O que paulistano pensa sobre as condições dos ônibus?

Por Idec

Pesquisa do Idec aponta que paulistano está insatisfeito com limpeza e manutenção dos ônibus

Na semana da Mobilidade, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresenta os resultados para o modal ônibus da cidade de São Paulo, avaliados pelo aplicativo MoveCidade, que em dez meses recebeu 1700 análises de usuários, das quais 972 do serviço de ônibus municipal.

A utilização do aplicativo MoveCidade permite avaliar questões importantes do sistema de transporte: pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação para ônibus. O aplicativo também avalia as condições do metrô, trens e ciclovias, permitindo que todos os modais de transporte urbano sejam conferidos.

Pelo aplicativo, numa escala de 1 a 5 estrelas, os usuários deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de S.Paulo. A maior reclamação é a má qualidade da limpeza e manutenção dos ônibus. O conforto com a lotação, a fluidez no trânsito e a segurança têm notas mais altas.

“A limpeza e manutenção como quesitos mais mal avaliados chamam a atenção porque entre as reclamações recebidas pela SPTrans, o ítem mais criticado é o comportamento do motorista, o que se deve provavelmente pelo costume com a má qualidade desde quesito, que só é notado quando os usuários são convidados a avaliar a qualidade deste quesito em específico”, explica Rafael Calábria, pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec e responsável pela pesquisa do Aplicativo MoveCidade.

Com os dados dessa pesquisa, o Idec apresentou os números para a SPTrans para que possam ser tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço. “Esses parâmetros, ajudam até na formatação da licitação, que pode aperfeiçoar a regulamentação desses itens com as empresas operadoras. Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, conclui Rafael Calábria, do Idec.

O appMoveCidade pode ser baixado para sistemas Android e IOS e será lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro). O aplicativo MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED).

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Dorinho foi trabalhar de busão

      Só faltou a pastinha com a marmita.

      Tá perdendo tempo o alcaide.

      Sua alma de artista seria melhor aproveitada num circo.

  1. Sr.Nassif e demais leitores,

    Sr.Nassif e demais leitores, boa noite!

     

     

    Tentem embarcar nos ônibus da Sambaiba que fornecem internet grátis, dois deles são, linha 106A Santana-Itaim Bibi e Santana- Congonhas. O Wifi oferecido gratuitamente bloqueia blogues como o seu, 247, Azenha, Conversa Afiada e demais bloques de esquerda.

     

    Ps: Na GESTÃO HADDAD  os acessos eram liberado. O bloqueio começou  na “Jestão” do prefeito que pinta o cabelo e faz implantes, o cara  fica nervoso quando recebe uma crítica.

    1. Jura?

      Eu sabia que busão com ar-condicionado e internet grátis era vitrine mas que praticasse a censura, nunca imaginei.

      Gosto de viajar de busão mas não tenho confiança em wif-fi grátis em lugar nenhum.

  2. Nunca andei de ônibus em SP.

    Nunca andei de ônibus em SP.  Moro no Rio. Será que os ônibus de lá têm degraus para subir e descer?  Tem roletas que dificultam a passagem e retardam o embarque?  Qual a necessidade de roletas se a grande maioria usa cartão magnético? 

    Ônibus sobre chassi de caminhão é um desrespeito à população.  São altos e dependem de degraus para o acesso.  Roletas dificultam o embarque de mulheres com sacolas de compras, pessoas idosas, grávidas, mães com ciranças e por ai vai.

    E ainda tem o Bilhete Único.  O consumidor adianta dinheiro ao empresário e não tem desconto no valor da passagem. 

     

     

    1. nunca..

      E 40 anos de redemocratização não mudaram isto. E 4 décadas de governos progressistas e socializantes não alteraram o conluio entre famílias da Casa Grande das Capitanias Hereditárias do Transporte Público com o Governo de Plantão. Basta ver o caso do Governo do RJ. Aqui em SP a mesma coisa. O Caso Celso Daniel? Conforto? Ar Condicionado em país de 40 graus? Concorrência? A maior lavanderia de dinheiro para políticos que existe. Dinheiro todo dia. Em notas usadas e pequenas, sem controle. Agora é pior ainda. É dinheiro antecipado. Passa pelo Poder Público antes das Cias. Uma Estatização do lucro com Serviços Privatizados. O Governo é o Sócio Majoritário e Oculto. Não existe Prefeito, de qualquer ideologia se ista existe, que abre mão de tal mamata.  Como tudo neste país poderia custar 1/3 do valor e assim mesmo daria lucros excepcionais.  Transporte Público é Serviço de Utilidade Pública. Não paga Imposto algum. Recebe à vista todos os dias, paga tudo faturado. E ainda vem o Calhorda do Governante e fala que coloca alguns bilhões no Sistema, para este funcionar e para manter o preço das passagens. Realmente,governar uma Terra de Ignorantes, como nós somos, é muito fácil. O cabresto nos cai muito bem. abs.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador