Governo cede em programa para devedores atrás de votos para reforma da Previdência

Foto: Beto Barata/PR
Jornal GGN – O governo de Michel Temer, buscando atrair votos para a aprovação da reforma da Previdência, cedeu nas negociações de um novo programa para a regularização de dívidas de empresas com a Receita Federal, permitindo desconto de multas e juros.
Conhecido como novo Refis, o Programa de Regularização Tributária (PRT) teve a proposta original do governo alterada no Congresso, que incluiu diversos benefícios para quem deve para o Fisco. Já a equipe econômica de Temer é contra os descontos e tenta diminuir a perda de arrecadação.

De acordo com o jornal a Folha de S. Paulo, a versão elaborada na comissão especial do Congresso causaria uma perda de R$ 23 bilhões na arrecadação tributária.
O texto aprovado na comissão permite o parcelamento das dívidas em até 180 meses, garantindo o desconto de até 90% nas multas das empresas devedoras, dependendo da parcela inicial. A equipe econômica queria, no limite, desconto de até 25% nas multas e 25% nos juros sob determinadas condições de pagamento.
Ainda segundo a Folha, a última versão da nova medida coloca as condições do governo com um prazo máximo de 120 meses e o desconto de parte das multas e dos juros.
Os descontos seriam válidos somente para quem pagar 24% do valor total da dívida até o final deste ano, com descontos no saldo restante e parcelamento em 114 vezes do valor final do débito.
Em outro ponto, o governo Temer também negocia benefícios nas dívidas de produtores rurais com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
Críticas
O Programa de Regularização Tributária tem sido duramente criticado por entidades como o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), que afirma que os deputados e senadores estão legislando em causa própria.
“No Brasil, um deputado que é grande devedor, que deve mais de R$ 67 milhões à União e que é da base do Governo, foi designado para relatar a MP 766, que prestigia o mau pagador em detrimento do bom”, afirma Achilles Frias, presidente da entidade, se referindo a Newton Cardoso Júnior (PSDB-MG), relator do projeto no Congresso.
Redação

Redação

View Comments

  • Comentário.

    "O Programa de Regularização Tributária tem sido duramente criticado por entidades como o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), que afirma que os deputados e senadores estão legislando em causa própria."

    Raciocínio semelhante se aplica aos casos Petrobras, terceirzação, ...

  • Vejam só

    O governo fala tanto em controlar os gastos público, mas acena com uma medida que diminui a arrecação e já provocou estragos na economia. Afinal, os Estados não quebraram pelo uso constante de desoneração muitas vezes desnecessárias?

    Esse governo vai ficar na história como o Me Engana que Eu Gosto: trabalha o tempo todo para convencer os ot..., quer dizer contribuintes que aquilo que faz é para o bem de todos quando na verdade vai prejudicar todo mundo e manter ilesos os ricos e poderosos.

  • Programa da Canalhice

    A sociedade brasileira merece tudo que está acontecendo, toda a roubalheira que está sendo promovida, antes através do caixa 2 (corrupção), hoje oficialmente aprovando leis que só beneficiam ladrões.

    Como podemos esperar uma sociedade mais justa, quando temos um congresso de bandidos? como podemos condenar alguém que rouba a mão armada e até mesmo mata, quando vemos a classe política roubando o país discaradamente.

    Já estou sugerindo para a equipe do Dicionário Aurélio, alteerar a definição do que é um político. "Político é aquele cidadão que não teve coragem de roubar a mão armada e entra para a política para roubar oficialmente o povo brasileiro".

     

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

9 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

9 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

10 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

11 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

13 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

13 horas ago