Alckmin cogita privatizar linhas nobres da CPTM

Jornal GGN – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cogita a possibilidade de privatizar as duas linhas nobres da CPTM. Juntas, a linha 8 Diamante e 9 Esmeralda transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia.

A Secretaria de Governo e uma empresa interessada confirmaram a informação. O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a “aponta potencial redução de custos frente à atual situação”. O secretário da Fazenda, Renato Augusto Villela dos Santos, disse que “a racionalização se faz necessária em época de pouco recurso”.

Os trabalhadores criticam a condução do processo de concessão. “Não houve qualquer consulta nem articulação para amenizar os reflexos aos trabalhadores. Não sabemos quais serão as consequências disso. Falta transparência e publicidade nesse assunto”, disse Rogério Santos, diretor do Sindicato Sorocabana, que representa os 2500 funcionários das linhas 8 e 9.

Da Folha de S. Paulo

Alckmin negocia ‘privatizar’ linhas nobres de trens de São Paulo

Por Rodrigo Russo

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) analisa uma proposta para repassar a operação de duas das seis linhas da CPTM para a iniciativa privada.

A negociação envolve os serviços da 8-diamante e 9-esmeralda, que transportam juntas mais de 1 milhão de passageiros por dia e são consideradas nobres na rede de trens por diferentes motivos.

A linha 8, que liga a cidade de Itapevi (Grande São Paulo) ao centro da capital paulista, é a que tem melhores níveis de manutenção de toda a malha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Já a linha 9, que beira a marginal Pinheiros, passa por importantes áreas empresariais, de comércios e escritórios, como a região da Berrini.

A informação foi confirmada à Folha pela Secretaria de Governo e pela Triunfo Participações e Investimentos, empresa que manifestou interesse em uma PPP (Parceria Público-Privada). Integrantes da gestão Alckmin já deram indicações favoráveis à ideia.

Esse modelo de operação de trens pelo setor privado é inédito na CPTM, mas já é adotado pelo Metrô na linha 4-amarela, controlada pela ViaQuatro, será aplicado na linha 6-laranja e ainda é estudado para os monotrilhos.

O secretário de Transportes Metropolitanos do governo tucano, Clodoaldo Pelissioni, declarou em reunião do conselho estadual que gerencia as PPPs que a proposta para as linhas da CPTM “aponta potencial redução de custos frente à atual situação”.

O secretário da Fazenda, Renato Augusto Villela dos Santos, disse que “a racionalização se faz necessária em época de pouco recurso”.

Dependente

A CPTM, diferentemente do Metrô, é uma empresa que não consegue se sustentar com as próprias pernas –ou seja, com a tarifa paga pelos passageiros e com a exploração comercial de outros serviços, como lojas nas estações.

No ano passado, 40% das receitas da companhia vieram de aportes do Estado, em total de quase R$ 1 bilhão –aumento de 18% na comparação com os repasses de 2014.

Como a rede é deficitária, repassar a operação comercial de duas linhas à iniciativa privada pode significar enxugamento de despesas.

Em troca da exploração das linhas, a empresa interessada se compromete a fazer a modernização, a adequação da parte de infraestrutura e a construção de novas estações.

A 9-esmeralda, que hoje liga Osasco ao Grajaú, tem em andamento um plano de expansão para chegar até Varginha, no extremo sul. A CPTM reconhece, porém, que as obras caminham em ritmo aquém do esperado.

Apesar de a Triunfo ter encaminhado a sugestão de PPP ao governo por meio de uma MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada), seria preciso abrir a possibilidade a outros interessados, por meio de concorrência.

A empresa, que já tem concessões nas áreas de portos, aeroportos e rodovias, não divulga dados sobre estimativa de investimentos, prazo de concessão e contrapartidas do Estado. A Triunfo diz apenas que “aguarda um posicionamento do governo paulista sobre a proposta”.

Trabalhadores

Rogério Santos, diretor do Sindicato Sorocabana, que reúne os cerca de 2.500 funcionários das linhas 8 e 9 da CPTM, critica a forma como esse processo sobre a concessão tem sido conduzido.

“Não houve qualquer consulta nem articulação para amenizar os reflexos aos trabalhadores. Não sabemos quais serão as consequências disso. Falta transparência e publicidade nesse assunto.”

O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas disse que a proposta “segue em análise devido à sua complexidade” e que ainda não há data para que seja examinado em reunião do órgão. A CPTM afirmou que “aguarda decisão do Conselho Gestor das PPPs”. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Frederico69

- 2016-06-09 22:33:32

típico de tucano!

privatiza o que dá lucro, e o estado arca com o prejuizo.

Fernandoc

- 2016-06-09 20:07:47

É triste quando o povo elege

É triste quando o povo elege um representante e este o trai, conspirando a favor de seres egoistas e inescrupulosos. O estado está sendo tomado de assalto e indefeso contra grupos nefastos, está sendo engolido. A raposa toma conta do galinheiro, agora entendo melhor esta questão. As medidas de proteção do estado não existem e quando existem não são respeitadas pelos próprios componentes de estado. Basta ver a merenda que quase passou batida. Se não o passar. É triste que estes falsos brasileiros ou melhor, falsos seres humanos estejam destruindo este país.

Fernandoc

- 2016-06-09 20:02:09

As privatizações realmente

As privatizações realmente ajudam? No caso da Sabesp por exemplo, ela não foi privatizado de uma vez... Foi privatizada aos poucos... Diminuindo-se os mananciais, os investimentos para aumento dos manciais e o consequente aumento da conta das águas. Encarecendo o orçamento dos cdadãos e dos empresários, inflacionando o valor dos produtos. Se continuasse nas mãos dos estados, teriam de cortarem os vazamentos... aumentar os mananciais e diminuir o valor da conta. Não é atoa que o PSDB lutou para continuar governando São Paulo... Ficaria muito descarado que nunca investiram nos aumentos dos mananciais e nos vazamentos desnecessários para diminuir os mananciais e aumentar o valor das contas de água. A mesma coisa com a energia que pagaremos até os prejuizos das empresas privadas. Estamos sendo roubados, humilhados e enganados.

OBS

- 2016-06-09 19:39:45

http://www.pt.org.br/alckmin-

http://www.pt.org.br/alckmin-pede-r-35-bilhoes-ao-governo-federal-para-combater-crise-hidrica/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador