E o aumento do PIS/Cofins nos combustíveis permanece

Jornal GGN – E o Tribunal Regional Federal (TRF-1) anulou a decisão que suspendia o aumento das alíquotas do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre a gasolina, diesel e etanol, anunciada pelo governo Temer na quinta, dia 20.

O desembargador Hilton Queiroz, presidente do tribunal, proferiu a decisão que atendeu recurso da AGU (Advocacia-Geral da União) contra a suspensão do reajuste.

Em recurso, a AGU informou à Justiça que a liminar impedia arrecadação diária da ordem de R$ 78 milhões.

O desembargador entendeu que a liminar proferida pelo juiz Renato Borelli “gera grave lesão à ordem econômica”, principalmente em momento de crise no país.

“Com efeito, é intuitivo que, no momento ora vivido pelo Brasil, de exacerbado desequilíbrio orçamentário, quando o governo trabalha com o bilionário déficit, decisões judiciais, como a que ora se analisa, só servem para agravar as dificuldades da manutenção dos serviços públicos e do funcionamento do aparelho estatal, abrindo brecha para um completo descontrole do país e até mesmo seu total desgoverno”, proferiu Queiroz.

O Juiz Renato Borelli, que concedeu a liminar, antes da sentença do TRF-1, cobrou da ANP (Agência Nacional do Petróleo) o cumprimento de sua decisão e fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Com informações da Agência Brasil

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Como é mesmo?

    Como pode um desembargador (?)  ignorar, em sua decisão, qualquer norma legal sobre a matéria em julgamento? Os argumentos que ele usa poderiam justificar, por exemplo, a execução dos condenados a seis meses de prisão. Como a permanência deles custa dinheiro público, mantê-los vivos só serve "para agravar as dificuldades da manutenção dos serviços públicos e do funcionamento do aparelho estatal, abrindo brecha para um total descontrole do país e até mesmo seu total desgoverno".  Será que essa decisão não é nenhuma "pegadinha" que aprontaram para o "desembargador"?

  • até quando?

    Usa-se dizer que a prepotência e a arrogância andam de mãos dadas com a ignorância. Ao caçar liminar que inibia as duas primeiras, o emérito julgador, evidenciou a terceira.

    Isso porque, imiscuindo-se em matéria fiscal e econômica, além de atacar a norma legal é provável não tenha êxito naquilo que em sentença, expressamente, se posicionou a defender, ou seja, o caixa do Tesouro. 

    Antes de adentrar em seara alheia, onde seus conhecimento jurídicos não bastam, deveria ter pedido auxílio técnico sobre a matéria. Qualquer bom aluno de economia lembraria-lhe ou, melhor, lembrar-lhe-ia da elasticidade-preço da demanda e seus efeitos.

    Bastaria pedir para alguém buscar os dados históricos de volume de consumo e preço dos combustíveis no site da ANP. Iria, cruzando e comparando o comportamento, principalmente, no caso da gasolina e do álcool identificar os efeitos da elasticidade-preço mencionada onde há um padrão apontando que quando o preço desses combustíveis sobe o consumo cai.

    Isso sem contar que aumento de imposto tem efeito deletério sobre a atividade econômia e que no caso dos combustíveis se extende a, praticamente, todos os setores. A consequência direta é que a arrecadação pretendida não deverá ter o efeito apontado e, numa economia combalida como a nossa, não se pode desprezar a possibilidade de causar efeito contrário. 

    Logo, a ignorância de um sustentou a prepotência e arrogância de outrem e esse tem sido o novo normal. Até quando?

     

Recent Posts

Salomão pede mais informações ao juiz Danilo Pereira antes de decidir sobre novo afastamento

Novo pedido de afastamento contra atual juiz da 13ª Vara de Curitiba foi movido por…

52 minutos ago

PGR denuncia Zambelli e Delgatti por invasão ao site do CNJ

A deputada é apontada como a mandante do crime, que resultou na invasão do sistema…

2 horas ago

Lira envia pedido de cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética; entenda o caso

A representação contra Glauber Braga foi protocolada pelo Novo, após confusão envolvendo um membro do…

3 horas ago

Dia Mundial do Livro – Dicionário Machado de Assis, por Urariano Mota

Uma das razões de viver de um intelectual é a sua obra, os seus livros,…

3 horas ago

A chantagem do financismo, por Paulo Kliass

O namoro de Haddad com a nata do financismo prossegue e em diversas oportunidades ele…

4 horas ago

Governo blefou sobre custo da revisão da vida toda, por Luis Nassif

O governo levantou um número terrorista: a aprovação da revisão poderia custar 480 bilhões aos…

4 horas ago