PM expulsa alunos da reitoria da USP

Do G1

PM faz operação na USP e expulsa à força alunos que ocupavam reitoria

Os policiais envolvidos na operação chegaram à universidade por volta das 5h. Cerca de 70 estudantes faziam a ocupação da reitoria e foram presos.

 

Estudantes que ocupavam a reitoria da Universidade de São Paulo foram expulsos à força pela Polícia Militar. Os policiais envolvidos nessa operação chegaram à universidade por volta das 5h. Cerca de 70 estudantes faziam a ocupação da reitoria e foram presos, sendo 46 homens e 24 mulheres.

Passava das 5h quando a polícia chegou a USP. Eram cerca de 50 viaturas e 400 policiais. Organizada, a Tropa de Choque seguiu para invadir a reitoria, mas antes precisou arrombar o portão. Dentro do prédio, a polícia fazia busca aos estudantes, que passaram a madrugada no local. Do lado de fora, outra porta era arrombada para facilitar a entrada de mais policiais. Todo o prédio da reitoria foi cercado por membros da tropa de choque. A polícia também fez uso da cavalaria e com um helicóptero.

Na noite de segunda-feira (7), enquanto realizavam uma assembleia, os alunos entraram em confronto com jornalistas. Pedras foram arremessadas e atingiram cinegrafistas e equipamentos. Tudo aconteceu sem a presença da polícia. Os estudantes tinham uma determinação da Justiça para que desocupassem de maneira pacífica a reitoria da USP até as 23h de segunda, o que não ocorreu.

Muitos alunos cercaram a universidade para protestar contra a presença da polícia no campus. Aparentemente, a situação ficou calma ainda na manhã de terça-feira (8), mas os estudantes permanecem no entorno da reitoria, tentando fazer novas manifestações.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador