Autoridade colombiana diz que pane seca causou queda de avião da Chapecoense

Jornal GGN – O avião que levava a equipe da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana em Medellín, na Colômbia, caiu sem “uma gota de combustível”, afirmaram autoridades da Aeronáutica Civil da Colômbia. 71 pessoas morreram no acidente e seis ficaram feridas entre jogadores, integrantes da comissão técnica, jornalistas e tripulantes.

Fredy Bonilla, secretário de Segurança Aérea da Aeronáutica Civil explica que a pane seca teria apagado os motores.  “Motores são a fonte elétrica. Você pode ter uma turbina adicional, mas se não tinha combustível, vai ter uma pane elétrica”, afirmou.

A tese da pane seca se fortaleceu com a divulgação de áudios que mostram a comunicação entre a Torre de Controle do aeroporto de Medellín e Miguel Quiroga, o piloto da aeronave.

“Senhorita, LaMia 933 está em falha total, falha elétrica total, sem combustível”, disse o comandante pouco antes da queda.

Bonilla ressaltou que as regras internacionais exigem que uma aeronave precisa ter combustível suficiente “para chegar ao aeroporto de destino, mais 30 minutos e ainda mais 5 minutos ou 5% da distância, que é o combustível reserva”.

A LaMia afirmou que o Avro RJ 85 tinha autonomia de até 2.965 quilômetros, sendo que a rota realizada tinha 2.940 quilômetros e o consumo pode variar de acordo com o peso total e das condições do vento.

O secretário colombiano também ressaltou que o pilotou não relatou imediatamente que estava em um situação de emergência e que ele deveria ter alertado antes a Torre de Controle.

Gustavo Vargas, diretor da LaMia, disse que o piloto deve ter avaliado que o combustível era suficiente para chegar ao destino, já que havia a opção de fazer uma escala em Bogotá para reabastecimento. “Trata-se de um piloto com muita experiência, treinado na Suíça”, disse Vargas.

As autoridades da Colômbia trabalham junto com especialistas brasileiros, da Bolívia, técnicos do Reino Unido (onde foi fabricado o avião) e a Agência Nacional de Investigação de Transporte Aéreo dos Estados Unidos para esclarecer o acidente. 

Redação

6 Comentários

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  1. Pior

    1* Pior que a tragédia é constatar a falta de fiscalizaçao devido a desregulamentaçao dessas cias, para se montar uma cia aerea basta locar as aeronves em contratos de leasing  que nem sempre incluem manutençao e pessoal tecnico treinado.

     

    2* Aguentar os  ´´especialista´´  ning5uem sabe daonde eles vem ,nem pra onde vao ,mas sempre aparecem , ao levantar as primeiras suspeitas de pane seca um deles afirmou que era descartada essa hipotese pois o aviao voa planando sem combustivel .

  2. Irresponsavel

        Como aparentemente nem o piloto nem a co-pilota eram suicidas em potencial, nem o despachante da aeronave um “serial killer “, esta irresponsabilidade conjunta deve ser atribuida a uma unica palavra : Grana.

         Voar no limite da resposabilidade é comum em pequenas empresas aereas, ainda mais nas especializadas em “charters”, decolar com a aeronave nos ” 75 – 80% ” das condições dela, ( flight-check in 75%) é usual, mas querer economizar em combustivel já é demais, completamente absurdo.

          Falha elétrica total : Eufemismo aeronautico que significa ” sem combustivel “, pois se a energia principal cai, a que vem dos motores, comanda-se a APU que irá manter alguma energia para o cockpit e sistemas hidraulicos, mas sem combustivel a APU não opera, e sem dados na cabine, sem nada de hidraulico, avião vira tijolo.

           Primeiro alarme : Quando for degravada o voice record poderá – caso estivesse operando – o primeiro alarme de falta de combustivel, que no caso de um BAE 146-200 significaria aproximadamente uns 20 minutos de voo, ou seja a possibilidade de alternar em Bogotá para abastecer, o que salvaria o voo, mas significaria uma multa, até emso a possibilidade de cassação do registro de seus certificados ( empresa e tripulação ), alem do que o combustivel em Bogotá é mais caro que em Medellin, portanto por uma economia porca e irresponsavel, morreram tantas pessoas..

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