Taxa de desemprego apresenta estabilidade em quatro regiões

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A greve dos funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) influenciou a divulgação da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), restringindo o escopo da análise a quatro das seis regiões metropolitanas envolvidas no levantamento. Regionalmente, em maio de 2014 a taxa de desocupação ficou estável nas quatro regiões divulgadas, em relação ao mês anterior.

“Excepcionalmente, não estão disponibilizados os dados das Regiões Metropolitanas de Salvador e Porto Alegre”, diz o IBGE. “O atraso nas etapas de coleta, apuração, crítica, análise e avaliação da qualidade do dado coletado foi devido à paralisação dos servidores do IBGE, impossibilitando a divulgação completa na data prevista no calendário de divulgação”. Posteriormente, em data ainda não definida, serão divulgados os dados completos do mês de maio incluindo as Regiões Metropolitanas de Salvador e Porto Alegre

Em relação a maio de 2013, a taxa declinou 1,8 ponto percentual no Rio de Janeiro e 1,2 ponto percentual em São Paulo. Em Recife e Belo Horizonte, o cenário foi de estabilidade. O contingente de desocupados também manteve-se estável em todas as regiões na comparação com abril. No confronto com maio de 2013, houve uma redução de 34,8% na região metropolitana do Rio de Janeiro, 21,7% em São Paulo e manteve a estabilidade em Recife e Belo Horizonte.

Na classificação por posição na ocupação, em maio de 2014, a população ocupada com carteira assinada no setor privado permaneceu estável nas quatro regiões divulgadas na comparação com abril. No confronto com maio de 2013, a região metropolitana de São Paulo apresentou aumento de 3,7% e as demais regiões mantiveram situação de estabilidade. Em relação aos empregados sem carteira assinada no setor privado, na comparação mensal, Recife teve aumento de 13,5% e as outras três regiões permaneceram estáveis. Na comparação com maio de 2013, São Paulo registrou queda de 22,5% e Belo Horizonte, de 11,8%.

Na classificação por grupamentos de atividade, Recife apresentou queda de 12,2% nos serviços domésticos em relação a abril e de 17,5% no confronto com maio de 2013. Nesse mesmo grupamento, Belo Horizonte registrou queda de 8,8% na comparação com maio de 2013. Os demais grupamentos de atividade mantiveram a estabilidade nas duas comparações, nas quatro regiões divulgadas.

Quanto ao rendimento médio real, os dados entre abril e maio caíram nas regiões metropolitanas de Recife (-1,1%) e Belo Horizonte (-1,4%) e subiu na região metropolitana do Rio de Janeiro (2,9%), mantendo-se estável em São Paulo. Na comparação com maio de 2013, o rendimento médio real subiu em Recife (8,4%), Rio de Janeiro (7,4%) e São Paulo (1,7%) e caiu 1,6% em Belo Horizonte.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador