TV GGN: O avanço da indústria do crime sobre o Estado brasileiro, por Luis Nassif

Armas, cassinos, combustíveis, cigarros, lixo, vaquejadas, há um avanço irresistível de setores cinzas sobre o Estado brasileiro

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ok mas como encaixar o posicionamento dos militares nesta linha? Se há , repito se há, algum respeito e dignidade nas FA, seu raciocínio está errado! Ou estão a favor ou contra. Não há meio termo nesta situação.
    Infelizmente acho que estes militares que se alinham são sócios dos bolsonaros.
    Se há militares dignos , estão com medo ou incapacitados.

  2. Nassif, mais uma vez eu reputo suas palavras à ingenuidade e/ou puro desconhecimento.

    Não quero crer que uma pessoa informada como você desconheça que os setores “cinzas” sejam intrínsecos ao Estado brasileiro, bem como de todos os estados capitalistas.

    O que você menciona como uma investida, querendo nos fazer crer que em algum lugar da nossa História foi diferente (foi melhor), e que em algum lugar do mundo é diferente (que há países onde o crime não conviva com a aparência legal do estado capitalista), talvez seja apenas uma percepção maior, provocada por contingências e circunstâncias específicas.
    Em nosso caso, e nos EUA (nossa matriz), uma manifestação política mais contundente desses setores, que antes preferiam agir nas sombras.

    Ou você acha que a organização e o bem estar suíços são fruto de uma “competência” e/ou inclinação cultural ao sucesso? Ou o clima ameno que ameniza os ânimos e os dirige à prosperidade?

    Nem vou mencionar as diferenças estruturais entre pobres e ricos, criminosas (lato sensu) em si, mas os chamados territórios de lavagem de ativos ilícitos (paraísos fiscais), que só existem porque persiste a simbiose entre o chamado mundo branco, o mundo escuro, que se transformam, justamente, no mundo cinza que você nominou.

    Uma das maiores alegorias (sem trocadilhos) dessa simbiose é o Carnaval do RJ e as escolas de samba (Bicho S/A ou L.I.E.S.A).
    Durante o ano, de forma hipócrita, os aparatos policiais e judiciais “caçam” bicheiros, e no tríduo momesco, todo mundo se confraterniza, inclusive com a disposição desse aparato para o suporte logístico da festa.

    Lendas:
    1) Durante a crise de 2008, boa parte dos recursos que sustentaram o sistema financeiro internacional vieram do crime organizado transnacional, quando foram abertas “janelas” de “legalização” desses recursos, com a vista grossa dos sistemas de combate à lavagem;

    2) O caso HSBC não é lenda, mas parece: multado na merreca de U$ 1,9 bi pela Promotoria de NY, por lavagem de dinheiro dos carteis mexicanos, o HSBC fez uma engenhosa mudança física nos seus guichês em Ciudad Juarez, Tijuana e etc., quando aumentaram as “bocas dos caixas” para que pudessem ser entregues baús de dinheiro do narcotráfico;

    3) Outro fato que parece lenda, um pouco mais remoto, da década de 80 do século XX, mas que está teleologicamente relacionado ao item 2: CIA, Contras, Noriega, Irã-Gate, boom de crack e cocaína nos EUA. História tão inacreditável que virou filme (Feito na América, com Tom Cruise no papel do piloto que estabeleceu as rotas de entrada do pó nos EUA com patrocínio da CIA).

    São exemplos poucos de uma lista que mereceria dias e dias para ser completada.

    Exemplos que só confirmam a regra.

    O que você reclama, e com certa razão, é que nas periferias do capitalismo, a cor “cinza” é cada vez mais escura.

    Resultado do impacto desses sistemas marginais sobre a fraca estrutura capitalista dita legal nos países pobres.

    Todo capitalismo contém enorme dose de crime no seu DNA.

    No entanto, o adoecimento das estruturas chamadas legais está diretamente ligada ao tipo de capitalismo, isto é: Mais pobre e desigual, mais assédio do crime sobre às sociedades, quanto mais organizado o capitalismo, menor é a percepção desse assédio.

    Ao contrário do que você e boa parte dos leigos acreditam, onde o crime é organizado de verdade, pouca gente o percebe.

    Sua base teórica para opinar sobre esse tema precisa ser melhorada, mas infelizmente há muito pouco estudo sobre esse assunto aqui ou lá fora, é não é por falta de interesse ou incapacidade de formulação.

    Acreditar que existe um mundo marginal que nos ataca e ameaça é sempre mais confortável!

  3. sei que deve ser muito mais prático pra vcs fazerem vídeos no lugar de textos, e das limitações para contratar alguém para passar o mesmo para texto, mas tá um saco isto, todo mundo agora faz vídeos, não é teu caso, mas pior são os que pra tratar de um assunto que não levaria mais que um minuto, ficam horas te enrolando
    .

  4. Quem nao sabe o que fazer é você! O seu Guedes já está falando nas novas reformas aproveitando as desgraças do gplpe em andamento!!! E o dolar bateu 5,00 vale marcar um sarau prá comemorar!!! Aproveita leva o alckmin!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador