Setor aéreo enfrenta problemas com passageiros indisciplinados

Jornal GGN – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, sigla em inglês) aprovou uma resolução para que governos e a indústria trabalhem juntos na elaboração de medidas para solucionar o problema de comportamento de passageiros indisciplinados. A má conduta de pessoas durante os voos é um problema recorrente que vai de perturbação da ordem a bordo, desobediência às instruções da tripulação e até assédio sexual e agressão física. Em 2013, o número de ocorrências reportadas à IATA pelas companhias aéreas atingiu quase 8 mil casos.

Segundo o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler, as companhias aéreas têm treinado, tanto o pessoal de terra quanto a tripulação, para gerenciar incidentes de comportamento indisciplinados e preveni-los. “Mas uma solução eficaz precisa de alinhamento entre as companhias aéreas, aeroportos e governos”, diz. Segundo ele, é preciso que os governos levem os passageiros indisciplinados a responder judicialmente por seus atos.

A IATA representa 240 companhias aéreas, compreendendo 84% do tráfego aéreo mundial. 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

23 comentários

      • Sim, mas é preso.
         
        Uma

        Sim, mas é preso.

         

        Uma pessoa faz um carnaval num avião.

        Vc não acha que uma prisão, mesmo que seja para ser solto em seguida, não tem um carater educacional?

        Não é para isto que o advento do cerceamento de liberdade serve, para educar, a fim de que esta essoa tenha um COMPORTAMENTO SOCIAL ADEQUADO?

         

         

        • Se o carnaval for com aquelas

          Se o carnaval for com aquelas marchinhas tradicionais, sou contra prender, agora se for axé tem que ir prá perpétua, por que sou contra a pena capital!

        • Princípio primeiríssimo da

          Princípio primeiríssimo da legalidade no Direito Penal…… não há crime sem lei anterior que o defina, nem há pena sem prévia cominação legal.

           “nullum crimen nulla poena sine preavie lege”

          • Perturbar o voo, criando

            Perturbar o voo, criando tumulto, é crime capitulado no Codigo Brasileiro de Aeronautica.

          • uma coisa é perturbar o voo

            uma coisa é perturbar o voo outra bem diferente é ser sem educação. No caso da perturbação, o comandante pode dar meia volta, aterrissar e expulsar o(s) passageiro(s) que estão causando o tumulto, colocando o voo em risco.  Outra coisa bem diferente, é se sentir incomodado com a nova presença da massa, nos voos.  Muitas dessas pessoas, tiram fotos, para registrar o momento, o que pode incomodar as pessoas em volta…… retiram comida de suas sacolas plásticas….falam alto..etc…mas isso não é crime e portanto a PF não pode prender ninguém, nem por um dia.

  1. Preciso de uma retrolavagem

    Preciso de uma retrolavagem cerebral: Vi a manchete e já pensei, mais reclamação do tipo: “imagina na copa!”. O problema dos passageiros parece ser mundial, mas cá entre nós, as empresas e seus funcionários também têm que melhorar muito, e os erros e desrespeitos, que não são poucos, também punidos!

  2. Cadastro neles!

    É apenas um problema cadastral. O passageiro bebeu muito, cheirou muito (olha o candidato aí, gente!)? Cadastre-os, cadastrem os desordeiros dos estádios, aqueles que fazem xixi em sacos plásticos e jogam nos torcedores que estão num plano mais baixo, quem puxa briga, etc. Peguem as digitais desses animais. Antes de entrar num avião ou num estádio, bota o dedo. Se estiver cadastrado como desordeiro, vai de ônibus. Ou assistir aos jogos do seu time de coração diante de uma televisão.

  3. Fúria voadora

    Olha, sem ter dados estadísticos na mão, só me resta apelar a minha experiência pessoal: a absoluta maioria dos casos de “indisciplina” de passageiros que eu testemunhei (grosseria o agressividade com o pessoal de bordo, por exemplo) tem sido motivada por animalescas condições de viagem: atrasos intoleráveis e inexplicados, pessoal de bordo sem autorização e/ou vontade para explicar atrasos aos passageiros, cadeiras que fazem qualquer viagem de mais de quatro horas uma tortura medieval, constantes problemas com vôos superlotados, constantes problemas com overbooking (dois passageros com bilhete para a mesma poltrona). Às vezes tem um ou otro bébado, nem é tão comum assim, mas fico com a impressão que muitos episódios de “indisciplina” são consequencia direta do fato que esses passageiros atravessaram a línha da tolerância.

    Agora, “quase 8.000 casos” em 2013 é um número irrisório. Representa uma média de 22 casos por día. Como os MILHARES e MILHARES de vôos diarios no mundo todo, isso repressenta una titica de nada.

    “Segundo o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler (…) é preciso que os governos levem os passageiros indisciplinados a responder judicialmente por seus atos.”

    Ótimo!!! E também quero ver que os governos levem as empresas aéreas indisciplinadas a responder jurídicamente por seus atos.

     

  4. Em nenhum momento se menciona

    Em nenhum momento se menciona o Brasil na matéria.  Gente, vcs estão surtando…… O texto não poderia ser mais claro…. IATA!!  

    • O Presidente da IATA aqui na

      O Presidente da IATA aqui na america do sul é brasileiro e meu amigo.

      Eu vejo muito interesse em atender bem os passageiros através da cobrança de bom serviço e padronização.

      Ja o vi descascar sobre uma funcionária de check in por seu procedimento incorreto. Serviço que deveria ser da GOL, que era a cia.

       

      Qual o problema de ser a IATA?

      • “Basicamente estão reclamando

        “Basicamente estão reclamando que no Brasil ninguém é preso.
        A não ser que esteja armado.”

         

        Seu comentário totalmente fora de contexto. O problema é que se fala da IATA e dos problemas da aviação civil no âmbito mundial.  Em nenhum momento o post faz referência ao Brasil, em especifico.  Achei seu comentário, na forma como o colocou, totalmente non sense…ou então nos  dê maiores dados, para a sua conclusão…jogar um comentário tão taxativo como vc fez, é que foi o problema, quando em nenhum momento o post faz referência ao nosso país. ,

         

        Também vejo toda necessidade em atender bem os passageiros no mundo todo, não só aqui.

         

        O Presidente da IATA aqui na america do sul é brasileiro e meu amigo.

        E???

  5. Sai ano, entra ano

     E a IATA ressuscita este “papo furado” sobre a criação de uma “legislação aeronautica internacional”, até o “Jenial” Moreira Franco, sabe que tal proposta é impossivel.

      Piorou a relação Cias – Pax – Funcionários ? Piorou no mundo todo, e tende a ficar cada vez pior, e a “culpa” não pode ser jogada apenas nas autoridades reguladoras ou na diversidade legislativa mundial, mas principalmente nas Cias. Aéreas, “puxando a fila ” as americanas e as varias low-fare/low – cost espalhadas pelo Mundo, que tratam o pax. como um “volume” a ser transportado de A para B. ( em média 1,72 mt x 75 Kg  sem franquia de bagagem ).

  6. Okay, a galera aqui

    Okay, a galera aqui surtou.

     

    É uma simples reclamação das CIAS AÉREAS NACIONAIS sobre o PROCEDIMENTO ADOTADO PELA PF que não prende e SOLTA os mais diversos IDIOTAS MAL EDUCADOS que deveriams er presos.

     

    E a PF faz isso por preguiça.

     

    E tem gente que acha ruim ainda a reclamação.

    • As companhias aéreas

      As companhias aéreas brasileiras são umas santas, nunca desrespeitam consumidor alterando voo UNILATERALMENTE para outra data e não indeniza as custas com hospedagem decorretes da mudança. A PF está errada mesmo de não defender as companhias aéreas.

    • prestatenção!!  O problema

      prestatenção!!  O problema não é a PF…pois a PF  só  responde aqui no Brasil….o problema é mundial…entendeu…..MUNDIAL!!   Agora, no caso em específico…..ser idiota e/ou mal educado, não constitui crime….portanto a PF não pode prender a pessoa por isso.  Agora, se dentro do avião, vc sentir seus direitos ameaçados, aí são outros quinhentos.  vc tem todo direito de reclamar…mas exigir prisão, condenação, por ato que não está tipificado….aí não dá!!  

  7. ” ….. estou pagando” !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vários dos comentários ficam somente na superfície e alguns chegam ao cúmulo da ironia.

    Pois bem. Em se tratando de uma viagem aérea, o tumulto a bordo de uma aeronave pode causar risco a vida de todos sejam passageiros ou tripulantes.

    Analisando sem demagogia, pode-se perceber que hoje, com o acesso das camadas mais humildes a este tipo de transporte, o que presenciamos foi uma nivelação por baixo, em virtude creio, de não saberem se comportar em outros ambientes!

    Sem discriminar, pois nada mais que justo a mobilidade social, os novos integrantes destas camadas, e diversas vezes presenciado por mim e várias pessoas, acham que o dinheiro lhes deu condições de exigir direitos que são comuns a todos, e não so a eles,  em particular.

    É o classico – ” …. estou pagando” !!!!!

    Torno a ratificar e sem querer discriminar, ouso afirmar o que já disseram – ” O dinheiro tira o homem da favela, mas não pode arrancar de dentro dele a favela”.

  8. O que eu observo nos vôos é

    O que eu observo nos vôos é que as pessoas mais grosseiras e sem educação são sempre os de classe mais elevada. Os de origem mais humildes, pelo contrário, muitas vezes viajam quase sem se mexer.

  9. “…. estou pagando!!!!!!!

    Os emergentes  sempre farão a defesa dos iguais, mas o que se nota, e isto é cada vez mais claro, é que os de berço, sempre farão a diferença, gostem ou não!!!

    Que se busque sempre a mobilização social, mas que venha ela acompanhada de cultura, pois do contrário, o que teremos no futuro, será sempre este incômodo, para não dizer confronto!!!!!

    Estes tumultos, nada mais são que o deslumbramento de uma nova classe, que quer se mostrar, e para isto não medem esforços, chegando ao cúmulo de incomodar para chamar a atenção!!

    Vide o volume dos rádios na maioria dos carros que hoje trafegam em nossas avenidas, só pode ser para chamar a atenção sobre seus ocupantes,  e que na maioria das vezes, são oriundos  daquelas camadas!!!! 

    Se estes individuos não atentarem para se aculturarem e a seus filhos, lamentavelmente teremos apenas um retrocesso, não só individual mas coletivo, e o que é mais grave, uma sensação de não pertecimento destes grupos, que os levarão sempre a rejeitarem toda e qualquer civilidade.

    A valorização do ter sobre o ser, é mais que conhecida, e não custa nada evitá-la!!!

    Chega de expressões – “Tô pagando”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, pois todos pagamos, e não é pouco!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome