HP a caminho do telhado?

Caros leitores, salve!

Matéria publicada na Computerworld do dia 18 de maio de 2011 é a reprise do livro Como as gigantes caem. A publicação mostra como foi a ascensão e declínio da HP devido ao relacionamento arrogante com os clientes, mercado, acionistas, funcionários, revendas, parceiros, etc.

De nada adiantou a HP se tornar uma empresa só cialmente responsável ou “green” para sua situação se reverter e, segundo a matéria “[…] a situação da empresa é bem pior do se supunha“. A “marketização da ética” não colou dessa vez!

Meu “carinho” com a HP remonta o ano de 2005 quando comprei meu 1º notebook (NX-9020) e vivi meu inferno astral ao solicitar assistência técnica.

Pude comprovar que usuários domésticos eram, segundo a empresa, “inviáveis economicamente e difícies de retorno a curto prazo”. O pior foi descobrir que em algumas redações de jornais era vetado a publicação de queixas contra a empresa.

Só descobri o motivo quando passei a observar a marca dos computadores instalados para que os jornalistas escrevessem suas reportagens.

Em 2008 publiquei minha cartilha “Como comprar um notebook sem ser enganado” coincidindo com o encerramento dos postos de assistência técnica da HP. A partir daquele ano haveria apenas postos de coletas. Um equipamento poderia ficar até 90 dias em São Paulo para manutenção.

Como alguns jornais não publicavam queixas contra a HP, esse blog foi inundado por reclamações de usuários, principalmente de notebooks.

Digite HP no campo Pesquisar e veja o resultado!

Em 2009 houve a explosão na vendas de notebooks. Foram vendidos mais equipamentos que a capacidade do suporte técnico da HP de suportar legal (desculpem-me o trocadilho infâme) os pedidos de socorro.

Em Brasilia houve uma reunião entre a HP com uma de suas principais revendedoras no varejo (Quatro letras versus HP) lançando o últimato: ou vocês melhoram a assistência técnica ou paramos de comercializar seus produtos. Basta ver alguns reclamações no PROCON-DF para atestar a veracidade do encontro.

Em um dos jornais que trabalhei, todas as vezes que a HP encontrava um comentário desfavorável em meu blog, pedia minha cabeça ao jornal. Quando o departamento comercial analisava o lucro que eu trazia ao jornal, permanecia até o comentário e tentativa seguintes.

Por tudo isso, segue uma sugestão: pense duas, três, 70 vezes 7 vezes quando for comprar um equipamento HP, eles são bonitinhos, mas a assistência técnica ao cliente é ordinária.

O conselho não é de um especialista em informática, mas de um consomeDOR de bens e serviços de informática e telecomunicações.

Bração e boa $orte,
Quemel

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador