Temer recua de reforma trabalhista via MP e anuncia “presente de Natal” à classe média

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A informação de que Michel Temer iria lançar nesta quinta (22) uma minirreforma trabalhista por meio de Medida Provisória, aparentemente, foi mais um bode na sala, ou seja, um dado vazado para a imprensa para medir a repercussão negativa. Em café da manhã com jornalistas, o presidente disse que, na verdade, trazia consigo um saco de bondades para agradar o trabalhador e a classe média às vésperas do Natal.

Temer recuou de alterar a CLT com propostas como jornada de trabalho de 12 horas, pausa de 30 minutos para almoço ou jantar, renegociação com profissionais remotos ou que ganham por produtividade, além de parcelamento de pagamento de férias ao longo do ano e anunciou três medidas que, em sua visão, vão melhorar a imagem do governo.

A primeira foi a flexibilização de acesso ao FGTS. Os trabalhadores com contas inativas desde o final de 2015 podem realizar saques ilimitados. Antes, a ideia era estabelecer o patamar máximo de R$ 1 mil. Com a medida, o governo espera atingir 10,2 milhões de brasileiros e injetar na economia R$ 30 milhões no próximo ano.

Temer também acertou com bancos e operadoras de crédito mudanças no parlamento que farão os juros do cartão cair pela metade. No primeiro trimestre de 2017, a expectativa é de redução de 400% para 200%.

Por fim, Temer alterou o Plano Nacional de Proteção ao Emprego, criado por Dilma Rousseff. Ele passa a se chamar Programa Seguro-Emprego e será permanente. Com ele, patrões poderão negociar 30% da redução da jornada de trabalhao em meio à crise e em outras épocas do ano, sendo que a perda salarial será bancada, parcialmente, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

O governo pretende encaminhar a reforma trabalhista ao Congresso no início do próximo ano.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Anunciou um ‘acerto” com

    Anunciou um ‘acerto” com banqueiros, a mudança de nome e manutenção dum projeto do PT e autorizou algo já reinvindicado há muito tempo.

    bem estilo d gente sem capacidade, nem conteudo. estão perdidos.

    tombarão em breve.

  2. Os juros do cartão vão cair pela metade

    Os juros do cartão de crédito vão cair pela metade, de 400% para 200% ao ano.

    Ainda vão continuar sendo estúpidos e astronômicos, escandalosamente acima da taxa de juros real, mas agora a dívida rolada no cartão não é mais impagável, é só meio impagável…

    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    2. ” poleiro “

         A mudança proposta e acordada entre o Governo e a ABCC ( Os “Bancos ” ), operacionalmente trata-se se apenas uma “troca de carteiras” , a divida de  “sobra” que o cliente não quitou após 30 dd no “rotativo”, vai despachada para o “poleiro”, ou no popular vira um “papagaio”, que tem juros bem menores, tipo como os que vc. escreveu, de acordo com o perfil do cliente, só que tem o seguinte : o cartão estará bloqueado até a quitação deste ” empréstimo pessoal “, mesmo que a divida esteja inferior ao limite.

          As administradoras de cartão de crédito, não estão cedendo em nada, alguem ou muitos irão pagar, pois estas “dividas” que a administradora “venderá” aos Bancos, irão engrossar as carteiras de crédito deles, dá até para no balanço da holding ( toda adm. de cartão é de algum ou de muitos Bancos associados ), jogar esta “venda” de passivos como prejuizo, e para o “Bancão”, que assumiu a bagaça, lançar estes créditos de dificil liquidação ( de C para baixo ), provisiona-los no balanço, e dizer : ” Desculpe, não estou financiando porque tive que provisionar devedores duvidosos”.

  3. Vai injetar na economia o
    Vai injetar na economia o que? So entra na economia o que é salário, renda. Se liberar fgts o dinheiro vai direto para pagar dívidas com cartões e bancos. Isso é um presente para os banqueiros. E vai deixar o trabalhador descoberto sem fgts. A economia vai continuar mergulhando na recessão, os trabalhadores perdendo emprego e sem fgts. Só os bancos vão rir dessa piada do Temer.

    1. Pois é…

      É impressionante como tudo nesse governo é milimetricamente pensado pra favorecer os bancos e os empresários. É a Previdência entregue à previdência privada, a PEC do teto que só libera do teto o pagamento de juros da dívida, a reforma trabalhista que ferra o trabalhador, e o PL das teles que dá mais de 100 bilhões pras teles…

      Temer nem sai da cama de manhã se não tiver algum naco do país pra oferecer pra banqueiros e empresários!

  4. Que sujeito simplório e
    Que sujeito simplório e incompetente. É impressionante, cada vez mais o golpisto demonstra sua inépcia para qualquer coisa.

  5. é o costume, todo golpista estar errado…

     simplesmente porque quem é parte do problema, Temer, nunca será da solução

    Temer sempre desejou ser o patrão do todos os brasileiros

    e povo que tem memória curta, tem mais é que sofrer mesmo nas garras desses golpistas

  6. mas, segundo Temer ou qualquer outro patrão…

    o importante é governar para que o povo tenha condições mais fáceis de pagar suas dívidas

    e os idiotas vão na onda, acreditando que isso pode melhorar alguma coisa

    esquecem que é o tipo de dívida que não dura uma semana para quem empresta, são renegociadas

    com governo Temer, credor que ganhava duas vezes vai passar a ganhar 3, 4 e até mesmo 5 vezes

  7. Ele colocou o bode na sala

    Ele colocou o bode na sala para aprovar a mesma coisa, quer dizer, algo bem pior: o fim da CLT…velho safado golpista

  8. Por mim, reles cidadão de

    Por mim, reles cidadão de classe média baixa, o golpista, ladrão, corrupto e “presidente” MT pode enfiar o “presente de Natal” bem no centro do seu c*!

  9. Desfaçatez

    …e ainda teve a desfaçatez de chamar de “belíssimo presente de natal”!!  Já ganhei muito presente natalino de gosto duvidoso e nunca devolvi, mas dessa vez gostaria de fazê-lo !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador