.

      Hoje, quero ver o médico que aplicaria esses preconceitos para reprovar um candidato.

  14. Falta massa cerebral…

    Estão as escolas CAÇANDO professor a laço, a falta de profissional é tremenda e o que falta mesmo é indice alto de massa cerebral a todos que participam do sistema educacional.

  15. Entra com uma ação na Justiça

    Entra com uma ação na Justiça contra discriminação, além de ganhar o cargo leva uma grna boa.

     

    As chances de vitória são grandes. E os eleitores também podem entrar com uma ação nas urnas contra o governo Gerlado Alckmin no dia 5 de outubro. Se todo mundo fizer isto o problema estará resolvido em breve.

  16.           O obeso precisa de


              O obeso precisa de um atenção singular, independente da profissão,o excesso de peso sempre será um grande obstáculo na sua vida, não só para sua função laboral. 

              Vamos imaginar  como um professor obeso consegue desempenhar sua função em uma sala de aula, sempre com um número elevado de alunos, pense bem… Circular na sala durante as aulas, abaixar para dar assistencia ao aluno, sentar-se no chão na hora de uma roda de leitura, por exemplo, ter cuidado para não pisar nas criancinhas, assim por diante.

              O excesso de peso vai desencadear lesões nas articulações,provocando dores; cansaço; indisposição para ministrar aulas mais interativas; surgiram muitas outras doenças com o passar do tempo, etc.

              Nâo podemos ignorar também, o lado estética (é feio ser gordo) e a questão de ser um exemplo para os alunos.

              É preciso travar uma batalha contra a obesidade, tudo que é excesso faz mal. O obeso precisa de ajuda, sozinho ele não consegue perder peso e ter uma vida de qualidade.

     

    1. Rosangela, afinal estamos

      Rosangela, afinal estamos tratando de sala de aula ou pátio de recreio? Andar pela sala tudo bem, mas sentar no chão, abaixar, pisar nas crianças (corrida ou jogo de futebol?) confesso que nunca imaginei e nunca vi isso numa sala de aula

      convencional. Gordo é feio e mau exemplo para os alunos? Mau exemplo para mim é preconceito por aqueles que estão fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade.

      1. Atila,Sou professora,

        Atila,

        Sou professora, leciono na rede estadual e municipal, trabalho com educação infantil (maternal, jardim e pré), ensino fundamental e ensino médio. Sou obesa ( obesidade mórbida), sou portadora de ártrite reumatóide e tenho uma artrose severa no tornozelo, você não sabe o quanto eu sofro…

        Ao citar certas cenas de trabalho,acho que você não fez uma leitura coerente, ou talvez eu não tenha me expressado claramente. então vamos lá:

        No maternal, tenho uma sala, por exemplo, com um quinze alunos (com idade de três anos) circulo pela sala para interagir com eles, certa ocasião uma criança me puxou e eu perdendo, parcialmente, o equilíbrio quase cai sobre ele. Algo difícil de acontercer, mas pode acontecer.

        Hoje mesmo, em uma classe do sexto ano, fizemos uma roda de leitura e setamos no chão, isso é uma dinâmica. Não dá para seguir o tradicionalismo deixando os alunos sentado nas carteiras uns atrás dos outros.

        Quando citei que gordo é feio, sim foi baseado nos padrões de beleza impostos pela sociedade, ou seja padrões impostos por nós. Quanto ao professor ser um exemplo, geralmente um gordo não faz atividade física, não se alimenta direito, assim por diante. Como vou educar um aluno a práticas saudaveis se eu não consigo pratica-las.

        Não quero menosprezando o obeso, estou relatando que há muitas dificuldades, dá para realizar o trabalho? Claro que dá, mas a vida vai além do trabalho. No meu caso preciso de bastante repouso e muita medicação. Se sou feliz? Até que sou mas poderia ir além, se eu não fosse obesa. Tenho me privado de tantas coisas…coisas que jamais vou poder recuperar.

        O obeso precisa de ajuda!

         

        1. Dôdi

          Obrigado pela sua atenção e fico muito contente de podermos debater o assunto.

          Primeiramente quero elogiar a sua dedicação e a superação de todos os problemas de saúde em prol de seus alunos,  demonstrando que a obesidade, mesmo associada a algumas doenças, não é fator determinante para privar alguém de exercer a sua profissão. Ao contrário do que muita gente possa imaginar, penso eu que os seus alunos devem ter muito carinho e admiração pelo seu esforço e belíssimo exemplo de superação.

          Sabe, cara mestra, que ainda hoje, sexagenário que sou,  lembro com muito carinho dos nomes de todas as professoras que tive.  Algumas eram baixinhas, outras gordas,negras, uma tinha dificuldade de locomoção..mas hoje a imagem gravada de todas elas na infancia e adolescencia é uma só : seres fantásticos que aliados aos meus pais me prepararam para a vida.

          1. Prezado Atila

            Prezado Atila, também tive professores brilhantes. É muito gostoso relembrar deste passado, carregar esta bagagem…

            E minha mãe é o máximo!

             

                                                      Um forte abraço, Atila

             

        2. Cara Dôdi.
          Uma coisa é ter

          Cara Dôdi.

          Uma coisa é ter obesidade mórbida que impeça a função, outra é utilizar um índice que meramente correlaciona o peso com a altura sem verificar outras condições de saúde e também de capacidade física. 

          Só para dar um exemplo extremo podemos citar os lutadores de Sumô, são saldáveis e seu IMC ultrapassa em muitos que lutam na liga principal o IMC de 45, simplesmente porque a gordura dos mesmo é principalmente subcutânea e não viceral. Aqueles que se aposentam e param os treinos e continuam a comer muito tem tendência a ter problemas de saúde exatamente por acumularem gordura viceral.

          Estou falando de atletas que com um IMC de 45 teoricamente deveriam estar na cama deitados sem poder caminhar!

          Logo uma avaliar uma pessoa somente pelo IMC é destorcido.

          Eu, por exemplo, quando tinha 14 anos de idade com 1,72m sofri uma complicação com uma operação de apendicite (algo que deveria ser simples, mas devido a um médico burro brasileiro quase morri), depois de ficar um mês no hospital, sofrer mais de 6 cirurgias fiquei um palito (contava-se as costelas) me pesei na época e estava com aproximadamente 65 kg, que dá um IMC ideal. Quando eu corria 10km por dia e fazia exercícios fortes pesava 78kg o que dá um IMC com sobrepeso.

          Logo, só o IMC não diz muita coisa.

          1. Prezado Rogerio,
            Achei muito

            Prezado Rogerio,

            Achei muito bacana sua colocação. O gordo pode sim desempenhar muitas funções tanto quanto um esbelto, desde que tenham práticas de atividades físicas.

            Não sei das condições de saúde dos praticantes de Sumô,mas acredito que levam uma vida um tanto sedentária, mesmo praticando este esporte, contudo não posso falar de algo que desconheço.

            Por conhecer na pele os problemas da obesidade posso atestar que não é nada legal ser obeso e que isso nos traz grandes obstáculos, claro que podemos supera-los, porém seria mais fácil quando não se é tão gordo.

            Acredito sim que os protócolos de pericia médica devem ser revistos, volto a falar de algo que desconheço…Mas por ser portadora de Artritre reumatóide, volta e meia frequento o INSS, já passei por perito que atestou minha incapacidade para trabalhar e só não me aposentava devido a minha pouca idade para tal, em outra ocasião que precisei de licença saúde o perito diz como que solicitei auxílio doença se quando contratada para o trabalho já era portadora desta doença… e assim vai.

            O trabalho é uma necessidade da vida, não só pela questão financeira, quanto melhores forem as condições de trabalho melhores serão os resultados para todos os envolvidos.

             

             

             

    2. O que se esta discutindo é o

      O que se esta discutindo é o direito ao trabalho independente de ser obeso ou não, e não os problemas enfrentados pelo obeso isso seria superado , pois o mais importante para ela neste momento era esse emprego que tanto sonhou e o quanto lutou para conquistar essa vaga tão disputada e ser barrada por um problema de obesidade que hoje em dia tem vários tipos de tratamento tem solução e não deve ser tratada como uma doença incurável, agora sim ele pode ficar doente pois além da obesidade pode entrar em depressão por tamanha humilhação e discriminação, talvez seja fácil para a senhora opinar dessa forma pois já esta com seu emprego garantido, o que não é o caso da professora Mariana. 

      1. Prezado Wilson,
        Em meus

        Prezado Wilson,

        Em meus comentários não atentei-me ao indeferimento pela pericia médica. Achei um tanto confuso o post,  pois o médico atestou que a candidata tinha condições de exercer a profissão e o Departamento de Pericias Médicas do Estado a barrou…

         É claro que não acho justo tal parecer. Este assunto  requer muita atenção, visando principalmente a discriminação.

        Já tive professores obesos que desempenharam seu trabalho muito melhor do que um esbelto, desempenho também minha  melhor que muitos colegas que estão nos padrões de beleza estabelecidos por nós sociedade.

        Sou obesa a mais de 20 anos, sofri e sofro muito com isso, não é tão fácil superar esse excesso de peso…

        Claro que com esta situação a Mariana pode entrar em depressão, adquirir outras doenças mas acho também que com tudo isso ela pode buscar ajuda para ser menos gorda.

        Não é nada fácil opinar sobre isso, Wilson, é muito amargo ser gordo, ser chamado de saco de areia, baleia, jamanta, hipopótomo e assim vai, nós professores recebemos tantos apelidinhos… mas quando é voltado pela  aparência física dói muito, independe de te humilhou. Veja só como nossos valores estão perdidos, nesses dias meu aluninho de 4 anos me disse que eu era feia por ser muito gorda.

        Acredito que a mariana esteja com seu emprego em escolas municipais mais garantidos do que o meu emprego, sou contratada por tempo determinado, tanto no Estado quanto no municipal.

        Desejo deixar bem claro nos meus depoimentos que o fato  ser gordo não é  legal. Quando um obeso diz que sente-se feliz com o corpo ou é devido ao comodismo ou nunca experimentou ser menos gordo, experiência própria. Mas isso não implica que seja apto ou não para quaisquer função. O que deve-se levar em conta é seu caráter e sua competência.

         

         

         

         

  17. Preconceito não!

    Forma muito chata de se discriminar o próximo. Não é o peso da pessoa que vai julgar se ela é apta para ministrar aulas. O peso pode ser conseguencia de uma doença. Todo gordinho como eu sabe que já sofremos preconceito no dia a dia. Ela foi aprovada em um concurso público e isso é que importa. Ela deve sim assumir o cargo que conquistou. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador