Uber em debate no Direitos Urbanos, em Recife

Enviado por Antonio Nelson

Por Kamilla da Costa

Do Facebook Direitos Urbanos – Recife

Caros taxistas,

Lembra aquele dia em que eu quis fazer uma corrida de Boa Viagem para Caixa d’agua (bairro em que moro) e você disse que não ia? E quando você não tinha troco e ficou com o meu?

Lembra quando eu quis fazer uma corrida curta e você disse “ahhh pega o próximo” e pediu para eu descer?

Lembra quando eu pedi para você ligar o ar e você inventou que estava com defeito ou disse que com ar era mais caro?

Lembra quando eu pedi para você trocar a rádio da sua estação religiosa porque precisava ouvir alguma notícia na outra estação e você recusou dizendo que o carro era seu?

Lembra aquele dia que o taxímetro deu 50 reais e você do nada tirou uma tabela onde informava que na verdade eu deveria pagar 70?

Lembra quando eu estava no aeroporto e para chegar em casa eu deveria pagar quase o mesmo que paguei na passagem de avião?

Lembra quando eu toda de branco pedi para ir ao terreiro e você disse que não levava “macumbeiro” no seu carro?

Lembra quando de madrugada você me deixou sozinha na rua porque disse que não entrava em favela?

Então caro taxista, cada vez que qualquer um de vocês fizeram esse tipo de coisas vocês estavam dando de presente um cliente pro Uber. Entendo que estejam revoltados e exigem legalidade, mas essa legalidade não foi utilizada nem por muitos de vocês que utilizam taxímetro adulterados e essa tabelas loucas.

Entendo a revolta de vocês, eu também estaria revoltada se por anos eu tivesse oferecido um serviço ruim, e apenas para quem eu queria e que do nada eu me visse obrigada a repensar em tudo isso.

Bem, o Uber pensou e solucionou o problema de uma população que estava sedenta por qualidade e refém de vocês. O Uber tem placa cinza, mas também tem seguro para passageiro.

O principal o Uber não escolhe passageiro, não escolhe destino, você tem a chance de avaliar o motorista. Posso dizer que o Uber atende quem o taxista não queria atender e por quem hoje vocês estão protestando para reconquistar na marra e não com qualidade.

Texto Adaptado.

 

 

Redação

9 Comentários

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  1. A Uber infelizmente não está
    A Uber infelizmente não está sendo avaliada, apenas os motoristas que prestam o serviço intermediado pela Uber é que são avaliados.
    Os motoristas Uber são avaliados, pela empresa e pelos clientes, mas a empresa Uber em si mesma não é avaliada por ninguém. Nem pelas autoridades que a titulo precario autorizam a sua atuação nos diversos estados do Brasil -são aqueles mesmos juízes que querem o dolar barato pra ir logo pra Miami-, prefeitos e vereadores que ficam tangenciando a questão da mobilidade urbana e chutam a segurança trabalhista -vejam que o contrato assinado pelos motoristas para prestarem seus serviços à Uber não lhes garante sequer a estabilidade das tarifas-, e clintes felizes pelo atendimento vip a preço de fim de feira que transforma o motorista Uber em personagens do filme “E não se matam cavalos” ou, se não me engano e erro nas palavras: “They kill horses don’t they”. As diversas carências de mobilidade urbana, não só no Brasil (lembrem-se de Paris), abriu a chance de uma empresa de compartilhamento de caronas se transformar numa pretendente ao monopólio do serviço de taxi. A tarifa Uber é indecente para que os motoristas possam cumprir as exigências da qualidade de serviços exigida pela empresa, clientela e os próprios motoristas que já prestavam serviço de transporte particular a um preço adequado.
    A Uber deve mesmo ser objeto de debate, inclusive no que se refere à precarização das relações de trabalho na sociedade
    Nunca esquecendo que é uma empresa que tem escala global e portanto pode, como de fato fazem, precarizar a tarifa, já que não têm frota própria, para dominar o mercado.
    Por outro lado é uma possibilidade de trabalho quase que imediata para todos que querem e precisam trabalhar.

    1. Quem avalia o Uber são os
      Quem avalia o Uber são os seus clientes e seus associados. Se você pegar o Uber e não gostar do serviço, use outro ou volte para o táxi. Se você dirige para o Uber, e acha que está sendo explorado, não tem problema.

      No monopólio dos táxis, qual alternativa ao abuso? Andar a pé? Acredito que o Uber necessita de regulamentação, mas o monopólio dos táxis está com os dias contados. Eu não defendo a sua obrigação de usar o serviço, eu defendo o meu direito de escolher.

  2. propaganda, 
    Acho que este

    propaganda, 

    Acho que este post é mais uma propaganda do que a pessoa estaja realmente sendo honesta, pois se for no site reclame aqui temos estoria totalmente diferente do que relatado aqui. 

    Cobranças abusivas. 

    assedio por parte dos motoristas as mulheres.

    E em alguns caso ate violencia fisica.

    O que reclamam os taxistas em relação ao UBER.

    Pagar seguro pessoal aos passageiros, dependendo do carro, de um amigo 7 vezes de 500,00.

    Inmetro regulação do taximetro 150,00.

    Taxa de transporte urbano pago a prefeitura e o governo do estado.

    Fiscalização constante nas ruas, qualquer problema no carro ele é recolhido e deve resolver o problema para poder voltar a circular:

    Por isto os taxistas reclamam, pois eles não obedecem as leis e não pagam as taxas para poder transportar passageiros.

    Então vir aqui dizer que o uber e melhor, é muita canalice, enquanto eles não se legalizarem e não pagarem seus impostos e taxa e cumprirem as leis, sera nada menos que um serviço criminoso e fora da lei. 

  3. O tópico é um amontoado de

    O tópico é um amontoado de clichês.

    Essas coisas realmente podem acontecer quando se pega táxi, mas estao longe de ser a regra. Sou passageira de táxi. Um motorista de táxi inclusive já praticamente salvou minha vida. Pego picaretas sim, mas muitos super legais.
    E nada garante que, depois de inviabilizar o trabalho dos motoristas de táxi, os uberistas nao caiam nos mesmos problemas. Ah, eles sao fiscalizados; pela mesma empresa que lucra com o trabalho deles… Brincadeira, né? Raposa tomando conta de galinheiro.

    E nao sao obrigados a ter seguro para os passageiros, nao têm  o preço regulado (a nao ser, novamente, pela empresa que lucra com isso), nao deixam dinheiro no país (sao pagos com cartao de crédito direto no exterior), etc. Sem falar da injustiça de nao terem que pagar a concessao, e poderem fazer o mesmo trabalho.

     

  4. Nassif, você comeu bola
    Nassif, você comeu bola publicando este tópico. Os próprios associados da Uber já estão percebendo que entraram numa fria. A Uber trabalha baseada no turn over de seus associados. É impossível a associado manter seu veículo contando como fonte de recursos apenas o app Uber. O táxi conta, além de pontos estalhados pela cidade, de rádio, de padronização que o identifica facilitando ao usuário a imediata decisão de pega-lo, e também contam com aplicativos. O associado da Uber, depois de um certo tipo desiste, tendo em vista que se aumenta o número de unidades para disputar um mesmo número de clientes. A uber nada perde pois sai João entra Pedro.

  5. Regulamentação já!
    Os caras

    Regulamentação já!

    Os caras pagam felizes o “quinto dos infernos” para a Uber. Cobra o mesmo em imposto para o municipio e CABOU!

    Uber pode entrar em corredor de ônibus? Uber tem ponto nas ruas? Tem que haver algo muito podre no reino do taxi para que o Uber se torne uma ameaça, tendo que cumprir os requisitos dessa empresa sem ter os privilégios da concessão.

    Dá para pôr outro motorista no seu lugar alugando o carro no Uber? (esta não é retórica, gostaria mesmo de saber)

  6. “Em se tratando de

    “Em se tratando de autorização para exercício de profissão, para cujo desempenho há múltiplos cidadãos interessados em obter autorização idêntica, cabe ao poder público, em decorrência dos
    princípios constitucionais da isonomia e da impessoalidade, controlar os destinatários dessas autorizações e permitir que os interessados a elas concorram de maneira equânime e impessoal,
    sem favoritismos nem perseguições”, afirma Janot.

    Para Janot, a livre comercialização ou transferência das autorizações é incompatível com a Constituição Federal. Por isso, o poder público precisa impedir que taxistas autorizados repassem,
    mediante pagamento, as autorizações a quem lhes oferecer maior retribuição

    Venda de alvará de taxi é proibida. Vou divulgar isso melhor com panfletos. o MPPE  e o JUDICIARIO tem que tomar providencias.

    Os alvarás(Táxi) são permissões q foram dadas pela prefeitura e a legislação proíbe a comercialização dessas licenças. A quem cabe a fiscalização?

    As permissões de táxi são delegações de serviço público, regidas pela Constituição Federal, pela Lei de Concessões (Lei nº 8.987/95), pela Lei Orgânica do Município (art. 193) e
    por regulamento específico, outorgado por licitação pública

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/09/taxistas-continuam-negociando-alvaras-clandestinos-em-sp.html
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/justica-proibe-a-venda-de-alvaras-de-taxis-em-sao-paulo-9n0qcwnjs2ouyl3w2ynkf3vwu
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mercado-negro-de-alvaras-a-real-ameaca-aos-taxistas
    http://www.tvgazeta.com.br/videos/mp-investiga-comercio-ilegal-de-alvara-de-taxista/
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mercado-negro-de-alvaras-a-real-ameaca-aos-
    http://www.otempo.com.br/capa/brasil/minist%C3%A9rio-p%C3%BAblico-vai-ao-stf-contra-licen%C3%A7a-heredit%C3%A1ria-para-t%C3%A1xi-1.1058442
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/justica-proibe-a-venda-de-alvaras-de-taxis-em-sao-paulo-9n0qcwnjs2ouyl3w2ynkf3vwu
    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,em-sp-cresce-o-mercado-ilegal-e-alvara-de-taxi-custa-ate-r-150-mil,521475
     

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