Após a apresentação do relatório sobre o acidente de avião que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, o advogado da família divulgou nota em que defende uma “aprofundada análise” do documento e lamenta o fato de a Aeronáutica não ter usado um simulador de voo para auxiliar nas investigações da tragédia.
O relatório foi divulgado hoje (19) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
“A família sente a necessidade de uma aprofundada análise do relatório do Cenipa. Mas, de pronto, lamenta que não tenha sido feito o teste com o simulador de voo”, diz a nota. Para a família de Campos, que era candidato à Presidência da República, o uso de um simulador de voo nas mesmas condições do dia do acidente seria importante para auxiliar a investigação.
De acordo com tenente-coronel Raul de Souza, da equipe de investigação do Cenipa, foram feitas tentativas junto à empresa fabricante do avião para realizar a simulação, mas não houve resposta. “Poderíamos ter acrescentado ou afastado algumas hipóteses [para o acidente]”, reconheceu o oficial.
Para o major aviador Carlos Henrique Baldin, o simulador apenas encurtaria o caminho para a conclusão das investigações, sem resultados diferentes. “A gente conseguiu suplantar a falta de simulador com cálculos manuais, matemáticos. Por conta disso, demoramos um pouco mais para concluir o relatório”, disse o militar em entrevista coletiva realizada após a divulgação do relatório.
Conjunto de falhas
De acordo com a investigação do Cenipa, uma série de fatores pode ter determinado a queda do avião que levava Eduardo Campos. Entre eles, o preparo insuficiente da tripulação. Nem o piloto, Marcos Martins, nem o copiloto, Geraldo Magela da Cunha, tinham feito cursos para pilotar a aeronave modelo Cessna 560 XL. Martins estava preparado para operar uma aeronave de modelo anterior, e o copiloto não tinha treinamento para nenhuma das duas versões.
O trajeto feito por Martins minutos antes do acidente também foi citado no relatório. O piloto informou, por rádio, que tinha tomado os procedimentos para pouso, mas a aeronave não estava na posição recomendada naquele momento do procedimento. Ele deveria ter feito duas curvas no espaço aéreo próximo à pista de pouso – chamadas bloqueio e rebloqueio –, mas seguiu direto em direção à pista, em uma espécie de atalho, segundo o relatório da Aeronáutica.
De acordo com o Cenipa, a falta de treinamento do piloto e o co-piloto naquele modelo de aeronave pode ter dificultado a arremetida do avião quando eles não conseguiram pousar e tentaram levantar voo. A rota inadequada somada à baixa visibilidade decorrente do mau tempo podem ter provocado uma “desorientação” em Martins e Cunha.
Apesar dos padrões de voz do copiloto, gravados durante o voo, demonstrarem aparente fadiga e sonolência, a equipe do Cenipa evitou atribuir culpa a Cunha. “A gente não tem como mensurar, apesar do teste de avaliação de voz. A gente não pode afirmar que isso [cansaço] tenha comprometido o desempenho [do co-piloto]”, disse o major aviador Baldin.
O Cenipa, apesar de concluir que houve falha humana, evitou responsabilizar apenas o piloto e o co-piloto pela tragédia. “A gente consegue inferir, com todas as informações, que a aeronave estava apta para o voo. Mas não foi 100% falha humana”, disse o tenente-coronel Souza.
Um relatório alternativo será apresentado amanhã (20), às 9h30, pela Associação Brasileira de Parentes e Vítimas de Acidentes Aéreos, em São Paulo. A entidade adiantou que o relatório vai expor falha mecânica da aeronave.
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Avião
A investigação conseguiu descobrir quem era o dono do avião?
O caso foi arquivado
O caso foi arquivado
Como o avião morreu em Santos e o MPF e a PF não investigam defuntos, o EnFurnador-Geral Janot e o Zé da PF arquivaram todas as investigações a respeito, pois cadáver não tem proprietário.
Não interessa a ninguém da mídia
Se fosse petista, já haveria uma investigação judicial pesada em andamento, com o MPF contratando a mais cara empresa da Europa ou dos EUA para produzir relatórios técnicos que incriminassem algum figurão do partido.
Como não é petista, vai ficar sem resposta. Como a meia tonelada de cocaína encontrada numa fazenda do senador Perrela, dentro de um helicóptero do senador Perrela, pilotado por um empregado do senador Perrela…
Até que um dia vai se
Até que um dia vai se descobriri que Eduardo Campos foi….
Perguntas sem respostas e que
Perguntas sem respostas e que devem ter respostas:
1) Quem era REALMENTE o dono do avião?
2) Como foi REALMENTE o “acordo” do dono do avião com o PSB/ Campos?
O avião-fantasma…
Pois é, não é do PT, não interessa.
Esse será mais um dos casos
Esse será mais um dos casos de acidentes aéreos em que nunca se encontrará a causa da tragédia com exatidão, embora a incrível tecnologia de ponta que equipa aviões como o do caso em tela. Impressionante.
O relatório
Somente prova que havia algo de errado e não pode ser declarado, devido às pessoas envolvidas.
5N-BMM
Esta expressão significa a unica aeronave da série ‘560 XL , que em sua história sofreu um acidente sério, muito semelhante com o do PR – AFA , ocorrido em14/07/2011, em Port Harcourt / Nigéria, felizmente não ocorreram mortes, mas a analise dos fatos é bastante parecida.
Para quem gosta, o relatório da FAA/NTSB, esta disponivel em : http://www.skybrary.aero/index.php/C56X,_Port_Harcourt_Nigeria_2013_(RE_HF)