Exemplo do Chile: a derrocada do modelo privado de aposentadoria

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Entrevista ao vivo com o economista Hassan Akram, doutor em ciências políticas e sociais pela Universidade de Cambridge, Inglaterra

Jornal GGN – O Chile viveu em plena ditadura militar um processo de neoliberalização de serviços que são considerados, inclusive pelos modelos liberais, garantias públicas. Junto com as privatizações de estatais, saúde, educação e aposentadoria também foram colocados sob o controle privado. Mais de 40 anos depois, o modelo mostra os resultados.

Em meio à crise da pandemia, neste mês foi aprovado o retiro pela população de 10% dos fundos privados de pensões, aqui chamados de AFP. Isso ocorre após fortes pressões populares e, importante lembrar, as manifestações históricas de outubro do ano passado.

Para falar sobre o tema, convidamos o economista Hassan Akram, mestre em desenvolvimento econômico, doutor em ciências políticas e sociais pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. No Chile, como membro da Comissão Técnica no Congresso, ele participou da negociação dessa proposta aprovada.

 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador