São Paulo testa “ônibus inteligente” com internet, TV e acessibilidade

Jornal GGN – Por meio de um projeto-piloto da SPTrans, uma série de novas tecnologias estão sendo usadas na linha de ônibus linha 509M – Jardim Miriam/Terminal Princesa Isabel.

Atualmente, 20 veículos já contam com equipamentos de Wi-Fi livre com internet banda larga, sistema de televisão que exibe notícias e serviços para os usuários e alto-falantes externos e internos, que avisam os passageiros sobre as próximas paradas do coletivo.

Segundo a prefeitura de São Paulo, pouco a pouco o projeto está sendo ampliado para outras quatro linhas em diferentes regiões e, se aprovado após o período de monitoramento, poderá se estender para toda a frota do sistema de transporte coletivo, que conta com cerca de 15 mil ônibus e mais de 1,3 mil linhas e itinerários.

“Ônibus inteligente” como está sendo batizado, conta com acessibilidade plena para pessoas com deficiência. Equipamentos auxiliam o setor operacional do sistema de transporte coletivo, como aparelhos de telemetria, que indicam dados do desempenho do motor, além de câmeras de segurança ligadas a central da SPTrans e sistema de GPS, que permite saber a localização instantânea do veículo e até informar os usuários em painéis nos pontos. 

Além disso, estão servidos com aparelhos de contador de passageiros e acompanhamento de lotação, que apontarão quando o coletivo estiver cheio e acima da capacidade. Um painel eletrônico instalado dentro dos veículos também informa o itinerário para facilitar o desembarque do passageiro.

“São equipamentos que vão, de um lado, prestar melhores serviços para o usuário no sentido de orientar melhor a viagem com informações como o destino, próximas paradas e o wi-fi dentro dos ônibus para navegar na Internet e, por outro lado, outras tecnologias com grande utilidade para termos condições de operar e controlar a rede de transporte”, afirmou o diretor de gestão econômico-financeira da SPTrans, Adauto Farias. 

Outro sistema embarcado dos veículos inteligentes, também por câmera, permite fotografar e identificar veículos que invadam, sem autorização, as faixas exclusivas e corredores de ônibus. “Na eventualidade de haver uma invasão de corredor por um veículo não autorizado, ele vai fazer o reconhecimento da placa e vai ser emitida uma multa, embora isso seja uma coisa que ainda dependa de autorizações finais da autoridade de trânsito”, disse Adauto Farias.

Usuários
Para os usuários, as novas tecnologias tornam as viagens mais confortáveis e seguras. Segundo uma usuária da linha 509M – Jardim Miriam/Terminal Princesa Isabel há dois anos, acredita que os avisos sonoros e visuais externos e internos facilitam o desembarque dos passageiros e aumenta a segurança, já que o motorista não precisa mais dar informações como essas.

Com informações da Prefeitura de São Paulo

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro no Japao, na provincia

    Moro no Japao, na provincia de Saitama, que faz parte da Grande Tokyo. 

    Os onibus do Japao tem esse sistema auto-falante avisando o passageiro o destino do proximo ponto , ao mesmo tempo , ha um letreiro luminoso indicando o mesmo. 

    Os onibus onibus de Tokyo a passagem eh um preco unico de 200¥ mas em provincias e cidades menores como em Saitama, e na cidade de Kawaguchi onde moro , a passagem eh cobrada de acordo com a distancia . O passageiro entra no onibus e pega um ticket com um numero . Esse mesmo numero esta indicado no letreiro luminoso eletronico. Por exemplo se eu pego o numero 02 no letreiro luminoso eletronico esta indicando o valor a ser cobrado . Se eu descer logo, o valor eh x , mas se eu descer longe o valor sera outro , mais caro , tudo demonstrado  no letreiro 

  2. Deixe o PIG criticar.

    É isso aí Haddad, deixe que o PIG o critique; não dê bola e continue trabalhando que, acredito, você mudará a cidade para os cidadãos paulistanos e adjacências! Depois da sua administração toda a população ( e não só os COXINHAS paulistanos ) será beneficiada! Parabéns!!! Viva o Brasil o Lula e a Dilma!!!!!

  3. Ônibus com Wi-Fi e ar

    Ônibus com Wi-Fi e ar condicionado já temos em Santos há quase um ano. E são até mais confortáveis. E numa cidade onde temos no verão, não raro, a sensação térmica de 40 graus, o conforto de se viajar em veículo climatizado não tem preço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador